Amigos do grupo ... bom dia ...
Retornando de mais um passeio a Porto Seguro com minha Pajero Full 2013/2014 Diesel ... desnecessário dizer que, como sempre, um veículo fantástico para longas viagens ... andei em torno de 3.700 kms ... Consumo médio total (Passeios e viagens): 9,5 km/litro ... Consumo médio em viagem (Ar condicionado ligado; Velocidade de cruzeiro 110 a 120 km/hora; Sem uso do piloto automático): 10,5 km/litro ... Consumo médio em passeios: 8,6 km/litro (Não tem jeito: É muito para-e-anda; Ar condicionado ligado o tempo todo; Alguns acessos ruins, por estrada de terra; etc.; etc.) ... em termos de cansaço, tanto na ida, quanto na volta, quanto em passeios, parece que fui ali mesmo na padaria comprar pão, juntamente com a família, tamanho o conforto e segurança que esse veículo proporciona ... em termos de potência, então, posso dizer que para minhas necessidades nem precisa chipar ... nas ultrapassagens, onde se dispõe de pouco tempo para isso, basta pisar fundo, lançando mão do recurso do “quick-down”, que os 200cv respondem que é uma beleza, ultrapassando carretas de 30 metros com a maior facilidade e sem absolutamente nenhum estresse ... mas este meu comentário visa mesmo é passar aos amigos minha experiência, quanto à ESCOLHA DO MELHOR TRAJETO ENTRE SALINAS E PORTO SEGURO ... Conforme já comentei em outra oportunidade, NA IDA fui por um trecho que já havia passado antes(em 2015), qual seja, pelo Vale do Jequitinhonha passando pela rota Salinas/Araçuaí/Itaobim/Almenara/Salto da Divisa/Itagimirim/Eunápolis/Porto Seguro, onde, mais uma vez, peguei a BR-367 com um trecho de 62 kms de estrada de terra ... Desta feita, essa estrada de terra estava sendo mantida patrolada em razão da passagem de caminhões transportando madeira, porém, com várias inconveniências, quais sejam, muita poeira, tornando difíceis e perigosas as ultrapassagens, principalmente pelas carretas transportadoras de madeira, muito compridas; muita “costela-de-vaca”, pois, a patrol e o caminhão irrigadeira não dão conta do recado; pontes de madeira estreitas e curvas perigosas, neste caso, havendo que lançar mão do 4x4 para não escorregar na terra; etc. ... o fato de andar no 4x4, logicamente implicou em maior consumo de combustível ... outra coisa: Muitos trechos nessa BR-367 de asfalto com grandes buracos, havendo que reduzir a velocidade para não cair neles ... NO RETORNO preferi passar pela rota Porto Seguro/Eunápolis/Itagimirim/Gurupá Mirim/Potiraguá/ Itapetinga/Itambé/Vitória da Conquista/Cândido Sales/Curral de Dentro/Salinas ... mudou “da água para o vinho” ... trecho todo asfaltado e em boas condições, o qual, apesar de ser mais longo em aproximadamente 65 kms e ter demorado em torno de uma hora a mais, foi muito melhor em termos de preservação do veículo, conforto, segurança, recursos pelo caminho e consumo (em todo o trecho utilizei apenas o 4x2, implicando em menor consumo), além do quê, pude desenvolver uma velocidade de cruzeiro bem maior que na outra alternativa pelo fato de todo o trecho estar bem melhor conservado, razão pela qual RECOMENDO FORTEMENTE este último trecho pelo qual passei a quem estiver em dúvida quanto à escolha do melhor caminho ... fica, então, esta DICA ...
Outra dica a quem tiver um Full como o meu (Diesel, 200cv, com tanque de 88 litros) ... em algumas oportunidades comprovei que a luz de advertência do tanque de combustível acende com aproximadamente 75 litros na reserva ... Portanto, fica a dica: Se estiver viajando, com um consumo de aproximadamente 10,5 km/litro, pode ficar tranqüilo, pois, estando tudo certinho com o marcador e o tanque e sua linha, o veículo ainda terá autonomia para andar em torno de mais uns 135 km até chegar no próximo posto de abastecimento ...
É isso aí ...
Forte abraço a todos.