Ops ... Corrigindo ... Onde se lê "15W30", leia-se: 10W30 ... Desculpe-me pela falha ... Abs.
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Prezado Enasor,
Continua utilizado aditivo? Alguma nova conclusão e/ou recomendação?
Olá meu caro BRTerra
Boa noite.
Abasteço meu veículo exclusivamente com o diesel S10 (apropriado para ele) e, como rodo pouco, continuo, sim, utilizando aditivo neste combustível em cada abastecimento que faço, utilizando uma dosagem que considero prudente (1 ml do produto para cada 1000 ml do produto) ... o aditivo que coloco já há longa data é o Teccom 10 (mas, nada contra os outros aditivos: Actioil, Bardahl, XP3, Etc., que também considero muito bons) ... muito satisfeito até agora, pois, nem sinal de carbonização no sistema de admissão de meu veículo (EGR e coletor de admissão), pois, o desempenho do veículo continua ótimo e nunca acendeu a luz da injeção ... nem sinal de enferrujamento do bocal do tanque (como sabemos, a maioria dos Pajeros Full apresentam sinais de enferrujamento neste bocal após certo tempo) ... nem sinal de borras ou incrustações no tanque ... bicos injetores originais continuam ótimos, e o consumo de combustível do veículo sempre foi excelente ... etc., etc. ... MAS, continuo com os mesmos cuidados prévios de antes, pois nenhum aditivo faz milagres, ou seja: Continuo abastecendo em um único posto de combustível de bandeira, de grande idoneidade na região em que moro, muito bem estruturado e, principalmente, com grande movimentação de caminhões, ou seja, sempre abasteço com combustível fresquinho; além disso, sempre exijo cupom fiscal, com a placa do veículo e quilometragem anotados nele (isso, para ter uma referência, no caso de haver algum contratempo em razão de combustível adulterado) ... conforme retro citei, rodo pouco, PORÉM, rodo sempre e mantenho meu veículo sempre em movimento (conforme sabemos muito bem, veículo diesel não pode ficar parado) ... mantenho o tanque sempre cheio para evitar espaços vazios, dificultando ainda mais o surgimento de umidade nas paredes do tanque, a qual contribui não só para o aparecimento de ferrugem, como também ajudam na formação de reações químicas que implicam no surgimento de compostos corrosivos também prejudiciais às paredes do tanque; além disso, esses vazios e essa umidade contribuem para a vida dos famigerados microorganismos que geram borras que irão entupir bicos injetores, etc. ... como sabemos, esses microorganismos necessitam desse ar e dessa umidade para se proliferarem, além, é claro de sua comidinha preferida (o biodiesel que tem por função melhorar a lubricidade do diesel) ... daí, a necessidade de renovar esse diesel periodicamente, não o deixando envelhecer no tanque, pois, esse biodiesel contido nele envelhece perdendo perdendo a sua função, além do que é consumido por fungos e bactérias e, a consequência natural disso é a perda da lubricidade do diesel S10, o que acarreta problemas em bicos injetores nos veículos que abastecem com esse diesel envelhecido) ... por isso, abasteço a cada 15 dias no máximo, renovando o combustível no interior do tanque ... etc., etc., etc. ... Até agora, meu veículo já caminhando para 6 anos de uso, apresenta-se com excelente desempenho e bom consumo, e NUNCA deu problemas mecânicos ... só preventivas, as quais faço sempre na css Mit de minha confiança, exclusivamente por opção (nada contra fazer em mecânico conhecedor do veículo e de sua confiança) ... É mais ou menos isso aí, meu caro amigo ...
Forte abraço.
Agradeço pelos excelentes esclarecimentos, caro Enasor.
Considerando que usa o aditivo, abastece com S10 comum?
Por acaso sabe dizer se há algum problema caso adicione o produto a um diesel que já contém aditivos (como o Shell Evolux?).
Além disso, sem possível, agradeço caso possa esclarecer mais uma dúvida (desculpe o incômodo com as muitas perguntas): como procura manter o tanque sempre cheio, todas as vezes que abastece adiciona o aditivo? No caso, por exemplo, quando estiver com 3/4 de um tanque em já havia colocado o Teccom 10, ao abastecer adiciona novamente o produto?
Sim ... Só abasteço em um posto da bandeira BR, onde somente é fornecido o diesel S10 sem aditivação ...
Acredito que não tenha nenhum problema ... você só estará melhorando, ainda mais, as condições de tratamento do diesel em questão ...
Eu faço assim ... Ao abastecer no posto de combustível, eu mando o frentista encher até o gargalo ... Sempre peço o Cupom Fiscal relativo ao abastecimento efetuado, onde vai informado o volume abastecido, digamos, 24 litros ... Quando chego em casa, eu coloco no tanque o aditivo, na dosagem compatível com aquele abastecimento efetuado, no caso em questão, 24 ml do produto ... simples assim ... Lembrando: A dosagem que sempre utilizei é: 1ml do produto para cada 1000ml de combustível que entra no tanque ...
Forte abraço.
Senhores, vocês têm idéia do quanto cabe de bagagem no paiol da terceira fileira de bancos?
Um stand up inflável!
Na véspera da viagem para Ushuaia instiguei as crianças: - vamos levar o stand up?
- Naquele frio???
- Sim! Pensem nas fotos, com neve ao fundo, que bacana, hein? Vamos levar?
- Siiiiimmm!!!
E assim a prancha foi levada e utilizada.
Cabe a prancha, os remos, mangueira do inflador e quilha removível.
Recomendo!:concordo:
Bacana!!!! ... :palmas: ... Na minha recente viagem ao Nordeste, também utilizei esse espaço para deixar coisas que desejava manter longe dos olhos dos “curiosos”, principalmente quando deixava o veículo "guardado" em certos “estacionamentos” de determinadas praias que frequentei ... Abs.
aproveitando a discussão sobre abastecimento,
enasor, o fato de rodar pouco e sempre manter o o tanque cheio não poderia ser prejudicial já que o S10 tem duração de apenas um mês e dessa forma ele permanece no seu tanque por mais tempo que isso, podendo estragar la dentro (até porque, como vc disse, roda pouco e o tanque da pajero é bem grande)?
será que abastecer pouco, tipo um quarto de tanque, para que o combustível acabe dentro de um mês não seria uma estratégia melhor?
Boa tarde, meu caro amigo Felipe ...
Excelente questionamento !!!!!!! ... E foi pensando exatamente nisso que fiz testes com amostras de combustível tratado pelo aditivo ... Isso foi objeto de meus comentários aqui mesmo neste tópico, nos posts abaixo:
Pajero full - comentários gerais - Página 95
Pajero full - comentários gerais - Página 101
Pajero full - comentários gerais - Página 114
https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2404345
Pajero full - comentários gerais - Página 225
Então, vejamos:
Sua preocupação é quanto ao envelhecimento e deterioração do combustível no tanque em razão de 2 fatores: Desenvolvimento de microorganismos e perda de lubricidade do diesel S10 ...
Quanto ao desenvolvimento de microorganismos no tanque ... Acredite ... Até hoje, tenho no meu depósito amostra daquele combustível objeto de meus testes realizados ... E, acredite, em nenhuma amostra desenvolveu fungos até hoje!!!! ... o que atesta o excelente efeito repelente a fungos/bactérias que esses aditivos proporcionam ...
Quanto à perda de lubricidade do diesel S10, aí, com certeza, essa lubricidade se perdeu no caso de minhas amostras armazenadas em meu depósito ... É importante destacar aquilo que você comentou: “o S10 tem duração de apenas um mês” ... E você tem absoluta razão, no caso dele permanecer absolutamente parado por muito tempo, sem movimento e tratamento nenhum ... ENTRETANTO, no caso do tanque de um veículo diesel que, apesar de rodar pouco, seu usuário toma o cuidado de mantê-lo sempre em movimento, abastecendo-o pelo menos a cada 15 dias enchendo o tanque em posto idôneo, conforme retro explicitei, e aditivando esse diesel, as coisas são completamente diferentes, pois, com o combustível sempre sacolejando no tanque, sendo sempre tratado e sendo renovado, evidentemente que a lubricidade do diesel S10 contido no tanque sempre estará sendo reforçada ... e, com o uso do aditivo e tanque sempre cheio, não haverá espaço e nem condições físicas e químicas para o desenvolvimento de microorganismos ...
Portanto, pode ficar tranqüilo quanto ao pouco uso de veículo diesel, MAS, que se mantem sempre em movimento, com tanque cheio e combustível tratado ... VEÍCULO DIESEL NÃO PODE É DIRETAMENTE FICAR PARADO NA GARAGEM, pois, aí sim, seu proprietário terá problemas em decorrência do combustível parado no tanque, seja ele S500, seja ele o S10 ... e se ficar parado e com o tanque vazio, pior ainda ... para usuários assim, o recomendável é declinar de um veículo diesel, e ter um movido a gasolina ... e mesmo para o movido a gasolina ainda tenho lá minhas dúvidas ... acho que veículo nenhum foi feito para ficar parado na garagem ...
Forte abraço.
E.T. (1): Desculpe-me pelo "testamento" ... é que hoje estou com tempo, pois estou em férias ... mas, infelizmente, acabou minha moleza ... segunda-feira entro no "trampo" novamente ...
E.T. (2): Meu amigo, como estou com tempo (mesmo!!!! ... rsrsrs ...), fui até o depósito e tirei fotos das amostras antigas de diesel tratado que guardei ... veja-as, em anexo ... A sujeirinha que você vê no fundo dos copos são em razão de que as amostras ficaram expostas, e alguns bichinhos caíram nela, mas, não são borras, não ... são traças, aranhas, etc. ...
Quanto ao combustível: Se tens veículo diesel e rodas pouco, como eu, então, recomendo: Tanque sempre cheio, movimentar sempre o veículo, aditivar o diesel, abastecer periodicamente (eu abasteço a cada 15 dias) e em posto idôneo e de muita movimentação de diesel, trocar regularmente o filtro de combustível ... esses cuidados (e outros, que não vêm ao caso) é que vêm sendo tomados com esse meu veículo Pajero Full Diesel 2013/2014 ao longo desses 5 anos e meio que vem rodando ... até agora, nenhuma ferrugem em bocal, tanque e sua linha, nenhum problema em bicos injetores, sem problemas com borras, carbonização, etc., ótimo desempenho, ótimo consumo ... em resumo: Nenhum problema mecânico ... só preventivas ...
Boa Noite Eduardo,
Curiosamente o meu carro deu problema no módulo do ABS , substituí e não apareceram mais os sintomas ( inclusive fiquei sem freio após soar um alarme sonoro quando o modulo falhou) , e vi aqui no forum que o problema neste sistema , que acontece proximo aos 200KKm , é a escova do motor do módulo. Após quase 1 ano , tive que revisar a bomba devido à falha no gerenciador . Vendi o carro 1 ano e meio após a revisão da bomba , sem sintoma algum do problema anterior.