Postado originalmente por
enasor
Boa tarde, meu caro amigo Felipe ...
Excelente questionamento !!!!!!! ... E foi pensando exatamente nisso que fiz testes com amostras de combustível tratado pelo aditivo ... Isso foi objeto de meus comentários aqui mesmo neste tópico, nos posts abaixo:
Pajero full - comentários gerais - Página 95
Pajero full - comentários gerais - Página 101
Pajero full - comentários gerais - Página 114
https://www.4x4brasil.com.br/forum/m...ml#post2404345
Pajero full - comentários gerais - Página 225
Então, vejamos:
Sua preocupação é quanto ao envelhecimento e deterioração do combustível no tanque em razão de 2 fatores: Desenvolvimento de microorganismos e perda de lubricidade do diesel S10 ...
Quanto ao desenvolvimento de microorganismos no tanque ... Acredite ... Até hoje, tenho no meu depósito amostra daquele combustível objeto de meus testes realizados ... E, acredite, em nenhuma amostra desenvolveu fungos até hoje!!!! ... o que atesta o excelente efeito repelente a fungos/bactérias que esses aditivos proporcionam ...
Quanto à perda de lubricidade do diesel S10, aí, com certeza, essa lubricidade se perdeu no caso de minhas amostras armazenadas em meu depósito ... É importante destacar aquilo que você comentou: “
o S10 tem duração de apenas um mês” ... E você tem absoluta razão, no caso dele permanecer absolutamente parado por muito tempo, sem movimento e tratamento nenhum ... ENTRETANTO, no caso do tanque de um veículo diesel que, apesar de rodar pouco, seu usuário toma o cuidado de mantê-lo sempre em movimento, abastecendo-o pelo menos a cada 15 dias enchendo o tanque em posto idôneo, conforme retro explicitei, e aditivando esse diesel, as coisas são completamente diferentes, pois, com o combustível sempre sacolejando no tanque, sendo sempre tratado e sendo renovado, evidentemente que a lubricidade do diesel S10 contido no tanque sempre estará sendo reforçada ... e, com o uso do aditivo e tanque sempre cheio, não haverá espaço e nem condições físicas e químicas para o desenvolvimento de microorganismos ...
Portanto, pode ficar tranqüilo quanto ao pouco uso de veículo diesel, MAS, que se mantem sempre em movimento, com tanque cheio e combustível tratado ... VEÍCULO DIESEL NÃO PODE É DIRETAMENTE FICAR PARADO NA GARAGEM, pois, aí sim, seu proprietário terá problemas em decorrência do combustível parado no tanque, seja ele S500, seja ele o S10 ... e se ficar parado e com o tanque vazio, pior ainda ... para usuários assim, o recomendável é declinar de um veículo diesel, e ter um movido a gasolina ... e mesmo para o movido a gasolina ainda tenho lá minhas dúvidas ... acho que veículo nenhum foi feito para ficar parado na garagem ...
Forte abraço.
E.T. (1): Desculpe-me pelo "
testamento" ... é que hoje estou com tempo, pois estou em férias ... mas, infelizmente, acabou minha moleza ... segunda-feira entro no "
trampo" novamente ...
E.T. (2): Meu amigo, como estou com tempo (mesmo!!!! ... rsrsrs ...), fui até o depósito e tirei fotos das amostras antigas de diesel tratado que guardei ... veja-as, em anexo ... A sujeirinha que você vê no fundo dos copos são em razão de que as amostras ficaram expostas, e alguns bichinhos caíram nela, mas, não são borras, não ... são traças, aranhas, etc. ...