Postado originalmente por
Glaicon
Tive uma Cherokee Sport 1999 que, logo depois da troca de óleo da caixa automática, começou a dar pequenos trancos, quando parado em sinaleira, com a alavanca em "D".
Chegava a olhar pelo espelho retrovisor para ver se alguém tinha dado uma encostada na traseira.
Voltei na oficina e constataram óleo acima do volume máximo.
Os donos da oficina, ex funcionários da concessionária Chrysler, afirmaram que óleo em excesso provoca espuma, gerando falhas no conversor de torque.
Portanto, mesmo que seja em rodovias, sua teoria pode estar certa.
Rode também pela cidade e faça o teste, com o motor aquecido e parado, mantendo a alavanca em D e permanecendo assim por uns 40 segundos ou mais, que é o tempo de um sinaleira.
Veja se dá trancos.
Quanto ao possível superaquecimento, eu duvido, considerando o funcionamento normal da bomba de óleo.
Então, como primeira tentativa de solução - e a mais simples - seria retirar um pouco de óleo, deixando o nível entre o mínimo e máximo.
Outra questão a ser observada, é inspecionar os canotes de circulação de óleo da caixa, que vão da caixa automática até o radiador de óleo, para refrigeração.
Eles são muitos finos, metálicos e podem estar amassados, restringindo a passagem do óleo.
Na minha Cherokee eles chegaram a ser substituídos por mangueiras flexíveis pelo dono anterior.
Faça estas e observações e, pelo sim, pelo não, coloque aqui suas impressões e possíveis soluções, para futuras pesquisas.
E boa sorte!:concordo: