Olá. Estou comprando uma Pajero Full hpe 7 lugares 2013.
Os senhores poderiam me dar uma lista geral de defeitos a procurar antes da compra?
Feita a compra, quais os cuidados mais comuns e necessários a serem tomados?
Grato
Versão Imprimível
Olá. Estou comprando uma Pajero Full hpe 7 lugares 2013.
Os senhores poderiam me dar uma lista geral de defeitos a procurar antes da compra?
Feita a compra, quais os cuidados mais comuns e necessários a serem tomados?
Grato
Olá meu prezado amigo ederbrito
Bom dia.
Sejas bem vindo ao fórum ...
Se tiveres a sorte de encontrar um Pajero Full de bom "pedigree" serão só alegrias e tranquilidade ... esse é um SUV de grande porte de baixo custo de propriedade e de manutenção, muito confortável, robusto e seguro para viagens ... um "trator de luxo" ... se pesquisares, não só aqui neste site, como também em outros (A exemplo do "ReclameAqui"), constatarás que houve, sim, muitas reclamações de problemas com os modelos 2007 para trás, dotados de bomba injetora semi-eletrônica, que deixaram muitos proprietários traumatizados, razão pela qual foi criado o estigma de que "Pajero Full é difícil de quebrar, mas quando quebra, o dono quebra junto" ... porém, estás adquirindo um dos modelos 2008 em diante, já dotados de sistema de injeção "common rail" já adaptados ao nosso diesel e que dificilmente dá problema ... no contexto geral, esses veículos, se bem cuidados pelo proprietário, raramente dão problemas mecânicos ... sugiro-lhe que não tenhas pressa nessa sua aquisição ... não se entusiasme pelo primeiro que aparecer, por estar aparentemente bem cuidado, ou por estar com um preço atraente ... pesquise bastante para conheceres esse veículo ... vale muito a pena ... aqui neste fórum 4x4Brasil tem muita informação útil que vai ajudá-lo bastante, tanto antes da compra, quanto após a compra ... aqui mesmo, neste tópico, tem um, ou mais, posts meus onde relaciono alguns cuidados prévios a serem tomados antes, e depois, da aquisição de um Pajero Full ... vou tentar encontrá-los e posto os "links" aqui ...
Forte abraço.
Bom, viagem Fpolis>Curitiba, Curitiba>Fpolis completada.
Somente eu e esposa, velocidade setada em constantes 96 Km/h (pelo GPS), no piloto automático, sem ar condicionado.
Na ida dos primeiros 250 Km´s, ao nível do mar, chegou aos 11,4 Km/l, pegando a serra em seguida e trânsito urbano até Curitiba, caindo a média geral para 10,4 Km/l, totalizando 300 Km´s rodados.
A volta, ontem, tendo a decida da serra como vantagem, me permitiu média geral de 11,8 Km/l.
Melhorou, mas não a ponto de abrir um sorriso frouxo.
Será que teve alguma influência do aditivo de limpeza?
Feriado de 7 de setembro iremos a Maringá.
Terei que me decidir sobre a limpeza do sistema essa semana, e sobre qual oficina fará este serviço.:semideia
Seguem fotos do computador de bordo.
Olá meu prezado amigo ederbrito ...
Bom dia.
Conforme prometido, seguem os "links" de alguns posts meus dirigidos a alguns amigos do fórum, a respeito da Pajero Full:
Nota: Reitero que nesse fórum tem muito mais dicas de outros amigos do Fórum. Por isso, sugiro que leia o máximo possível, pois, vale muito a pena ...
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2413951
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2414012
Forte abraço e boa sorte.
Prezado amigo Glaicon
Bom dia.
Relativamente à melhora no consumo, acredito que o aditivo limpador tenha contribuído ... certamente foi promovida uma limpeza no sistema de injeção ...
Relativamente à limpeza no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) ... acredito que você não vai se arrepender ... eu faria mais ainda, após essa limpeza do sistema de admissão: Limparia, também, o sistema de alimentação (tanque de combustível e sua linha) ... e iria ainda mais além: Após essa limpeza do sistema de alimentação, passaria a utilizar o diesel S-10 ... Afinal, seu veículo é dotado de sistema common rail, com bomba de alta pressão (igual ao meu), perfeitamente adaptada ao diesel com baixo teor de enxofre ... afinal, esses veículos rodam há décadas na Europa utilizando esse tipo de diesel (até com menos teor de enxofre que aqui no Brasil) ... e quanto à lubricidade do S-10, não se preocupe: Já está mais que demonstrado (inclusive com estudos e testes acadêmicos) que o teor de biodiesel adicionado a esse combustível lhe confere lubricidade mais que suficiente para nossos veículos ... Sugiro-lhe que pense, também, nisso ...
Portanto, no seu caso, eu seguiria a seguinte sequência: Limpeza do sistema de admissão => Limpeza do sistema de alimentação => Utilização do diesel S-10 ...
Forte abraço.
Olá, meu caro muito obrigado pelos links.ja li bastante coisa, mas foi bastante informação. Lendo esse POST que decidi pela Pajero Full, o que sou grato a todos.
Muito obrigado pelos links. Também vou me debruçar um pouco mais sobre esses posts. Em breve, volto a trocar idéias com os Srs.
Novamente, muito obrigado
Outra pergunta.
O que vocês pensam sobre "chipagem" da Pajero Full. Alguém com experiência? Li muitas coisas, quase nenhuma desfavorável, mas , vai saber....
Tenho um primo que usa numa hylux e disse que foi uma melhora substancial .
Segue link para apreciação
https://produto.mercadolivre.com.br/...-30-torque-_JM
Grato
Enasor, ontem fui numa oficina, cujo dono é amigo de amigos meus, e é muito bem recomendado para manutenção de veículos importados, mas nunca fiz qualquer serviço com ele.
Dito isso, expliquei minhas impressões sobre a viatura e a vontade de fazer a descarbonização do sistema.
Disse ele que, "se o teu carro estiver falhando e fazendo sete Km por litro, aí tu voltas aqui e fazemos a limpeza.
Não recomendo mexer por tão pouca queda de autonomia.
Tirar bicos injetores do lugar, bomba de injeção de combustível, sensores, não vai ficar igual depois.
Use o aditivo mais uma vez e vá rodar.
A culpa maior é do nosso diesel.
Meu irmão tem frota de caminhões e sofre com isso.
E continue usando o S500."
Bom, agradeci e fui embora.
Diante disto, semana que vem compro mais um frasco do aditivo e vou rodar até Maringá.
Aliás, vou colocar o aditivo, encher o tanque, e deixar a viatura parada, para que dê uma limpada no tanque.
Vou aproveitar e trocar o filtro de combustível, pois já está na hora de acender a luz de verificação de motor novamente.
Segue a vida!:concordo:
Bom dia, meu caro Normio
Infelizmente, não conheço nenhum bom mecânico para lhe indicar em SP ... meu veículo ainda não precisou de manutenção corretiva e, as preventivas faço na css ...
Vamos esperar que algum amigo do fórum possa lhe fazer essa indicação.
Forte abraço e boa sorte.
Bom dia, meu caro amigo Glaicon
Relativamente a esse aditivo (STP Diesel Cleaner), a recomendação é colocá-lo no tanque a cada 10.000 kms, e uma vez só, pois ele tem um efeito detergente muito forte ... mal comparando é um "querosene de luxo" ... como você não sabe o estado em que se encontra o tanque de combustível de seu veículo, esse produto pode diluir em partículas muito finas as impurezas antigas grudadas nas paredes desse tanque, as quais podem atravessar o filtro de combustível e ir parar nos bicos injetores causando entupimento dos mesmos ... Eu, particurmente, não lhe sugeriria repetir uma nova dosagem desse produto tão já ...
Relativamente ao consumo de seu veículo, dou razão ao dono da oficina ... o consumo de seu veículo ainda está bom ...
Relativamente à limpeza, não posso concordar com ele quanto ao fato de após a remontagem das peças existir a possibilidade de "não ficar igual depois", se feito por um profissional que entenda do assunto, pois não é um procedimento tão difícil assim, tanto em descer um tanque para limpeza, quanto em limpar o sistema de admissão ... não me agrada essa ideia de que isso tenha que ser feito quando ocorrer um evento que justifique esses procedimentos, tal como um aumento significativo do consumo, mal desempenho do veículo, luz da injeção acendendo, etc. ... minha preocupação é que quando esses sintomas vierem a aparecer você já tenha perdido uma EGR por causa de excesso de carbonização, e isso é muito comum de acontecer ...
Relativamente à troca do filtro de combustível, acho uma boa, tendo em vista que você acaba de fazer um procedimento de limpeza no sistema, ao adicionar esse produto STP Diesel Cleaner ... fica a sugestão para você cortar o filtro velho para verificar a existência de resíduos retidos ... assim, você saberá se esse aditivo provocou a soltura de alguma impureza do tanque ...
Outra coisa que eu iria lhe sugerir após essa limpeza do sistema seria ir na css Mit e fazer um procedimento denominado "Reaprendizagem de bicos" ... é um serviço rápido de fazer, sem desmontar nada, apenas com o motor do veículo em funcionamento sob o monitoramento do scanner MUT-III intercomunicando-se com a central eletrônica do veículo através do conector OBD2 ... fizeram isso no meu veículo, e gostei do resultado ... inclusive, nem cobraram por isso, tendo em vista que na oportunidade eu estava fazendo uma daquelas revisões mais caras ...
Forte abraço.
Forte abraço.