Postado originalmente por
DL_RB
Glaicon, muito obrigado pelo retorno
Aproveitando que temos a viatura do mesmo ano, as quais tinham uma potência menor que as mais recentes e comuns de encontrar, gostaria de lhe perguntar sobre o comportamento em estrada em velocidades mais altas. Fui com a família passar o feriado de carnaval em São Paulo. Meu tio tem uma casa de praia em Ubatuba. Fui dirigindo a Pajero ida e volta da capital, via tamoios. Também fui e voltei de Ubatuba a Paraty. Aliás, foi com essa experiência que fiquei fascinado com o carro e conveci meu tio a me vender, já que não estava à venda. Carro absolutamente fantástico, extremamente estável em curvas, melhor até na minha opinião que um commander que atualmente possuo. Pois bem, o carro desempenhou bem nesses trajetos em velocidades mais baixas que 110-120, subidas de serra etc, sempre com o torque que espero pela ficha técnica, a qual aliás é quase idêntica a do commander (170 cv e 38 Kgfm). Na volta a São Paulo, já com o acerto da compra, resolvi testar mais a potência em alta, pensando em ultrapassagens em estradas de mão dupla, dura realidade das vias aqui no nordeste. Aproveitei o trecho de limite de 120 já próximo a capital para fazer esse teste. O que notei, em velocidades de 130-140, e naqueles trechos de subida em estrada (não é serra) é que o veículo não conseguiu ganhar velocidade com um kickdown no acelerador. Ficava o giro entre 2500 e 3000 RPM, mas não ganhava velocidade ou o fazia muito lentamente. Passei para manual e estava em 4 marcha. Quando reduzia manualmente para terceira, o giro se aproximava dos 4000 RPM, próximo a zona vermelha. Carro com bastante carga no porta malas, mais 3 adultos e duas crianças. Ao chegar no “ponto alto” da subida ou descida, o carro desenvolvia bem. Fiquei na dúvida se o câmbio não deveria reduzir para terceira nessa situação, considerando o kickdown. Talvez por só ter 5 marchas, seja mais difícil buscar os 3500 RPM de faixa ideal de potência máxima. Ou estou “mal acostumado” com as 9 marchas do commander rs. Ou então tenho algum problema de desempenho em alta mesmo. Como disse, não senti problema nos trechos de serra e em velocidades mais baixas. Agradeço se puder me passar a sua experiência com a sua viatura em situações semelhantes. De antemão, agradeço.