Postado originalmente por
Escarlate
Bom dia Aferreira@!
Obrigado por perguntar.
Sou usuário do transporte coletivo e a entrada para o "Clube Pajero" se deu ao acaso. Como sofro de coxartrose severa tenho direito ao desconto para pessoas PCD e me interessei pelo Corolla que zero custava à época menos de R$60.000,00 (com os descontos). Meu irmão não conseguia vender sua Full e conversa vai, conversa vem, fechamos negócio. Ressalto que não consegui entrar no Corolla pelo meu tamanho e deficiência.
Feita esta pequena introdução, vamos à resposta com relação ao consumo.
Estava eu há cerca de 10 anos sem carro e passei a utilizar a Pajero predominantemente para viagens. A média geral depois de 13.000 km rodados estava em 7,4 km/L. Veio a pandemia e passei a usar para todos os meus deslocamentos o que a reduziu para 6,78 km/L nos últimos 36.000 km rodados.
Os extremos obtidos no computador de bordo ocorreram viajando de madrugada, entre 60 e 70 km/h. Nesta situação, com pneus Pirelli já bem gastos, havia conseguido 9,4 km/L. Troquei pelos Yokohama que como citei anteriormente estão com 30.000 km, mas com bastante borracha e me surpreendi ontem quando percebi que provavelmente atingiria novamente esta marca ou até superaria, fato que não ocorria há muito tempo.
Acredito que o visor da viatura não reflete o consumo real, mesmo que momentâneo. Prefiro as médias resultantes dos abastecimentos feitos ao longo do tempo. No meu caso, tenho os registros desde o primeiro abastecimento.
Concluindo, média geral até aqui, 36.384 km rodados, 6,7898 km/L. Quanto em uso 80% asfalto e 20% estrada de terra, condição dos primeiros 13.000 km, 7,4 km/L.
Espero ter ajudado.
Um abraço!