Bom dia a todos.
Voltando ao problema dos pneus acabo de receber a seguinte mensagem da Kia Motors International para uma consulta que fiz sobre essa questão dos pneus:
--------------------------------
Dear Sir,
Kia Motors can not garantee the use of tire size 235/75R15 because it is possible to make interference of tire with Body when truning Steering or driving on uneven or unpaved roda which causes big tire movement up and down.
Maximum sixe recommended is 235/65R15
Regards,
Kia Motors
--------------------------------
Bom! Eu não sei onde eles acharam esses pneus 235/65R15. Acho que houve um engano, mas de qualquer modo se existe esse pneu não muda nada na altura do carro, pois o diâmetro final é o quase o mesmo do 205/75R15.
Por outro lado, além da interferência do pneu com o corpo do carro no caso de oscilações maiores em pisos irregulares ou durante o esterçamento da direção, eles não levantam nenhum outro problema adicional com a suspensão.
Deste modo, acho que não existe nada muito severo contra os 235/75R15, exceto observar com cuidado se realmente o pneu não pega em nada em todas as situações do dia a dia no asfalto e na terra.
No meu caso não deu porque essa interferência ocorreu. Como eles mesmo disseram, isto pode ocorrer. Provavelmente isso se deve à pequenas diferenças no offset da roda e/ou calibragem da suspensão.
Acho que isso cai dentro dos desvios e tolerâncias de fabricação e eu fui premiado com um desvio desvantajoso para o 235/75.
De qualquer modo, acho que essa nossa discussão é muito válida e devemos sempre colocar o bom senso e racionalidade à frente das emoções, sensações e desejos que são totalmente subjetivos.
E para não deixar o assunto morrer, aqui vai um comentário adicional:
Se bem me lembro da experiência acumulada pelos diversos fabricantes e usuários, a regra usual é a seguinte:
Areia fofa pede pneus largos para flutuar melhor.
Barro pede pneus estreitos para cavar melhor em busca de solo firme.
Acho que na opção pelos pneus é bom termos isso em mente também.
Abraços a todos.