Postado originalmente por
Fernando Costa
Maverickturbo,
Em marcha lenta (carro parado) a fumaça é clara e quase imperceptível, mesmo quando acelera-se forte o motor. Já em movimento (observando-se seguindo de outro carro) a fumaça fica mais escura, cinza escuro, principalmente nas acelerações, hora que o motor entra em regime de carga.
Acho que um motor a diesel bem regulado deve liberar fumaça clara (não cinza), em qualquer regime de rotação e carga (pelo menos é o que eu acho). O motor RT 2.0 turbo diesel é valente mas não é dos mais avançados, sendo comparável ao da L200 tradicional.
Coincidentemente ambos têm 87cv a 4200 rpm e 20,5 Kgf.m de torque a 2000 rpm, sendo o consumo da L200 de 9 Km/l na estrada e de 7 Km/l na cidade... Não dá para comparar com um "top de linha" como o MWM 2.8, que dá 132cv a 3600 rpm e 34 Kgf.m de torque a 1800rpm!! E com consumo de 10,8 Km/L na cidade e 14,2 Km/L na estrada!!

Ou seja, motores a diesel menos potentes consomem mais para realizar o mesmo trabalho...
Em resumo, gostaria de saber dos colegas se, com ar ligado, 8 Km/l na cidade e 10 Km/L na estrada é pouco para a Sportage TD... Será que vale a pena mexer com o que está quieto??