Concordo com a tua opinião, acho que não se deve , jamais, usar a reduzida sem a tração acionada, pois ocorrerá um esforço muito alto do conjunto traseiro. quanto a informação de vendedores e outros funcionários das revendas não são nada confiáveis como várias vezes pude constatar.
Abraço
Amostardeiro, também tive desses problemas, e o pessoal da distribuidora central em Itu - SP, não respondem nem e-mail.
Fernando Costa,
Se ficar bom aproveitar bastante.
Ñ seria interessante colocar um amortecedores de besta gs 16 pra ter mais curso sem precisar do prolongador?
Maverickturbo,
Vc. acertou em cheio, seria mais interessante do ponto de vista técnico, mas ocorre que os meus amortecedores traseiros ainda estão muito bons, me permitindo economizar alguns R$R$R$!
Cada amortecedor traseiro da Besta GS 16 lugares custa R$ 140,00, contra R$ 300,00 do original da Sportage , ou seja, o primeiro deve aguentar muito mais carga, tem 50mm a mais de curso, dispensando os prolongadores, e custa menos da metade do original. Serão minha escolha quando precisar trocar, mas por enquanto é melhor gastar só R$ 30,00 no par de prolongadores .
Fernando Costa,
Realmente, se seus amortecedores estão bons fique com os prolongadores por enquanto.
Eu que preciso trocar meus amortecedores traseiros, quem vai atras vira e mexe bate a cabeça no teto quando eu passo em uma lombada a uns 50/60 km/h.
Hoje fui apanhar a Sport na oficina, e qual não foi minha surpresa ao verificar o efeito que simples molas de ômega operam na altura da suspensão! A altura, com pneus 235/75 e molas originais, era de 80cm na traseira, medida da aba inferior do para-lama até o chão. Esperava que as molas do Ômega subissem só uns 6cm a traseira, mas na realidade aumentaram em 9cm , a altura passou para 89cm! Como os calços de 1" da dianteira ainda não foram colocados, o carro tá parecendo um dragster! Detalhe, ainda tive o cuidado de usar as molas dianteiras do Ômega 4cc, pois as do 6cc são ainda maiores e com elos mais grossos.
Vou aplicar os calços dianteiros, e dependendo do visual, acho que vou ter que reduzir as molas traseiras em 3cm...
Fernando Costa,
Ficou muito bom! Quem sabe eu tbm ñ instale essas molas de omega quando eu for trocar os amortecedores! Ai eu ja tiro meu calço de 1 das molas traseiras!
Agora que estamos explorando opções para incrementar a sportage, eu estou vendo umas muito bonitas aki no forum.
Só hoje pude ver de perto as molas originais da Sportage, são ridículas, umas colmeiazinhas de 26cm de altura e muito moles. A simples colocação de calços, embora aumente a altura do carro, não muda a resistência das molas. Para se usinar um único calço em tecnil não se gasta menos de R$ 50,00; por mais R$ 30,00 se compra a mola dianteira do ômega 4cc. Quem quiser mais altura deverá comprar a do 6cc.
A vantagem das novas molas é a resistência. O carro fica muito mais gostoso de dirigir. Contudo, a nova altura (+ 9cm) não agrada a todos. Minha esposa foi comigo na oficina e pensou que o carro estava suspenso pelo macaco, eheheheh!! Por isso talvez eu tenha que reduzir a mola uns 3cm (cortar mesmo) para agradar ao gosto da patroa, sabe como é, em matéria de carro acho que a última palavra é sempre da mulher eheheheh.
Só hoje pude ver de perto as molas originais da Sportage, são ridículas, umas colmeiazinhas de 26cm de altura e muito moles. A simples colocação de calços, embora aumente a altura do carro, não muda a resistência das molas. Para se usinar um único calço em tecnil não se gasta menos de R$ 50,00; por mais R$ 30,00 se compra a mola dianteira do ômega 4cc. Quem quiser mais altura deverá comprar a do 6cc.
A vantagem das novas molas é a resistência. O carro fica muito mais gostoso de dirigir. Contudo, a nova altura (+ 9cm) não agrada a todos. Minha esposa foi comigo na oficina e pensou que o carro estava suspenso pelo macaco, eheheheh!! Por isso talvez eu tenha que reduzir a mola uns 3cm (cortar mesmo) para agradar ao gosto da patroa, sabe como é, em matéria de carro acho que a última palavra é sempre da mulher eheheheh.
Fernando,
Estou em vias de trocar os pneus originais e gostaria de aproveitar para levanter um pouco a viatura.
Se entendi bem, posso aproveitar os mesmos amortecedores (com prolongadores) e instalar as molas do omega 4cc.
Minhas dúvidas:
Posso instalar essas molas tanto na dianteira como na traseira?
Esses prolongadores são fáceis de achar?
Pretendo colocar os pneus 235/75/R15.
Quanto você acha que vai aumentar a altura?
E a dirigibilidade fica alterada (estabilidade)?
Como fui eu quem começou com esse assunto de reduzida em 4X2, sinto-me na obrigação de trazer informações adicionais. Acho que está havendo uma pequena confusão com o conceito de torque. Fuçando o baú, vamos relembrar que em Física, torque é o produto vetorial de uma força por um braço de alavanca. De modo informal e simplificado, a idéia está ilustrada na figura abaixo. O torque produzido pelo motor, que varia com o regime de rotação, é transmitido às rodas pelo conjunto da transmissão. Por sua vez, a roda, ou mais exatamente, os pneus, transmitem esse torque para o solo. Deste modo, a força (F) do motor empurra o piso para trás e cria uma reação (I) que impulsiona o carro para frente. O braço de alavanca fica sendo o raio (R) do pneu.
É fácil notar que quanto maior o torque, mantendo-se constante o raio do pneu, maior vai ser a força (F) aplicada ao solo e a força de Reação (I). Consequentemente, maior vai ser a aceleração do carro (aceleração = força dividida pela massa do carro). Portanto, melhor a arrancada e a retomada de velocidade. De outro lado, para um mesmo torque, um pneu com raio maior acarretará arrancadas e retomadas menos vigorosas, já que para manter o torque, isto é, o produto RxF constante, ao aumentar R, diminuímos F.
Pode-se perceber que a transmissão, como o próprio nome diz, apenas leva a força do motor para o ponto de contato entre pneu e solo. A distribuição de torque entre as 4 rodas em vez de apenas 2, se faz objetivando melhorar a tração em situações de baixo atrito. A reduzida entra em campo com duas missões complementares:
A) Maior força para superar uma resistência maior ao movimento do veículo, por exemplo, em subidas mais íngremes.
B) A reduzida também reduz a velocidade de rotação das rodas, melhorando com isso atrito entre pneu e solo.
Em condições offroad muito adversas, é possível que, eventualmente, as 2 rodas do eixo traseiro fiquem travadas. Nesta situação, se a reduzida estiver aplicada somente ao eixo traseiro, além de ser inútil, é possível que o torque mais elevado cause algum dano ao eixo traseiro. Mas somente em situações críticas como essa onde as 2 rodas estão completamente impedidas de girar. Em condições normais, reduzida em 4x2 ou em 4x4 não acarretam dano ao sistema de transmissão. Não há razão para que isso ocorra. Entretanto, como prudência nunca é demais, em offroad devemos sempre trabalhar com reduzida em 4x4 e não em 4x2, seja pela maior e real eficácia, ou seja, pela segurança do sistema de transmissão. Isso se aplica, principalmente, em veículos com pneus maiores onde o travamento da roda é mais provável.
Vale lembrar também que todo esse blá blá blá só vale em carros com roda livre manual.
Para exemplificar, o motor do Sportage gasolina tem 94kW a 5300rpm e gera um torque de 175Nm a 4700rpm. Em primeira marcha normal temos a relação final de 17,2 : 1 (já incluso o diferencial) isso dá para cada roda traseira com pneu 205/75R15 (R= 0,344m) uma força total de [(175 x 17,2)/0,334] = 9011 N no eixo traseiro. Isso dá para acelerar os 1550kg do Sportage (mais motorista) a 5,8m/s/s (metros por segundo ao quadrado). Está aceleração faria o carro ir de 0 a 80km/h em cerca de 3,8seg. É claro que se trata de um cálculo teórico idealizado, sem levar em conta outros fatores e resistências envolvidas no movimento do carro. Além disso, seria burrice querer chegar a 80km/h em primeira marcha. É apenas uma comparação teórica.
O mesmo raciocínio aplicado aos pneus 235/75R15 (R= 0,367m, isto é, 2,3 cm maior que o original) daria uma força F= 8060 N e um tempo de 4,2 seg. para ir de 0 a 80km/h, ou seja, a aceleração caiu de 5,8 m/s/s para 5,2m/s/s. É uma diferença pequena de torque, cerca de 10% de perda para os pneus 235/75R15.
Só para finalizar, no teste 4 rodas o Sportage 2.0 Turbo Diesel com 201Nm (20,5 kgfm) a 2000 rpm, acelerou de 0 a 100km/h em 19 seg. Dá uma bela diferença com relação ao nosso cálculo ideal. Mas como dito, desprezamos resistência do ar que não é pequena, resistência de rolamento do carro na pista e não levamos em conta a troca de marcha que diminui o torque final e portanto a aceleração.
Fernando
Ficou show, parabéns, quando levantar a minha vou pensar com carinho no uso das molas do Omega, no momento estou mais preocupado com os 4 pneus que preciso comprar $$$ .
Abraço
Antonio - PU3VAP
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.
Peguei ontém meu carro na oficina, coloquei pneus 235/75 R15 AT e calços de suspensão de 2" e amortecedores trazeiros da Besta.
Só andei até agora na cidade e aparentemente a estabilidade não foi prejudicada (talvez porque meus amortecedores estavam no osso), o que deu para notar e o aumento da dificuldade para arrancar com o carro em subida, depois de embalado~não se nota mais diferença.
Aproveitei também para elevar o respiro dos diferenciais e do câmbio.
Fiz tudo na JeepTrip em SP no bairro do Tatuapé (www.jeeptrip.com.br).
No domingo vou à Offtrac testar as alterações.
MarcSport,
Acho que esse fds vou ser obrigado a descer pra praia, ñ vou poder ir no offtrac com vc. Mas, talvez, quem sabe, ñ chova muito na sexta e eu acabe aparecendo la no domingo! ashuhuasuhas! Que horas vc ta pensando em ir?