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Tópico: Sportage...

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Panzer

    Micão ,paguei eu por causa das malditas rodas livres automáticas originais, quando funcionam são +-, estava em SC entre a praia da Pinheira e a Ponta do Papagaio ao atravessar um trecho de uns 20 m de areia fofa a tração dianteira virou uma catraca, estavamos eu, minha esposa e, meu filho, então com 4 anos, até hoje a minha mulher brinca que até o Classe A dela passava por ali e a minha 4x4 ficou .

    Tudo isso é para te alertar cuidado com as rodas livres originais.

    Abraço e boa sorte na areia.
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
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  • #2
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    Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
    O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
    alguma dica?
    abs
    Panzer.

  • #3
    Citação Postado originalmente por panzer
    Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
    O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
    alguma dica?
    abs
    Panzer.
    Panzer,

    A tração da Sportage é comandada por alavanca, desta forma não há como ficar engatada se a posição é 2H. Acontece algumas vezes, depois de desengatar a tração, da luz verde indicadora do painel ficar ligada, mas basta deslocar-se um pouco para a frente que ela apaga.

    A tração 4x4 não deve ser utilizada em pisos duros e aderentes, que não permitam alguma possibilidade de escorregamento. A Sport não possui diferencial central como as Land Rover e Niva, pois sua tração é part-time, e não integral como naquelas. A caixa de transferência divide o torque entre eixos dianteiro e traseiro a 50% - 50%, o que em curvas poderá causar dificuldades, devido à diferença de solicitação dos dois eixos.

    Penso que a primeira utilização da 4x4 seja em estradas de terra batida e até em pistas escorregadias, como em dias de chuva. Fora disso, força-se o sistema desnecessariamente. Quanto à utilização, recomenda-se usar a 4x4H e 4x4L ao menos uma vez por mês.

    Quanto à roda-livre, garantida mesmo só a da AVM, nunca te dixa na mão.

    Abraço.

  • #4
    Olá Panzer,

    Se voce estava com a alavanca em 4L você estava em reduzida e isso reduz a velocidade do carro pela metade dobrando sua força. A tração 4x4 normal é 4H.

    Quanto às rodas livres originais, um dos problemas frequentes é o sistema de acionamento a vácuo. Qualquer pequena fuga no sistema de mangueiras, o sistema não engrena. Além disso, realmente se as rodas livres não forem usadas durante muito tempo (muitos meses inativas) podem também travar.
    Foi o que houve comigo. Troquei pelas rodas AVM manuais, modelo 460, que são muito mais resistentes e confiáveis.

    Acho que quando se compra um Sportage usado e se passa por esse problema com a roda livre é até um bom sinal. Significa que o carro passou sua vida longe das trilhas, rodando basicamente no asfalto e, portanto, na média, se acha melhor conservado.

  • #5
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    Panzer,

    Só prá completar a informação dos colegas:

    - Para você engatar ou desengatar a tração 4X4h não é necessário pisar na embreagem ou estar com o carro parado (contanto que não esteja acima de 60 km/h). O engate e o desengate deve ser tranquilo.

    - Já para engatar a tração REDUZIDA (4X4L) é justamente o contrário, carro parado e pisar na embreagem.

    E, ainda, há a posição "N" na alavanca, ou seja, sem qualquer tração, as 4 rodas totalmente livres.

  • #6
    Usuário Avatar de Bica
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    Olá pessoal, tive uns dias não muito agradáveis.
    Estava realizando uma campanha de campo, entre PI, BA, MG, RN e PE, quando tive problemas com a roda livre, vocês sabem que ela não estava desacionando, é isto mesmo, o problema é que não queria ficar livre.
    Quando andava fazia um puta dum barulho e trancava as rodas, achei que agora fudeu tudo, diferencial, caixa, tudo.
    Parei um posto com rampa e observei que o eixo cardã dianteiro estava rodando, mesmo na posição 2L.
    Lembrei que o acionamento é a vácuo, então desconectei as mangueiras das rodas, show, pé na estrada, chegando em Vitória-ES, fui até a autorizada e fiquei sabendo que atrás da bateria tem um solenoide que quando aciona a alavanca para 4x4 ela ativa a passagem do ar (vácuo).
    O melhor de tudo foi que não teve nem um defeito na catraca das rodas.
    Revisem este solenóide, pois a minha tá com 250.000 KM e foi estourar agora.

  • #7
    Usuário Avatar de Bica
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    O sistema a vácuo é o mesmo das Pajero, L200 e toyota hilux, é super eficiente, mas tem que tomar atenção na manutenção.

  • #8
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Bica

    Com certeza o sistema a vácuo é mais confiável do que o automático , quanto a solenoide as vezes encrenca e aciona sózinha, outra coisa que pode acontecer é o entupimento do sistema.
    Não sei se sabes, mas a Cherokee Sport, que é 4x4 part time, tem um sistema parecido no eixo dianteiro e é considerada um JEEP .

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
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  • #9
    Galera,

    Novo Sportage no grupo... finalmente comprei o meu:
    Sportage 99 - 70 mil Km - Único dono - Todas as revisões feitas na KIA.

    Agora é jogar na lama!!!

    Vou precisar apenas comprar 2 pneus 225/75 r 15... ninguem quer vender não?


    Abs, Fabio.

  • #10
    Tenho um Sportage 98 nunca foi na terra e estou querendo colocá-lo na trilha. O que devo mudar nele para melhorá-lo?

  • #11
    sportagecbp, Cara gostei de seu comentário. Me dê algumas dicas, pois tenho uma 98 que só andou no asfalto e quero colocá-la na lama.

  • #12
    rossetto13, Caro amigo, a minha tambem parecia uma escola de samba na roda dianteira esquerda e o defeito é que os calços da pastilhas de freio desgastaram e elas ficam bambas, tanto que ao freiar o barulho pára. è so colocar novos calços(são umas chapinhas nas partes superiores e inferiores das pastilhas)

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