x
Convex Datacenter
Página 30 de 48 PrimeiroPrimeiro ... 202122232425262728293031323334353637383940 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 349 a 360 de 567

Tópico: Sportage...

Valeu Cesar, tem muitas informações uteis!

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Costa
    Maverickturbo,

Os pneus 235/75 R15 têm 73,35cm de altura por 23,50cm de largura, e ainda ficam para dentro em relação à aba superior do pára-lama traseiro.

Já os pneus 31" possuem 78,74cm de altura, nesse quesito a caixa de roda da Sportage comporta bem, mas como vc. disse, o bicho pega na largura, pois com largura 10,5" dá 26,67cm e com 11", 29,21cm, passando do pára-lama, então só vai com lift.

Acho que o limite, sem alterar a suspensão original, fica nos 255/75 R15, como fez o colega Assero.
    Fernando,

Muito em breve devo trocar os pneus da minha TD2001 e tenho intenção de colocar o 235/75 R15. Não pretendo alterar a suspensão e altura da viatura. Você fez alguma alteração na sua? É possível essa troca sem alteração?

Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Bica
    Assero, vou procurar as suas orientações sobre as lampadas.
    Muito obrigado pela atenção.
    Pessoas como você que fazem a diferença, saudações.
    BICA,

NÃO PUDE DEIXAR DE NOTAR QUE VC ESTÁ COM SUA VIATURA EM UMA PEDREIRA! TRABALHO EM SAMPA EM UMA EMPRESA QUE EXPLORA GRANITOS E TEM UM FILIAL AÍ EM NOVA VENÉCIA-ES.
    ÓTIMA PAISAGEM!

Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Agradecimentos: 5
    Olá pessoal,

As fotos da Sport de pneus 235/75...
    Fernando

Parabéns os pneus encheram o para lamas, só falta levantatinha.

Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

Comenale,

Os pneus 235/75 R15 cabem perfeitamente na caixa de roda da Sportage 99 em diante, sem precisar alterar a suspensão original. O pneu não pega em lugar algum, mesmo com o carro carregado. Coloque sem medo. O desempenho do carro muda para melhor e ganha mais 03 cm de altura livre, além do que visualmente fica o máximo.

Citação Postado originalmente por Amostardeiro
    Olá pessoal,

As fotos da Sport de pneus 235/75...
    Fernando

Parabéns os pneus encheram o para lamas, só falta levantatinha.

Abraço
    Obrigado,

Só falta mesmo levantar a danada. Não pretendo nada mais radical, acho que só uns calços na traseira para começar, talvez uns 3cm...
    Mas como essa coisa de mexer no carro vicia, que sabe depois eu troque as molas e adapte os amortecedores...

4x2 também é cultura...

Pessoal,

Estava eu calmamente testando a Sportage nas dunas do Cumbuco, aqui no Ceará, quando vi algo que me deixou surpreso... Um grupo de turistas cariocas passeando pelas areias num Corsa Sedan, na maior tranquilidade

Os guias nativos baixam bastante os pneus dos carros dos turistas, quase encostam no aro, e assim conseguem subir dunas que antes só buggies e 4x4 enfrentavam, e de areia solta!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage...-modelo_05535_182.jpg   Sportage...-modelo_05509_112.jpg   Sportage...-modelo_05542_114.jpg  

Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Fernando

Levantei a minha 97 com calços de nylon Techinil, fotos anexas, me custaram na epóca +- R$ 210,00, na TD 2001 ainda não fiz nada, estou esperando gastar os pneus 205 que já estavam nela quando comprei.

É incrível como a baixar a pressão dos pneus para andar na areia faz diferença.

Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage...-cal_o_diant_146.jpg   Sportage...-cal_o_tras_206.jpg  
    Antonio - PU3VAP

Pneus

Boa noite Pessoal,

Aqui vai meu palpite particular sobre Elevação de Suspensão (lifting) e Pneus maiores.

Todo mundo sabe que no projeto de um veículo a configuração da suspensão (molas, amortecedores, braços etc...), rodas e pneus leva em conta de que forma e com que frequência veículo vai ser utilizado na maior parte do tempo. Os aspectos estéticos também são considerados, mas sempre dentro dos limites técnicos.

Um SUV, por definição, é um carro desenvolvido para um público que busca reunir conforto e esportividade com consumo aceitável e capacidade para ir mais longe que um carro comum por caminhos mais difíceis. É dentro desses parâmetros que o SUV é projetado ou, pelo menos, deveria ser.

Reunir todos esses quesitos, em parte antagônicos, em um único carro é uma equação complexa.

Por isso, quando pensamos em levantar o carro e colocar pneus maiores devemos analisar com muito cuidado e objetividade o custo/benefício da empreitada. Se você passa mais de 70% do tempo andando em asfalto, em velocidades relativamente altas comparadas com as estradas de terra, o lifting da suspensão e os pneus maiores vão apenas servir para desatolar o seu ego e nada mais. É válido sem dúvida, mas deve-se levar em conta que: consumo, desempenho, vida útil da suspensão e, acima de tudo, segurança estarão sendo sacrificados. A segurança, principalmente, é um item muito importante e quase sempre esquecido pelos offroaders, tanto na trilha quanto na cidade.

Vale a pena mexer no carro?
    - Bom! Cada um tem sua resposta e receita infalível, mas vale um esforço para uma análise mais lúcida e menos lúdica da questão.

Um SUV que, mesmo para os que gostam de terra como eu (ou como nós), passa a maior parte do tempo (>90%) no asfalto, no caso de uma alteração exagerada da suspensão e dos pneus, o conjunto todo vai realizar um mau serviço, colocando em risco a segurança própria e de outros motoristas.

Se, por outro lado, a idéia é usar o carro quase que só na terra, deixando-o na garagem a maior parte do tempo, as coisas são diferentes e a preparação para um off-road mais agressivo é plenamente justificável, desde que, claro, bem planejada e executada, pois uma gambiarra será sempre uma gambiarra e nada mais que isso.

No caso particular do Sportage, tendo em vista o uso urbano majoritário, acredito que uma alteração de até 5% em relação ao original é plenamente aceitável e segura. Esse número de 5% é um padrão de tolerância bem estabelecido e largamente usado em vários setores da indústria, portanto acho que pode ser adotado como referencial. A própria legislação de trânsito aceita os 5% como tolerância na medida de velocidade.

Dentro desta faixa de 5% em relação ao original temos as seguintes opções de pneus para o Sportage com aro 15 original (205/75R15):

1) 215/75R15 > 2,16% de alteração de velocidade e odômetro – 0,75cm de elevação.
    Exemplos:- Goodyear Wrangler, Pirelli Scorpion, Maxxis, BF Goodrich, Continental etc..

2) 225/70R15 > 1,07% de alteração de velocidade e odômetro – 0,37cm de elevação.
    Exemplos:- Maxxis Marauder, Yokohama Geolander, BS Colway (remolded) etc..

3) 225/75R15 > 4,34% de alteração de velocidade e odômetro – 1,5cm de elevação.
    Ex. Goodyear Wrangler, Pirelli Scorpion, Maxxis, BF Goodrich etc..

4) Preferência da maioria
    235/75R15 > 6,52% de alteração develocidade e odômetro – 2,25cm de elevação.
    Muitas opções de fabricante e modelos.

OBS: As alterações são para mais, isto é, velocímetro e odômetro devem ser acrescidos dos percentuais cotados para obtenção dos valores verdadeiros.

Neste último caso com o 235/75 já estamos em uma situação bastante ousada de comprometimento. Por mais que se diga que está tudo bem, os esforços, vibrações e oscilações da suspensão começam ficar críticos para a segurança e confiabilidade do sistema em velocidades urbanas normais. Mesmo na terra, em baixas velocidades, é preciso olhar com cuidado se os pneus não pegam em nada. Em alguns casos, dependendo de alguma pequena diferença no offset da roda, a lateral interna do pneu pode ralar no amortecedor como aconteceu comigo. Talvez um alargador de roda de 5 mm solucionasse o problema, mas já seria uma alteração e compromisso a mais. Preferi descartar e optar por pneus 225/70R15. Numa próxima troca vou ver os 215/75R15 ou 225/75R15.

Muita gente não sabe ou menospreza as implicações relacionadas aos esforços e vibração de componentes mecânicos. Esse assunto é sério e a fadiga dos materiais envolvidos pode ser bastante acelerada quando se trabalha muito fora do ponto de equilíbrio pré-estabelecido. Por isso, qualquer alteração mais profunda da suspensão de um veículo, incluindo o pneu, deve ser muito bem pensada. Rigorosamente falando, o proprietário deveria inclusive obter homologação junto aos órgãos competentes. Caso contrário, estará sujeito às penas da lei, além de provável perda da cobertura do seguro em caso de sinistro.

- Bom! É isso ai gente!
    Sei que o Brasil é terra de ninguém, mas acho que um offroader consciente e responsável, como manda o figurino, deve estudar com bastante carinho o assunto, independente do faz de conta da fiscalização.

Coloquei aqui apenas uma visão pessoal, mas lastreada em minha formação técnica e experiência profissional. O assunto é amplo e sujeito à polêmica. Mas acho que seria interessante agregar outras informações e, quem sabe, produzirmos um texto mais detalhado e tecnicamente mais rico que pudesse servir de orientação para quem quer alterar o carro. Mas tem que ser com um mínimo de rigor técnico. Não vale a impressão pessoal subjetiva de que uma determinada receita deixou o carro mais firme. Isso não vale. Tem muita gente aqui com formação técnica e experiência em mecânica de automóveis. Acho que podemos produzir um tutorial técnico, inteligente, seguro e útil para muitos.

Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Cesar

Entendo o queres dizer, sou engenheiro, e trabalhei anos em indústrias em manutenção e/ou produção, pensando nos aspectos que tu colocaste em tua mensagem, tenho as seguintes posições:

- Pretendo para o dia a dia colocar pneus 225x 75/15 que ficam dentro dos 5 % "aceitáveis" pelos montadoras;

- Quando levantei a suspensão com calços me preocupei em não reduzir o curso, em não exagerar para não comprometer a estabilidade, mas posso te garantir que os 50 mm não alteraram praticamente nada a digiribilidade da viatura;

- O ideal seria ter dois jogos de rodas e pneus, um para uso normal, outro para off- road, o problema é o custo. Quando preciso pego pneus e rodas emprestadas do meu mecânico, o cara tem uma coleção de rodas e pneus;

- Bom finalmente, tu tens razão, mas o prazer, a "beleza" de ter um off- road é maior, a terra sempre nos chama.

Abraço
    Antonio - PU3VAP

Ainda quanto ao uso dos pneus 235/75...

Não sou mecânico profissional, embora seja engenheiro e tenha interesse por mecânica de autos. Por isso, somente posso descrever o que presencio, quando do uso da minha viatura.

Quanto ao tamanho dos pneus 235, já os testei em dunas e garanto que a performance é a melhor possível, os originais 205/75 nem se comparam. Superando obstáculos diversos, as rodas enfrentaram vários ângulos, e não rasparam em parte alguma. O meu receio era que os pneus traseiros roçassem nos amortecedores, o que não ocorreu, pois a "película" de anti-ruste e poeira que os recobre não foi sequer tocada.

Em estrada, enfrentei uma viagem de 300Km com o carro ocupado por 05 adultos (uns 400Kg) mais 50Kg de bagagem na mala. Também não "roçou" nada, mesmo passando por lombadas altas.

Como motorista experiente em estradas, não percebi alteração na estabilidade entrando em curvas na velocidade permitida. Se houve alguma alteração em relação aos pneus antigos, não sou eu quem vai testar os limites de um SUV em uma curva para saber.

Agora, a meu ver, os pneus 205/75, embora originais, não deveriam ser utilizados como base para o critério de 5% de variação, pois aparentemente foram subdimensionados para o porte do carro e sua utilização fora-de-estrada (que garante à Sportage suspensão reforçada).

Apenas como ilustração, Um TR4 é mais leve, à gasolina, tem suspensão independente e usa 225/70 R16. Uma L200, com o mesmo torque e potência da Sportage TD, sai de fábrica com 255/75 R15.

Para encerrar, não se esqueçam que transitar por nossas vias, mesmo urbanas, se transformou em verdadeiro off-road, visto a buraqueira sem fim. Um 235/75 A/T significa maior resistência a impactos e maior capacidade de carga.

Até mais.

Olá Fernando e demais Sportagers

Além dos argumentos que já apresentei, só posso acrescentar o que vi sobre o Sportage 2006. Segundo a Kia Motors, o modelo tem basicamente a mesma motorização e transmissão sendo apenas um pouco mais pesada. 1621 kg contra 1440 do modelo 99. Sendo assim, suponho que tenham recalibrado a suspensão, mas curiosamente mantiveram basicamente o mesmo diâmetro de pneu. O modelo novo usa pneus 215/65R16 ou 235/60R16 que resulta praticamente no mesmo diâmetro do 205/75R15. Acho curioso que continuem subdimensionando as rodas e pneus sabendo-se que existe uma preferência mundial por rodas e pneus maiores.

Mas afora isso, pouco mais posso dizer sobre o uso dos 235/75R15. No meu caso ralou no amortecedor e eu preferi substituir por um dentro dos 5% de tolerância. Acho que minha roda está com um offset ligeiramente maior. Entretanto, na loja onde troquei o pneu, o mecânico já foi logo apontado o problema antes mesmo que eu falasse alguma coisa. Isso me levou à conclusão que o problema é relativamente comum.

Também acredito que o 235/75R15 traga uma sensação de conforto e segurança maior que o original e, com certeza, melhor desempenho na terra. O problema é sabermos o quanto desta sensação é subjetiva e o quanto corresponde a uma melhoria real. Sem nos esquecermos que a suspensão pode estar sofrendo esforços e oscilações que, embora não se perceba, podem estar acima da resistência e segurança previamente dimensionadas.

Eu também gostaria de usar um pneu 235/75 ou até um 255/75, mas pelo sim pelo não, prefiro me manter dentro dos 5%, mesmo porque não pretendo fazer trilhas pesadas.

Abraços,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Sportage 2.0TDI soluçando a baixas rotaçoes
      Por volcom64 no fórum Kia Sportage
      Respostas: 8
      Última resposta: 20/08/2013, 09:07
    2. comprar uma Kia Sportage Grand 16V TD 4X4 2.0?
      Por Romero Araujo no fórum Kia Sportage
      Respostas: 3
      Última resposta: 12/05/2009, 17:44
    3. Sportage x Blazer 4x4: Qual o melhor custo benefício?
      Por otaviofilho no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/03/2009, 20:12
    4. sportage
      Por Acamcach no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/03/2008, 14:39
    5. Sportage - não era isso que eu esperava!!
      Por Wender no fórum Kia Sportage
      Respostas: 13
      Última resposta: 06/02/2008, 21:36

Permissões de Postagem