Quero agradecer aos amigos pelas dicas reportadas, foram muito esclarecedoras.
Eu comprei a Dakota já com kit GNV, mas no começo do ano resolvi trocar todas as peças por novas, pois o antigo já não dava mais, aproveitando apenas os cilindros...
Vou verificar a existência do simulador de sonda, mas pelo que me lembro ela possui sim.
Já me perguntei se o problema poderia ser no TPS, vou colocar um novo para ver como fica.
E lendo a resposta do amigo, lembrei que minha chave comutadora não estava legal (esta e o relógio de pressão não foram trocados). Pelo relato da oficina, minha chave não estava memorizando, as vezes ao ligar passava direto para a gasolina, e não possui o tal temporizador. Mas nunca achei que isso poderia interferir na aceleração...
Hoje notei que após rodar um tempo a aceleração ficou alta, e só normalizou depois que desliguei e liguei novamente. Não sei se isso tem relação com a chave.
Quanto ao filtro de ar, quando comprei a Dakota já tinha um filtro esportivo, eu só coloquei um novo. Sinceramente, preferia um original.
Quando resolvo andar só na gasolina, notei que a Dakota dá uns engasgos... Principalmente na hora de arrancar, como se tivesse falta de combustível, o que se normaliza quando o giro aumenta. Mas o estranho é que só na gasolina, no GNV roda direitinho.
Aproveitando, quantas sondas tem na Dakota? Só achei uma ao lado da transmissão, o qual eu mesmo a troquei por uma original.
Pessoal, vou verificar as dicas apontadas, começando por gastar uma bela grana para passar o scaner DRBIII indicado pelo Dr. Sandro, pois só a Mercedes parece ter esse aparelho...
Mas esse é o menor dos meus problemas... Hehehhehe... Para terem uma ideia eu estou andando com a Dakota a todo momento caindo a pressão a zero na lenta... Estou apenas cuidando do nível do óleo, para não deixar baixar... Pois até agora a única resposta que me deram e que parece ter mais coerência é que este problema pode estar relacionado com as buchas do comando (mas para um carro com 127000Km acho isso anormal). Tal verificação necessita desmontar todo o motor, e isso sai caro...
Agradeço mais uma vez aos amigos, e assim que eu for fazendo os reparos compartilharei com imensa gratidão.
Abraços