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Tópico: Oficina on line

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  • #1
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Aproveitando esse final de madrugada, perdi o sono, gostaria de agradecer a todos pela ajuda e informações prestadas aqui nesse glorioso fórum.
    Passei por problemas no câmbio e por último, no conversor de torque, assim como comentado anteriormente no entanto esses órgãos estão em perfeito estado de funcionamento no momento.
    Normalmente, problemas que nunca aconteceram com ninguém, acontecem comigo. Deve ser mau olhado, praga, macumba, sei lá.
    O que me aflige no momento é uma vibração chata no motor que ninguém sabe me dizer o que é. Apenas se abrir o motor, é o que dizem.
    Mas o mesmo não falha, não vaza, não nega fogo, anda muito e até com certa surpresa posso dizer que achei consideravelmente econômico pelas últimas médias que fiz com ela.
    Não é uma vibração comum, exemplo de uma falha, até mesmo porque não há falha nenhuma, é uma vibração como se fosse algo girando excentricamente como um pneu desbalanceado e bastante.
    No momento estou construindo um barraco e a grana está sendo canalizada à obra, tenho dois carros então fico com a ZJ meio que de stand-by, debaixo do garajão por onde comecei a obra, claro, rss.
    Assim que a situação econômica der uma aliviada, essa vibração vai ser o novo foco, o novo rumo e me parece que a briga vai ser feia, abrir esse motorzão não me parece uma missão de duas ou três jornadas mas o ânimo é forte e o que tiver de ser feito, será.

    Abraço e um bom dia a todos.
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  • #2
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Guilherme ZJ Ver Post
    Aproveitando esse final de madrugada, perdi o sono, gostaria de agradecer a todos pela ajuda e informações prestadas aqui nesse glorioso fórum.
    Passei por problemas no câmbio e por último, no conversor de torque, assim como comentado anteriormente no entanto esses órgãos estão em perfeito estado de funcionamento no momento.
    Normalmente, problemas que nunca aconteceram com ninguém, acontecem comigo. Deve ser mau olhado, praga, macumba, sei lá.
    O que me aflige no momento é uma vibração chata no motor que ninguém sabe me dizer o que é. Apenas se abrir o motor, é o que dizem.
    Mas o mesmo não falha, não vaza, não nega fogo, anda muito e até com certa surpresa posso dizer que achei consideravelmente econômico pelas últimas médias que fiz com ela.
    Não é uma vibração comum, exemplo de uma falha, até mesmo porque não há falha nenhuma, é uma vibração como se fosse algo girando excentricamente como um pneu desbalanceado e bastante.
    No momento estou construindo um barraco e a grana está sendo canalizada à obra, tenho dois carros então fico com a ZJ meio que de stand-by, debaixo do garajão por onde comecei a obra, claro, rss.
    Assim que a situação econômica der uma aliviada, essa vibração vai ser o novo foco, o novo rumo e me parece que a briga vai ser feia, abrir esse motorzão não me parece uma missão de duas ou três jornadas mas o ânimo é forte e o que tiver de ser feito, será.

    Abraço e um bom dia a todos.
    Guilherme,

    É só um chute, mas como você mexeu no CA, essa vibração não pode estar vindo do conversor de torque, que pode estar mal centralizado ou desbalanceado?

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Guilherme,

    É só um chute, mas como você mexeu no CA, essa vibração não pode estar vindo do conversor de torque, que pode estar mal centralizado ou desbalanceado?

    []'s
    Boa noite companheiro Jeanilson,
    o conversor de torque era o suspeito e ele foi aberto afim de ser verificado e ainda foi aberto por duas vezes visto que a vibração continuou depois da primeira montagem.
    A probabilidade de ser no conversor, a origem da vibração, já está, por mim, desconsiderada.
    Obrigado pelo feedback
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  • #4
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    Desculpe se estiver falando um absurdo, mas...você já viu se não tem nenhum coxim estourado?
    Alexandro
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  • #5
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    amigo ja peguei de tudo
    mais esse esta cabeludo hem rsss

    verifica se as pontas do cardan não esta com algun rolete quebrado

    sandro

  • #6
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Citação Postado originalmente por DR CHRYSLER Ver Post
    amigo ja peguei de tudo
    mais esse esta cabeludo hem rsss

    verifica se as pontas do cardan não esta com algun rolete quebrado

    sandro
    Certo doutor,
    então vou passar a ficha toda da criança.
    Logo que a adquiri, em abril desse ano, já de cara, por zelo, capricho e precaução, troquei cabos, velas, tampa, rotor do distribuidor e óleo e filtro do motor.
    Troquei os coxins do motor (refis), visto que estavam bastante desgastados, principalmente o da esquerda mas o do câmbio não precisou trocar apesar de eu tê-lo comprado.
    Então verificou-se uma entrada falsa de ar pela parte de traz do coletor de admissão, dessa vez, mandei trocar as juntas do coletor/cabeçote e a superior do bloco e de quebra, achando que a vibração poderia ser proveniente de defeito em bico injetor, gotejando quando no GNV ou com volume injetado muito diferente um dos outros, já mandei tirar todos, verificar, limpar mesmo que estivesse limpo e trocar ou anéis de vedação.
    Dessa vez, na desmontagem, o mecânico quebrou o sensor de pressão do óleo, o qual foi trocado junto no mesmo serviço, visto que o acesso a ele, com o coletor de admissão montado, é horrível.
    Parti para o CA quando a viatura estava num eletricista que estava a pulverizar pelo TBI um produto descarbonizante pois ele suspeitava de carbonização de válvulas/sede de válvulas e a viatura começou a vazar fluído do CA.
    Tirado o CA, trocado retentores, anéis, juntas, filtro, fluído etc.
    Depois de tudo montado e no lugar certo:
    A VIBRAÇÃO PERSISTIA.
    Mandei tirar novamente o CA afim de verificar o conversor, assim como vários me disseram que poderia ser, e esse foi aberto, limpo, regulado.
    Depois da montagem, ainda vibrava.
    Retirado o CA novamente afim de verificar se houve falha no serviço no conversor.
    O técnico o abriu pela segunda vez e com toda boa vontade e não notou nada de errado novamente.
    CA de volta pro lugar e verificamos a compressão de cilindro por cilindro com medidor de compressão seguindo todos os protocolos e não havia disparidades notáveis entre os oito cilindros.
    Então:
    A vibração persiste tanto rodando quanto parada, descartando desbalanceamento de pneus/rodas, cardans ou algo que possa vibrar nas caixas (nem sei se isso seria possível).
    Mas junto a persistência da vibração do motor, persiste a minha obstinação em resolver esse problema logo que possível($$$$$).
    Não sei se esqueci de algum outro detalhe que fiz nela acerca desse problema, tenho uma agenda na qual anoto todas as manutenções que faço nas minhas viaturas mas esses dados eu tirei na memória que pode ser falha.
    Lendo o fórum por horas e horas, vi que tinha um companheiro que disse ter passado por uma saga desse tipo com uma ZJ. Se não me engano, o título era a saga da ZJ ou algo parecido.
    Nada diferente do que eu estou passando para deixar meu sonho de consumo em perfeito estado de conservação.
    A muié não tem nem idéia do quanto já foi gasto nela. Se tivesse a mínima idéia, hoje já estaria solteiro, rsss.

    Obrigado e boa noite a todos.
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  • #7
    Usuário Avatar de Rustão
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    Guilherme, Voce sabe se antes de voce comprar, esse motor foi aberto pra fazer alguma coisa ? Sera que pode ser o virabrequim desbalanceado ?
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #8
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Citação Postado originalmente por Rustão Ver Post
    Guilherme, Voce sabe se antes de voce comprar, esse motor foi aberto pra fazer alguma coisa ? Sera que pode ser o virabrequim desbalanceado ?
    Não sei companheiro.
    Inclusive essa ZJ foi pega como parte de pagamento de outra 2005.
    Não tenho nem o contato do ex-proprietário.
    Mas desbalanceamento pode ser uma das alternativas.
    Falando nisso, como acontece de desbalancear um virabrequim ?
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  • #9
    Usuário Avatar de Rustão
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    Citação Postado originalmente por Guilherme ZJ Ver Post
    Não sei companheiro.
    Inclusive essa ZJ foi pega como parte de pagamento de outra 2005.
    Não tenho nem o contato do ex-proprietário.
    Mas desbalanceamento pode ser uma das alternativas.
    Falando nisso, como acontece de desbalancear um virabrequim ?

    O virabrequim pode desbalancear por uma série de fatores... a troca de pistão, ... por alguma retífica efetuada em algum componente, que não foi devidamente compensada em outro... ou até mesmo carbonização excessiva na cabeça do pistão..
    Da uma olhada nesse video


    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #10
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Realmente pode ser carbonização na cabeça do pistão, visto que eu peguei a viatura falhando muito.
    Pelo que eu soube, ela rodava pouco e era de uma mulher.
    Ao trocar as velas, havia muita carbonização nos eletrodos das que estavam nela e logo após a partida a quantidade de fumaça foi bastante, realmente como se tivesse grande quantidade de óleo ou borra pra queimar na câmara.
    Mas um detalhe me intriga:
    Deveria ser uma quantidade bem grande pra vibrar desse jeito heim.
    Logo que sobrar um tempinho, eu vou gravar um vídeo do motor funcionando na lenta e acelerando mas alguém vai ter que me ajudar a postar, ok, rss

    Obrigado e boa sexta-feira a todos.
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  • #11
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    Guilherme a falha é tanto na gasolina quanto no gnv?

  • #12
    Usuário Avatar de Guilherme ZJ
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Guilherme a falha é tanto na gasolina quanto no gnv?
    Não senhor George,
    não é uma falha; parece uma falha mas é uma vibração.
    Essa vibração ocorre em ambos combustíveis e inclusive já fiz o teste de desligar o relé da bomba quando funcionando o motor no GNV mesmo sabendo que o sistemas de GNV, normalmente já o fazem quando se faz funcionar no GNV, mas só pra eu ter a certeza absoluta mesmo de que a bomba não estava mantendo a pressão no sistema e/ou de que algum bico poderia estar vazando gasolina ou gotejando quando funcionando no GNV.

    Obrigado pelo feedback.
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