Alguem tem idéia de como se faz a imenda da prise pra por caixa original do willys no motor AP usando de capa seca uma carcaça de caixa do AP?
Versão Imprimível
Alguem tem idéia de como se faz a imenda da prise pra por caixa original do willys no motor AP usando de capa seca uma carcaça de caixa do AP?
Pena eu não ter tirado as fotos, mas eu tinha motor AP com caixa original willys 3M primeira seca... usava capa seca do AP cortada a um certo ponto, na verdade faceada a um certo ponto (medida), depois eu mandei fundir um bloco de alumínio de uns 3 cm de espessura e fiz o espelho na caixa original e depois parafusei na capa seca já faceada... a solda no eixo de prisma vc só pode mandar fazer depois que fizer essa peça pois aí estará a medida do eixo de prisma... sendo que vc pode simplificar as coisas... eu só aumentei o meu eixo, usando disco de embreagem do willys e platô do AP, pra isso temos que mandar cortar o disco... (por causa do fresado)... porém eu não sei a espessura do eixo do câmbio da linha VW, pois ao invés de soldar a ponta (fresado) willys, já podia soldar o fresado AP, assim a sua embregem ficaria toda VW... confere produção? mas preste atenção, isso só seria interessante se o eixo do câmbio VW for do mesmo diâmetro do eixo do willys, pois por soldar já temos um ponto fraco, imagine soldando um eixo mais fino!!!
Espero ter ajudado!
Pablo
Pessoal , vai um relato do meu projeto .
Tenho aqui em Minas um com a seguinte configuração : Motor ap 1.8 injetado , cambio Clarck 240 f da f4000 4 marchas , relação 9:53 , pneus 35 mud com eixos da f75 . Só alegria . Andei quebrando os semi eixos da frente , agora ,coloquei sistema de homocinética . Na minha opinião , como o Pablo disse , ou você prepara um jipe com motor fraco e super redução , ou , motor forte e usa cambio longo. Ai depende da trilha , aqui em Minas como são erosões , eu engato a primeira com 6,5 : 1 de redução mais tcase do jipe e subo os morros em marcha lenta com o apezinho. Se fosse um 6 cilindros com cambio de opala, teria torque , mais a velocidade de subida alta demais . As vantagens que vejo no projeto motorzinho e super redução são os seguintes : Motor super leve , o jipe não agarra facilmente , diferenciais , cardãs e embreagem são poupados ,economia de combustível, motor injetado e de fácil manutenção com um cambio inquebrável . No on road eu consegui um jipe que anda perfeitamente bem na estrada em uma velocidade de cruzeiro de 80 a 100 km com muita segurança em 80% do trajeto . Na subida , fica , mas sobe em terceira que é muito reduzida no caso desse cambio .
Amigos, meu motor estava batendo a parte de baixo, levei a um mecânico e o mesmo falou que era biela e era só uma, enfim, desmontei meu motor no lugar mesmo, por baixo, o que diziam ser impossível, e pergunto pra retífica, ou seja, tenho que retificar o eixo do virabrequim, mas o bloco tem que ir pra retífica também? sendo que as buchas dos mancais estão boas. E as bielas? ou a retífica só vai botar nas medidas e eu vou comprar as peças (bronzinas de biela e mancais?)...
Agradeço a ajuda, pois amanha levarei na retífica para ver se o eixo ainda pega corte!
Ah! e todo motor AP tem dois retentores no eixo do vira, um na dianteira e um na traseira, o da traseira sai depois do volante e o da dianteira, como faço pra tirar? tirando a porca da engrenagem (onde pega a correia dentada?) pra que lado aperta? é rosca direita mesmo?
Agradeço a ajuda, desde então!
PAblo
PESSOAL ATENÇÃO...
meu ap2.0 estava com pouco rendimento(fraco) e gastando muito.
O problema estava no FILTRO DE AR com POUCA VAZÃO... entao usar um bom filtro com bastante vazão de ar (BOCUDO).
Srs,
Preciso da opniao de voces.....
Estou para colocar um motor ap 2.0 Monoponto. Na viatura ja esta com a caixa de chevette 5M.
Queria saber alguns detalhes... como qual embreagem usar...(ouvi dizer que usa o da Kombi Moderna)
Alguem usa essa configuração ?
Abraço
O disco vc pode mandar fabricar um do chevette com as fibras do ap 2.0, ou comprar do ML um disco apxchevette....mas tem que ser para plator do 2.0
plator usa do 2.0, e o rolamento da pra usar um de opala com o colar maior, ou cortar um usado e soldar o rolamento chevrolet na base do outro para conpensar a flange....
mais simples que o painel do seu jeep....
Nas duas adaptações que fiz e usei no meu jeep, acontece o seguinte... a embreagem segue conforme a capa seca... no caso do motor AP, temos a capa seca do AP até próximo à flange do câmbio (adaptações)... portanto platô e colar do AP e disco do câmbio cortado no tamanho do platô... por exemplo... minha primera adaptação era motor AP com câmbio original... portanto era platô e colar do AP e disco do jeep, sendo que o disco do jeep é maior que o platô do AP, então levei num torneiro e ele usinou a sobra... da mesma forma agora que é motor AP com câmbio do Niva... sendo que o disco do niva é igual orelha de freira, não se acha... e o similar que é do tempra também não... então só sobra a autorizada willys (sucata)... mas o porque de ser o disco do câmbio é devido o eixo de prisma, por causa do fresado, portanto tem gente que solda o eixo do câmbio do motor AP no eixo do câmbio adaptado, portanto assim a embreagem fica toda original AP ou do motor inserido!
Abraços!
Pablo
Caro Decio...
Estou com uma config. igual 'a sua. A pergunta é : Qual filtro de óleo é esse que você está usando ? É próprio para o AP 2.0 ? No meu caso o filtro recomendo não coube ( a sua foto #3 da´uma ideia do porque ) ficou muito longo e acabava encostando na flange. Acabei usando o filtro do Gol 1.0 como alternativa provisória mas não me agrada nem um pouco.
Abç
Esse filtro do gol é totalmente intercambiável no AP, sem problemas... usei por muito tempo, sem problemas algum... inclusive os antigos eram pequenos... os modernos é que são grandes...
Hoje uso o original (maior) porque cabe... antes topava no pedal da embreagem que era original em baixo ainda!!!
Abraços!
Pablo