Não havia água no tanque e nem contaminação alguma no diesel. O filtro esta novo com uma semana de uso. Deixei hoje com a pane no mecânico para colocar o raster. Vou aguardar o mecânico hoje e dou a resposta para vocês. Agradeço a ajuda.
Versão Imprimível
Você falou em água no tanque, mas o sensor fica no fundo do filtro e detecta a água que lá se deposita após o elemento filtrante separá-la do diesel.
Quando a luz acende é preciso drenar o filtro pela válvula de pneu que fica na parte de cima. Estou falando do filtro de corpo metálico descartável. Se for o de carcaça plástica com refil, não sei por onde se faz a drenagem.
O filtro plástico tem um dreno na lateral, próximo ao fundo e ao sensor de água. Funciona como uma torneira. Geralmente eles vem com um pingo de tinta branca para identificar a posição correta quando fechado. Tome cuidado para não forçar ao fechar pois pode danificar o dreno e ter q trocar toda a carcaça
Essa saga terminou :euforico: ou quase :rolleyes:
A Safira ficou algumas semanas na elétrica revendo os chicotes... Depois de algumas emendas refeitas e devidamente isoladas, ficou boa de partida mas modo de segurança ainda persistia com código de erro de pressão de combustível P0091.
De volta ao bombista, foi trocada a PCV e feito limpeza no rail... ficou ótima :dance: acabou o problema de cortar combustível/modo de segurança em alta velocidade, mas o problema na partida voltou. Dificuldade para pegar de manhã e oscilação da RPM :???:
:pensativo: Acredito que ou o problema esteja no chicote que vai até a bomba de alta (talvez com a movimentação para troca da PCV, tenha dado algum curto ou quebrado algum fio) ou a bateria Reifor 90 amp não aguenta o pico do motor.
Hoje volta na elétrica :sad:
Sem sucesso :sad:
Ficou 2 dias na auto elétrica, revisaram o chicote e disseram que não tem fio quebrado e nem curto. Não fizeram o teste de trocar a bateria pois não tinham nenhuma de 70amp ou maior.
Pensando na possibilidade de ser algum sensor, desconectei o sensor da entrada de ar e dei partida. O problema persiste.
Alguém sabe se a partida seria normal sem o sensor de ar? Ou pode fazer esse teste por favor?
Obrigado,
A partida é normal sem o sensor de ar (TMAP). Eu já desconectei e testei.
Verifique o sensor da pressão do rail. Se ele for desconectado o motor continua a funcionar, mas se desligar o motor ele não dá mais a partida (porém acusa erro no scanner).
Acho difícil ser bico. Mesmo o sensor estando bom, se houver mal-contado no chicote ou conexões a central vai se comportar como se houvesse problema nele.
Como é exatamente o comportamento? Demora quantos segundos para pegar? Tem que dar várias partidas?
Outra coisa: Durante a tentativa de partida a luz da injeção (MIL) se apaga ou permanece acessa?
Nos meus testes, com o carro 100% ok, eu observei o seguinte comportamento na partida (quente ou frio):
1-Ao ligar a chave, a MIL acende junto com o restante do painel.
2-Ao acionar o motor de arranque, a MIL permanece acessa por 1 ou 2 segundos e se apaga.
3-Assim que ela se apaga eu solto a chave e o motor pega.
Ao que parece esse apagamento da MIL durante o arranque indica o momento em que a ECU detectou a presença dos sinais necessários à partida, como pressão do rail, pulsação sincronizada dos sensores de fase e de rotação e tensão suficiente no sistema elétrico. Se essas 4 condições estiverem presentes, o motor tem que partir, independente do status dos demais sensores.
Se tiver um scanner OBD pode medir os parâmetros de arranque.
Seguem os valores que o motor deve apresentar durante o arranque a frio.
Nesse teste eu tapei a entrada da admissão (para o motor não pegar) e retirei o sensor do ar (na planilha está MAF, mas é T-Map) para preservá-lo do vácuo criado no coletor.
Anexo 532068
Acontece da seguinte forma:
Quando dou partida no motor frio, liga e morre, parece que não consegue estabilizar. Tem que dar várias partidas e acelerar para conseguir manter ligado. Esse numero de partidas varia, parece que quanto mais frio, mais demora. Dou partidas curtas pra não forçar o arranque e bateria.
Depois que pega, a rotação fica oscilando e mesmo rodando isso acontece. Não noto quando estou acelerando, mas se tirar o pé e deixar rodando na marcha, oscila. Parece ser alimentação pois se o compressor de ar estiver ligado, a vibração/barulho dele oscila tb.
Fiz o teste da partida agora. Tem umas 4 horas que rodei com ela.
1-Virando a chave, a MIL acende junto com o restante do painel e apaga 2 ou 3 segundos depois. Ficam só as luzes do óleo e bateria acesas.
2-Ao acionar o motor de arranque, o motor liga, as luzes se apagam, a rpm baixa, quase morre, mas consegue manter ligado, porém fica oscilando. (não acionei o acelerador na partida)
Vou tentar levar em algum lugar a tarde para fazer outros testes:
- Retirar minha bateria e dar partida usando uma outra.
- Desconectar/reconectar (um a um) os cabos (bicos e sensores) e dar partida pra identificar se algum está com mal contato