Com certeza um carro desse ano vai dar algum problema. Normal né, 12 anos de uso. Mas devagar a gente vai ajeitando. O principal é o motor da bicha
Versão Imprimível
Com certeza um carro desse ano vai dar algum problema. Normal né, 12 anos de uso. Mas devagar a gente vai ajeitando. O principal é o motor da bicha
E aí comprou a Ranger?
<br>
<br>A minha é 3.0 2006 comprei com algumas doenças que resolvi após comprar o seguinte scanner:<br><br>
http://produto.mercadolivre.com.br/M...th-can-bus-_JM
Acompanho o fórum há bastante tempo e tenho observado muita gente falando que "Só abasteço com S10".
Quero deixar um alerta aos amigos: Diesel s10 não deve ser usado em qualquer veículo.
Veículos antigos devem usar diesel comum. O s10 possui um teor de enxofre muito baixo por motivos de reduzir poluição mas pode afetar gravemente motores e sistemas de injeção de veículos mais antigos que não foram preparados para esta fórmula.
Fica a dica:
Pesquise sobre diesel s10 e s500, uso aplicações e resoluções, depois analise o ano de fabricação do seu veículo... Aí no google tem tudo a respeito do assunto.
Abraços.
Primeiramente dei uma lida geral no Tópico que por sinal é bastante informativo, a alguns meses adquiri uma Ranger 3.0 2005/2006 com 200mil km rodados.
Logo de inicio comecei fazendo a substituição de óleo do motor, filtro de óleo, combustível e ar. Por descargo de consciência fiz uma geral no sistema de arrefecimento, incluindo varetar o radiador, substituição do conjunto completo da válvula termostática e uso de aditivo.
Posteriormente adquiri esse scanner simples ELM37 para localizar falhas, e como já era de se esperar acusava o erro OBD P0238, algo que já era de suspeitar pois o gráfico da turbina fica sempre na metade no painel. Pois bem, comprei um novo plug do sensor map e refiz as ligações, porém a falha persistiu. Mas por insistência e acompanhado do manual fui testando a continuidade dos fios do plug ao plug do chicote e percebi que eles estavam ligados em ordem diferente do manual, refiz as ligações como deveria ser e para surpresa o erro não foi solucionado. Com os fios do map na posição correta o gráfico da turbina não sai do zero e a rotação não sai dos 3000mil giros. Voltei a ligação do map para a posição incorreta e volta como antes (gráfico fica na metade, mas passa de 3000mil giros) porém a viatura tem o funcionamento um pouco estranho, ela fica sem forca em baixa, mas quando a turbina entra ela vai embora, porem em retomadas ela não tem o funcionamento linear como acredito que deveria ser, sendo incomodo andar em baixa velocidade.
Fios na posição errada (gambiara)
Anexo 552309
Fios na posição correta (com plug novo)
Anexo 552310
Alguém sabe o que pode ser? Pois sei que esta ligação com os fios ligados de maneira errada me parece ser uma gambiara que algum mexanico fez, sei que o ideal é levar a algum técnico, mas aqui na minha cidade não encontrei nenhum mecânico honesto e que entenda desse problema.
Outro problema apresentado algumas vezes é de que com o carro em funcionamento normal o painel fica maluco, como mostra a foto a seguir. Após desligar e ligar o carro ele volta ao normal.
Anexo 552307
Alguém tem boas noticias sobre esses problemas? Pois só de imaginar em mexer em turbina, central... já fico desanimado.
Obrigado pela atenção
Que coisa em Matheus. Eu não entendo bem, mas fiquei imaginando que se montaram os fios invertidos deve ter sido justamente para amenizar o problema principal. Talvez um problema na central mesmo. Eu tentaria conseguir uma central emprestada para eliminar a possibilidade. Espero que consiga resolver o problema.
Nunca troquei. Mas imagino que seja apenas tirar a central ecu e colocar outra. A minha Ranger possui o painel simples, sem medição do turbo e outras firulas, mas acho que em ambas é possivel fazer a troca da central ecu sem mexer no painel. Posso estar errado. Logo alguém com conhecimento aparece para esclarecer isso.
Tem que pôr o painel e o miolo da chave, mas é coisa simples de fazer.
Mas de qualquer forma, vocês acham que possa ser feito algo mais além de partir para central? Pois vi, que também pode existir problema na válvula wastegate e eu não sei ate onde o mecânico anterior futucou até chegar nesta gambiara, sei que aquele parafuso desta válvula não pode ser alterado, mas sei se a posição dela esta correta.