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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Dando continuidade ao reparo do filtro de óleo:

    Acabei comprando no ferro velho o cabeçote do filtro com a tampa, essa que por sinal está muito boa, nela vem indicado até o aperto que deve ser dado.

    Anexo 501389

    Agora o cabeçote do filtro já lavado:

    Anexo 501390

    Caso alguém queira tirar o cabeçote para conferir, não é dificil, mas é trabalhoso, pois o local é bem apertado, deve-se tirar a correia do AC, afastar o compressor, tirar a roda e a proteção que tem por baixo. São 8 parafusos e alguns deles tem que tirar girando bem devagar pela falta de espaço.

    Anexo 501391

    Reparem na cebolinha do óleo, aquela peça branca é uma proteção, que deve ser colocada se for trocado a cebolinha, no meu caso eu aproveitei que estava fora e já coloquei uma nova, original mwm e o custo foi de R$40,00 na autorizada.

    Agora uma foto interna do cabeçote do filtro, a unica diferença que notei do cabeçote que veio na minha e esse que comprei, foi a pressão da mola, o da minha ela tinha pouca pressão, dava pra empurrar com facilidade e esse está com uma pressão bem maior, sinceramente acho que isso não interfere em nada.

    Anexo 501392

    Agora a parte interna da tampa do filtro, essa bem mais nova e com a ponta da vareta bem mais rechonchuda, o local onde poe a borracha de vedação está bem melhor também, a borracha entra justa e na antiga ela estava com um pouco de folga.

    Anexo 501393

    Essas quatro palhetinhas são um anti ciclone para evitar que o óleo fique circulando no interior do elemento filtrante.

    Por fim uma foto do motor sem o cabeçote do filtro:

    Anexo 501394

    Aquele local que o cabeçote do filtro vai encaixado, é um radiador de óleo ou trocador de calor, ali o óleo circula e é refrigerado pela água do radiador. Existe uma junta de borracha para vedação. Como eu disse para mudar o sistema de filtro, deve-se trocar toda essa parte que vai na lateral do motor, a da 2008 em diante ja usa esse outro sistema que deve ser melhor que o da 2007 para baixo. Mas o custo para troca é muito alto, só de peça gasta em torno de R$1600,00.

    A conclusão:

    Comprei um filtro novo também da MWM (fabricado pela mann), junto vem as duas borrachas da tampa do filtro. Foi trocado as borrachas da tampa, colocado o filtro no lugar, o aperto foi feito com um pito nº 32 se não me engano usando um torquimetro e aplicado uma força de 25 Nm, logo em seguida trocamos a cebolinha do óleo e o mecânico montou o cabeçote no lugar.

    O problema da luz do óleo foi sanado, parou de piscar (sim, com certeza o defeito era só a cebolinha), mas o problema da bateção da distribuição continua, ela começa depois de o motor atingir a temperatura de trabalho, como muito conhecem é aquele barulho que parece algo raspando no ventilador.

    O custo da brincadeira foi de:

    R$300,00 do cabeçote de filtro com a tampa;
    R$60,00 do filtro de óleo lubrificante;
    R$40,00 da cebolinha do óleo;
    R$120,00 da mão de obra da oficina.

    Espero que possa ajudar alguém e se alguém precisar tenho um cabeçote de reserva e uma tampa meia boca.
    Coloquei durepox no espaço sextavado da tampa do filtro de óleo e depois fui com um soquete sextavado 36, extensão e cachimbo e retirei a tampa e coloquei outra nova.
    Ranger 2007/2008 4x4 Limited 3.0

  • #2138
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    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Ola pessoal, levei a Ranger ao mecânico hoje para ver o filtro de óleo do motor.

    Começa pelo sextavado da tampa que está quebrado, mas acho que aquilo não da pra colocar muita força no aperto ou para soltar senão quebra mesmo, a solução para abrir ele foi usar aquela chave com uma corrente que serve para soltar filtro de óleo de lata.

    Anexo 501266

    Apos soltar vi que aquela vareta que tem no centro do filtro e o bocal que segura o filtro preso a tampa estão quebrados.

    Anexo 501267
    Anexo 501268

    Agora uma imagem do cabeçote do filtro.

    Anexo 501269

    Bom, dentro do cabeçote tem uma mola, eu não fazia ideia para que servia aquela valvula, eu presumi que fosse para o óleo não retornar, pois bem, conversando com um dono de desmanche que foi proprietário de uma Ranger ele disse que isso é um valvula que se abre quando o filtro de óleo fica saturado e entupido, mas essa mola está meio mole, da pra abrir ela com facilidade.

    Anexo 501270

    A ideia principal minha foi sair e comprar uma tampa nova, ja que a minha está com algumas partes quebradas e a rosca danificada (provavelmente tentaram apertar sem a rosca pegar corretamente), então começou minha busca pelas auto peças da cidade, fui em todas, autorizada MWM e concessionária e houve negativa em todas.

    Então fui buscar em desmanches (ferro-velho) e no primeiro que fui achei uma tampa, mas o cara só vende completo, tampa mais o cabeçote. Então continuei a busca e em outro desmanche consegui achar uma outra tampa, bem nova, sem marcas e o cabeçote bem novo também, foi quando decidi ver a tal mola que tem dentro, vi que nesse a mola está para cima e é bem dura, tem que fazer bastante força para abrir ela, diferente do meu que com qualquer força você abre.

    Foi esse senhor que me explicou a função dessa válvula, ele disse que o que pode estar acontecendo na minha e ela estar sem pressão. Mas ele disse que teve uma Ranger 3.0 que a luz do óleo piscava também do mesmo modo que a minha, ele até instalou uma manômetro de pressão do óleo para constatar que o defeito não se tratava de falta de pressão.

    Bom, amanhã vou ver se pego em consignação esse conjunto de óleo para colocar na minha e ver se muda algo, senão troco só a tampa que está avariada.

    Outra saída é a mudança do sistema de lubrificação para a da 2008 em diante, essa mudança é possível, mas deve trocar todo o conjunto, inclusive com o resfriador de óleo e o custo só das peças é de R$1600,00 na autorizada mwm.
    Oi
    Resolvi colocando durepox no espaço sextavado, refazendo a cabeça sextavado da tampa do filtro de óleo, deixei secar e no dia seguinte com o motor frio desapertei a tampa e coloquei outra nova comprada na MWM, vende só a tampa.
    Ranger 2007/2008 4x4 Limited 3.0

  • #2139
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    Citação Postado originalmente por giovanefortuna Ver Post
    Na colhedeira john deere sts 9770 que eu tenho, quando coloca diesel que tenha sujeira ou que fica muito tempo no tanque, ela da falha na linha de combustivel, na valvula de vazão... Ai eu tiro ela e limpo e ela volta ao normal...imaginei que possa ser algo nesse sentido...mas pelo jeito vou ter que desmontar tudo e testar pra ver
    E ai Giovane, alguma novidade?
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  • #2140
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Pessoal, como anda a produção de fumaça das viaturas de vocês?
    A minha começou a apresentar um pouco de fumaça a partir dos 2700 rpm mais ou menos, quando tá com o motor cheio e pé embaixo. O consumo continua o mesmo, gostaria apenas de saber se isso acontece com vocês também.

    PS: uso diesel S50.

    Imperador,

    relendo o tópico vi esta mensagem sua na página 65. É o mesmo sintoma que a minha está apresentando. A que conclusão você chegou? Você descobriu e resolveu o problema da produção de fumaça em alta rotação?

  • #2141
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    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Imperador,

    relendo o tópico vi esta mensagem sua na página 65. É o mesmo sintoma que a minha está apresentando. A que conclusão você chegou? Você descobriu e resolveu o problema da produção de fumaça em alta rotação?
    Cara, a minha era reprogramada, não sei se era bem o mesmo caso seu...
    No fim, concluí ser normal pela reprogramação feita.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #2142
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Cara, a minha era reprogramada, não sei se era bem o mesmo caso seu...
    No fim, concluí ser normal pela reprogramação feita.
    Realmente, tem esta diferença.
    Valeu!

  • #2143
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    Boa tarde pessoal. Sou novo aqui e preciso de uma ajuda de vcs. Tenho uma Ranger 3.0 2009. E estou com serios problemas nela. Queimou junta de cabeçote e aqueceu. Trocamos a junta tudo certinho. Blz. Carro ficou meio quadradao dps de montar. Aqui na minha cidade Campo Grande MS nao tem ninguém que anima a mexer nesse carro. Por falta de conhecimento. Enfim. Fez os testes e nao tinha compreensão no cilindro 3. Tirou o cabeçote novamente e o mancal e as capas de mancal estavam trincados. E o mexanico disse que meu cabeçote nao presta mais. mas eaw é isso mesmo? Obrigado desde ja.
    4X4 Brasil Razão: Erro de palavra

  • #2144
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    O cabeçote desse motor nao aceita retifica e nao é muito dificil de furar, ainda mais se aqueceu. Mas tenta achar algum bom mecanico de diesel pelo menos pra ter uma outra opiniao
    Ranger cs 3.0 4x4

  • #2145
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    Citação Postado originalmente por Betinho nvs Ver Post
    O cabeçote desse motor nao aceita retifica e nao é muito dificil de furar, ainda mais se aqueceu. Mas tenta achar algum bom mecanico de diesel pelo menos pra ter uma outra opiniao
    O cabeçote aceita retífica sim. Mas como é de alumínio não é todo mundo que mexe.
    Mas no caso do amigo aí, acho que realmente só um cabeçote novo. Uma pergunta: quando foi montado da primeira vez, foi feita a plaina do cabeçote?
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #2146
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    Nao foi feita a plaina nao! So trocou a junta mesmo e montou

  • #2147
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    Cjtelecom, também sou de CG. Quem e seu mecânico? Eu índico o que mexe na minha, ele e muito bom e trabalha só com diesel. Caso queira passo o contato dele.

  • #2148
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    Citação Postado originalmente por CJTELECOM Ver Post
    Nao foi feita a plaina nao! So trocou a junta mesmo e montou
    Por isso que não prestou. Tinha que ter feito limpeza química, teste de trinca e plaina do cabeçote pra não ter empenamento da peça.
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