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Troca de Ranger por F1000 MWM X10 4x4

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  • 18/04/2010, 14:11
    Miranda
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Miranda, isso é algo muito simples pra quem já dirigiu caminhão. pra ficar mais fácil, seria fazer o engate da reduzida por solenóide elétrico com botão na alavanca. Porém 2 alavancas é "charme". Imagina botar a patroa pra dirigir algo com 2 alavancas (ambas do carro :shock: )! Vai passar mais tempo esbravejando do que guiando...

    ia dar problema.. ela ia olhar pras alavancas pra trocar as marchas.. ae ja viu né!
    pois é.. pra mim isso é algo muito" simples">. dirijo trantor desde muito novinho..ficava andando pela fazenda.. e sempre gostei de "cambiar", " repicar".. entao, fui aprendendo as manhas.. com 15 anos eu aprendi a dirigir carreta... um MB 1933 ..achava top! =D
    mas era só no botaozinho..
    fora que nos MB, tem o "charme" de bater caixa uaheuahe.. pra pular de 1ª~4ª pra 5ª~8ª!
  • 18/04/2010, 14:32
    RoadRunner
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    No USA existe um KIT overdrive da Gear Vendor que pode multiplicar por dois o número de marchas. Não fosse tão caro poderia resolver o problema dos câmbio sem Overdrive. A relação dele é de 1:1 e 0.7:1 e ainda permite que essas mudanças sejam feitas tanto de forma manual com um botão na alavanca do câmbio como de forma automática. Não precisa de usar a embreagem. Funciona com um câmbio AT de duas marchas e vai instalado na saída do câmbio original.

    Seria perfeito para qualquer um dos caminhões 3/4 do mercado....

    Então Walter, no caso dessas picapes com 2a caixa, existem varios modelos e aparentemente o modelo Dana Spicer F5831 é bem usado nelas, vem com 3 marchas: reduzida, direta e overdrive.

    E com a "pouca força do X10", seria possível usar ela apenas na rodovia, era chegar ate 5a marcha c/a 2 caixa na posição direta e depois atravessar a viagem apenas em quinta vez ou otra trocando entre overdrive / single e talvez aguma reduzida.
  • 18/04/2010, 14:55
    SERGIO AUGUSTO
    Não é preciso ir nos E.U. pra se "montar" pra uma camionete "tipo" F1000(ou outra qualquer, do nosso mercado), um bom sistema de transmissão "exclusivo" e "ideal". Basta ter $$$ (não muito, mas casch). Fácil, fácil.
    Abs.
    Sérgio
  • 18/04/2010, 17:12
    Jera
    o subraru impreza tem um sistema semelhante......chama-se dual range.
    qnd precisa de força é só levantar a alavanca q ele sobe o giro e fica mais forte.

    esse videos aqui explica direitinho como usar! se prestar atenção da pra entender!

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=4srA5ZvyjxI&feature=related[/ame]
  • 18/04/2010, 18:27
    dalmolin
    http://www.youtube.com/watch#!v=jAEh...eature=related
  • 18/04/2010, 19:36
    DieselPower
    Citação:

    Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Esqueci de mencionar no post anterior, os "cambios 16 marchas"dos VOLVO, MERCEDES, também EATON, onde tem-se um sistema igual ao descrito acima, mais um sistema "GV" que "reduz" cada uma das oito marchas, fazendo "16 velocidades"

    Até onde sei esta caixa é ZF.
    Inclusive, neste caso de 4 para 5 a troca é feita através de uma "deslocada" da alavanca para a direita, mudando a caixa.
    O Iveco também utiliza este mesmo câmbio.
  • 18/04/2010, 20:11
    SERGIO AUGUSTO
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Até onde sei esta caixa é ZF.
    Inclusive, neste caso de 4 para 5 a troca é feita através de uma "deslocada" da alavanca para a direita, mudando a caixa.
    O Iveco também utiliza este mesmo câmbio.

    Isso mesmo, é o ZF 16S 1650, o ZF 16S 1685(Volks), que saiu de duas maneiras; como voce falou(dando um "tapa" na alavanca, pra direita, quando é pra "subir" (quarta p/ quinta), e pra esquerda pra descer(quinta/quarta), tendo o "botão" GV, na manopla, pra desmultiplicar cada uma das marchas(over), ou tendo DOIS botões na manopla, um pra "trocar de caixa"(subir/descer) e outro do GV.
  • 19/04/2010, 10:17
    Edintruder
    Ontem, o Tchê4x4 me falou de um Motorhome que foi montado num 608 com duas caixas. A 2a caixa é montada invertida. Por exemplo, se eu conseguisse uma caixa de 3 marchas bruta, montaria ela invertida, deixando a 3a marcha engatada (1:1), e para uso rodoviário, poderia passar para 2a ou até 3a marcha, desmultiplicando assim muito mais que uma caixa com 5a drive. No caso coloca 2a na caixa, e volta para 4a na caixa da F1000. O caso é que precisa ser uma caixa muito robusta, pois quando andar em1a marcha no câmbio da F1000, essa caixa receberá por volta de 100kgf/m de torque. Mas a idéia é muito interessante!
    No caso, é uma opção para esse sistema do vídeo da GMC azul, que está começando a ficar interessante. Ahahah!
  • 19/04/2010, 10:50
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    No USA existe um KIT overdrive da Gear Vendor que pode multiplicar por dois o número de marchas. Não fosse tão caro poderia resolver o problema dos câmbio sem Overdrive. A relação dele é de 1:1 e 0.7:1 e ainda permite que essas mudanças sejam feitas tanto de forma manual com um botão na alavanca do câmbio como de forma automática. Não precisa de usar a embreagem. Funciona com um câmbio AT de duas marchas e vai instalado na saída do câmbio original.

    Seria perfeito para qualquer um dos caminhões 3/4 do mercado....

    Mas seria perfeito também para quem tem F1000 4x4 ou semi 4x4 (no meu caso...)
  • 19/04/2010, 10:58
    SERGIO AUGUSTO
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Caro Troller:
    Vamos por partes, aqui, pra eu tentar te explicar(e aos companheiros que ainda não tem ideía do negocio).
    1- No diagrama, voce ve as posições, em que quando se chega ao "final" de uma "etapa" de marchas(tipo primeira a quarta/quinta), se volta na posição da primeira, se fazendo ai a quinta, se for cambio 8 marchas ou sexta se for cambio 10 marchas. Só que "tudo isso", está num unico cambio, que é composto pelo sistema de engrenagens normal(da primeira à quarta/quinta) e um sistema "PLANETARIO" que , funciona como uma T-CASE(explicando a grosso modo), só que tem uma relação calculada para "DAR SEQUENCIA NO ESCALONAMENTO" , nao repetindo "marchas iguais" nem colocando uma maior na frente da menor, na hora que abrir os anexos, entederá, tenho certeza( se voce dividir a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA PRIMEIRA MARCHA PELA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA SEXTA MARCHA, no cambio 10 MARCHAS, terá a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DO "SISTEMA PLANETARIO", que faz a sequencia das marchas). Ai popularmente, a galera denomina "esta divisão" de "caixa alta" e "caixa baixa" . A utilização na pratica, do cambio, escolhendo em que marcha sair, se "pular marcha" ,etc. A vivencia, e "tato" com "bruto" de acordo à carga que se está cerregando, puxando, tracionando, é que vai dizer. Meu exemplo prático, no nosso antigo e saudoso L75, quando vazio, saia de sexta marcha, quando tava com uma carga entre 15 a 18 ton(O bicho era truk, e tinhamos uma "julieta", cerregávamos cana), sem a julieta, arrancava de terceira ou quarta(isto depois que trocamos a mecanica para o do 112 HW), mas com 45, 50 e até mais TONs, tinha que meter primeirona, pra "ALUIR"(como se chama arrancar, por aqui, kaka..) e ir "debulhando" pra cima( trocando marchas).
    Esqueci de mencionar no post anterior, os "cambios 16 marchas"dos VOLVO, MERCEDES, também EATON, onde tem-se um sistema igual ao descrito acima, mais um sistema "GV" que "reduz" cada uma das oito marchas, fazendo "16 velocidades"
    2- Para o Amador, é "simples" engrenar "cruzado"(como falou o Diesel), mas.... pega um L75 com 24 ton, pra "bater marcha" com a "caixa reduzida SECA" (sem aneis sincronizadores), não tendo a "posição de neutro" ou ponto morto, pra tu ver, ou um ALFA ROMEO(conhecido como João BOBO,kaka, ou mesmo o antigo FIAT 180, que era o "mesmo" João BOBO, com nova "roupagem"), pra ver se vai bem de "primeira"(na primeira viagem)!. O primeiro dia que trabalhei com L75, com o sistema antigo de transmissão, no outro dia perecia que eu tinha levado uma surra!! Mas a gente se acostumou.rsrs, e depois ficou fácil.
    A gente teve também um CHEVROLET D-60 77, DETROIT, com diferencial TINKINHO reduzido(duas velocidades), que , com botão do acionamento (a vácuo), junto à manopla da alavanca do cambio, era "fácil" cruzar marchas.
    Sabe, meu 4x4 dos sonhos, seria uma DODGE RAM ESTENDIDA 2001/2001, Motor CUMMINS ISBe 5.9(preparado a meu modo, obvio com a ajuda da BANKS POWER,hehehe... com 400Cv@2600RPM), com um cambio EATON FSO 6209 acoplado a T-CASE original, diferencial DANA 80 na traseira e DANA 70 na dianteira, com relação 2,60:1(isso mesmo!! muuuiittoo longa, mas o cambio tira a diferença). Eu iria de; poder subir uma rampa com 70% de inclinação(vixe!!), na marcha lenta, a viajar numa "auto estrada"( no Brasil??? Bah!) a 120 Kms/H, a meros 1500RPM kakaka...Anexo 221441

    Anexo 221442

    Anexo 221443

    Edin, a "parafernalha" que o cara colocou no MOTOR HOME, tem seu valor, lógico, mas se quer uma coisa prática, eficiente, segura, que resolverá seus anseios(caso bata o pé em mudar o cambio da FEMIL mesmo), "caberá" quase como uma luva no seu X-10, pois este cambio é usado nos MWM "serie 12" que equipam os VOLVO VM, (e nos Mercedes 2223, inclusive tenho um cliente que tem dois 2223 caçamba agrícola, que quando vou na fazenda do cara, e os caminhões estão no barracão, fico examinando(namorando, seria o termo),imaginando aquele cambio numa DODGE RAM(que é meu sonho 4x4), e nos sonhos "cabe direitinho",hehehe.. Mas falando sério, cabe sim, bem mais facil que dois cambios de "rabo um pro outro".kaka, e com um baiiita segurança, robustez, eficiencia.etc,etc,etc.
    E não é dificil de se achar este cambio, nos ferros velhos e depositos de seguradoras, Brasil a fora.
    Abraço.
    Ps; Espero "estar" colaborando com as idéias, e não te enchendo a paciencia.hehe.
    http://www.volvotrucks.com/SiteColle...aVM4x2RINT.pdf
    Este link, é o folder dos VOLVO VM onde verá no item TRANSMISSÃO , MODELO VM 260, o escalonamento do EATON FS 6209.
    Em anexo, verá o catalogo do FSO 6309, com Oitava "over", mas não tem no Brasil.
  • 19/04/2010, 10:58
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Mas seria perfeito também para quem tem F1000 4x4 ou semi 4x4 (no meu caso...)

    Serviria tanto para a F1000 4x2 quanto para a 4x4. A diferença é que na 4x4 com a tração ligada ela fica inativa em 1:1.
  • 19/04/2010, 11:01
    Edintruder
    Walter, isso seria útil apenas para o diferencial traseiro mesmo. No meu caso, se colocasse uma caixa de engesa, ainda poderia colocar essa transmissão auxiliar entre as CM e a CT.


    http://www.6066gmcguy.org/spicer-5831-b.htm
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