Caro Troller:
Vamos por partes, aqui, pra eu tentar te explicar(e aos companheiros que ainda não tem ideía do negocio).
1- No diagrama, voce ve as posições, em que quando se chega ao "final" de uma "etapa" de marchas(tipo primeira a quarta/quinta), se volta na posição da primeira, se fazendo ai a quinta, se for cambio 8 marchas ou sexta se for cambio 10 marchas. Só que "tudo isso", está num unico cambio, que é composto pelo sistema de engrenagens normal(da primeira à quarta/quinta) e um sistema "PLANETARIO" que , funciona como uma T-CASE(explicando a grosso modo), só que tem uma relação calculada para "DAR SEQUENCIA NO ESCALONAMENTO" , nao repetindo "marchas iguais" nem colocando uma maior na frente da menor, na hora que abrir os anexos, entederá, tenho certeza( se voce dividir a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA PRIMEIRA MARCHA PELA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA SEXTA MARCHA, no cambio 10 MARCHAS, terá a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DO "SISTEMA PLANETARIO", que faz a sequencia das marchas). Ai popularmente, a galera denomina "esta divisão" de "caixa alta" e "caixa baixa" . A utilização na pratica, do cambio, escolhendo em que marcha sair, se "pular marcha" ,etc. A vivencia, e "tato" com "bruto" de acordo à carga que se está cerregando, puxando, tracionando, é que vai dizer. Meu exemplo prático, no nosso antigo e saudoso L75, quando vazio, saia de sexta marcha, quando tava com uma carga entre 15 a 18 ton(O bicho era truk, e tinhamos uma "julieta", cerregávamos cana), sem a julieta, arrancava de terceira ou quarta(isto depois que trocamos a mecanica para o do 112 HW), mas com 45, 50 e até mais TONs, tinha que meter primeirona, pra "ALUIR"(como se chama arrancar, por aqui, kaka..) e ir "debulhando" pra cima( trocando marchas).
Esqueci de mencionar no post anterior, os "cambios 16 marchas"dos VOLVO, MERCEDES, também EATON, onde tem-se um sistema igual ao descrito acima, mais um sistema "GV" que "reduz" cada uma das oito marchas, fazendo "16 velocidades"
2- Para o Amador, é "simples" engrenar "cruzado"(como falou o Diesel), mas.... pega um L75 com 24 ton, pra "bater marcha" com a "caixa reduzida SECA" (sem aneis sincronizadores), não tendo a "posição de neutro" ou ponto morto, pra tu ver, ou um ALFA ROMEO(conhecido como João BOBO,kaka, ou mesmo o antigo FIAT 180, que era o "mesmo" João BOBO, com nova "roupagem"), pra ver se vai bem de "primeira"(na primeira viagem)!. O primeiro dia que trabalhei com L75, com o sistema antigo de transmissão, no outro dia perecia que eu tinha levado uma surra!! Mas a gente se acostumou.rsrs, e depois ficou fácil.
A gente teve também um CHEVROLET D-60 77, DETROIT, com diferencial TINKINHO reduzido(duas velocidades), que , com botão do acionamento (a vácuo), junto à manopla da alavanca do cambio, era "fácil" cruzar marchas.
Sabe, meu 4x4 dos sonhos, seria uma DODGE RAM ESTENDIDA 2001/2001, Motor CUMMINS ISBe 5.9(preparado a meu modo, obvio com a ajuda da BANKS POWER,hehehe... com 400Cv@2600RPM), com um cambio EATON FSO 6209 acoplado a T-CASE original, diferencial DANA 80 na traseira e DANA 70 na dianteira, com relação 2,60:1(isso mesmo!! muuuiittoo longa, mas o cambio tira a diferença). Eu iria de; poder subir uma rampa com 70% de inclinação(vixe!!), na marcha lenta, a viajar numa "auto estrada"( no Brasil??? Bah!) a 120 Kms/H, a meros 1500RPM kakaka...
Anexo 221441
Anexo 221442
Anexo 221443