nao entendi nada dessa cx hahaha mas tb nem tentei ...
se o greenpeace ver essa fumaca toda ai interdita o planeta eehhehe
:)
Versão Imprimível
nao entendi nada dessa cx hahaha mas tb nem tentei ...
se o greenpeace ver essa fumaca toda ai interdita o planeta eehhehe
:)
[QUOTE=Troller-a-vista;1142285se o greenpeace ver essa fumaca toda ai interdita o planeta eehhehe:)[/QUOTE]
Vixi.....se virem a Milona então, como diria o gaguinho...fu..fu..fu..deu!!!:twisted:
[]s
cruzes... quantas marchas o cara fez ali??? me perdi nas contas...
é alavanca pra cima e pra baixo ao mesmo tempo... ta loco...
imagina o cara meio tchuco cambeando essa maquina aí...
É mais simples que as 113 6 marchas...
Caixa alta, caixa baixa, todas reduzidas, quem não está acostumado fica de boca aberta.
Puxa anel, bate no botão e depois volta com a lavanca para o local da primeira!
Mas é muito divertido! Um belo passa tempo!
Imagine a Milona com reduzida à vácuo no diferencial e botão na alavanca! 10 marchas com o escape assoviando a cada troca!
diesel: isso eh simples??? putz ...
ja vi umas 3x e o maximo que eu entendi foi: pra cima, pra baixo, pra cima, pra baixo, vira e vamos de novo! pra cima, pra baixo, pra cima, pra baixo (estilo axé!)
Bom dia!
Anexo uma "ilustração" do diagrama de dois modelos de cambios EATON, que grande parte dos "pesados" no Brasil usam.Os SCANIA série 4(114,124,164), tem um cambio 3+3x2(reduzida, fazendo 12 velocidades) + duas LOW(e duas marchas a ré, claro). Já tivemos(eu e meu pai), um SCANIA L75 ano 1961(isso mesmo), que modificamos a mecanica para 112 WH, e a transmissão original tinha um cambio 5 marchas, com caixa auxiliar(reduzida), que "reduzia" as 5 marchas , perfazendo 10 velocidades, tive que treinar bem,hehe, para conseguir engrenar a reduzida( em outra alavanca) ao mesmo tempo praticamente, que trocava uma marcha do cambio, sem "arranhar"a reduzida, pois não era sincronizada. Depois que trocamos e colocamos o 10 marchas da 112, ah... ai era uma alegria, engatar as 10, uma "atras" da outra, como se fala no meio.
Os antigos ALFA, FNM,FIAT180, tinham cambio 4 marchas com a reduzida separada(alavanca no painel), sistema semelhante aos SCANIAS L75.
Abraço
cara, é simples..resumindo;
Uma alavanca é um cambio normal, pensemos em 4 marchas: 1ª 2ª 3ª 4ª.
Ae tem a outra alavanca de duas posições, pra frente Reduzida, pra trás Simples.
Ae vai.. ta de 1ª reduzida, acelera.. embreagem, passa pra 1ª Simples, acelera... ae troca as 2 alavancas ao msmo tempo, puxa 2ª marcha e leva a outra pra Reduzida, ae acelera, embreagem.. 2 Simples... e assim vai.. 3 reduzida, 3 simples, 4 reduzida, 4 simples..
Miranda, isso é algo muito simples pra quem já dirigiu caminhão. pra ficar mais fácil, seria fazer o engate da reduzida por solenóide elétrico com botão na alavanca. Porém 2 alavancas é "charme". Imagina botar a patroa pra dirigir algo com 2 alavancas (ambas do carro :shock: )! Vai passar mais tempo esbravejando do que guiando...
sergio: com o diagrama ficou mais facil entender, ate que nao é dificil (na teoria).
agora entender é uma coisa, fazer é outra auheauhe
nao me arrisco a tanto nao..
mas pelo q entendi (se é q entendi), seria na realidade 2 cambios, um para puxar qdo ta carregado e a outra pra puxar em plano e com baixo peso. é isso??
Mas tipo nao iria se equivaler após sei lá a partir da terceira REDUZIDA com algo perto da segunda normal???
Em bikes ocorre isso, as vezes nao eh preciso cambiar todas as marchas pra se conseguir o mesmo efeito de "pesado" ou "leve" uma simples troca e conhecimento de engrenagem te da o mesmo resultado, gerando menor desgaste do conjunto motriz (no caso o ciclista), isso é util em subidas e em grandes distancias...
Imagino que ocorra o mesmo , ou nao?
.. hmm ... pensando bem, acho que nao entendi muita coisa nao auehauehae
entendi o funcionamento das duas alavancas :P só isso heheh
Isto se chama cruzar as marchas...
Se você estiver com o caminhão vazio, não precisa utilizar todas elas, ex.: Arranca em 3 simples, depois passa uma 5 reduzida e assim por diante...
Jás carregado com 42 ton em aclive, daí tem que cambiar: 1 re - 1 sim - 2 re - 2 sim - 3 re - 3 sim e assim por diante.
E não, não havera (como nas picapes) duas marchas com relação parecida (ex em picapes 3 reduzida = ou semelhante 1 simples), pois nos caminhões a redução é de 1/2 marcha 1: 1,5, já nas picapes agumas são 1:2 (ou 1: 1,8 ).
então, em caminhões uma segunda reduzida possui relação mais longa que a primeira simples e mais curta que a segunda simples.
Caro Troller:
Vamos por partes, aqui, pra eu tentar te explicar(e aos companheiros que ainda não tem ideía do negocio).
1- No diagrama, voce ve as posições, em que quando se chega ao "final" de uma "etapa" de marchas(tipo primeira a quarta/quinta), se volta na posição da primeira, se fazendo ai a quinta, se for cambio 8 marchas ou sexta se for cambio 10 marchas. Só que "tudo isso", está num unico cambio, que é composto pelo sistema de engrenagens normal(da primeira à quarta/quinta) e um sistema "PLANETARIO" que , funciona como uma T-CASE(explicando a grosso modo), só que tem uma relação calculada para "DAR SEQUENCIA NO ESCALONAMENTO" , nao repetindo "marchas iguais" nem colocando uma maior na frente da menor, na hora que abrir os anexos, entederá, tenho certeza( se voce dividir a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA PRIMEIRA MARCHA PELA RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DA SEXTA MARCHA, no cambio 10 MARCHAS, terá a RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DO "SISTEMA PLANETARIO", que faz a sequencia das marchas). Ai popularmente, a galera denomina "esta divisão" de "caixa alta" e "caixa baixa" . A utilização na pratica, do cambio, escolhendo em que marcha sair, se "pular marcha" ,etc. A vivencia, e "tato" com "bruto" de acordo à carga que se está cerregando, puxando, tracionando, é que vai dizer. Meu exemplo prático, no nosso antigo e saudoso L75, quando vazio, saia de sexta marcha, quando tava com uma carga entre 15 a 18 ton(O bicho era truk, e tinhamos uma "julieta", cerregávamos cana), sem a julieta, arrancava de terceira ou quarta(isto depois que trocamos a mecanica para o do 112 HW), mas com 45, 50 e até mais TONs, tinha que meter primeirona, pra "ALUIR"(como se chama arrancar, por aqui, kaka..) e ir "debulhando" pra cima( trocando marchas).
Esqueci de mencionar no post anterior, os "cambios 16 marchas"dos VOLVO, MERCEDES, também EATON, onde tem-se um sistema igual ao descrito acima, mais um sistema "GV" que "reduz" cada uma das oito marchas, fazendo "16 velocidades"
2- Para o Amador, é "simples" engrenar "cruzado"(como falou o Diesel), mas.... pega um L75 com 24 ton, pra "bater marcha" com a "caixa reduzida SECA" (sem aneis sincronizadores), não tendo a "posição de neutro" ou ponto morto, pra tu ver, ou um ALFA ROMEO(conhecido como João BOBO,kaka, ou mesmo o antigo FIAT 180, que era o "mesmo" João BOBO, com nova "roupagem"), pra ver se vai bem de "primeira"(na primeira viagem)!. O primeiro dia que trabalhei com L75, com o sistema antigo de transmissão, no outro dia perecia que eu tinha levado uma surra!! Mas a gente se acostumou.rsrs, e depois ficou fácil.
A gente teve também um CHEVROLET D-60 77, DETROIT, com diferencial TINKINHO reduzido(duas velocidades), que , com botão do acionamento (a vácuo), junto à manopla da alavanca do cambio, era "fácil" cruzar marchas.
Sabe, meu 4x4 dos sonhos, seria uma DODGE RAM ESTENDIDA 2001/2001, Motor CUMMINS ISBe 5.9(preparado a meu modo, obvio com a ajuda da BANKS POWER,hehehe... com 400Cv@2600RPM), com um cambio EATON FSO 6209 acoplado a T-CASE original, diferencial DANA 80 na traseira e DANA 70 na dianteira, com relação 2,60:1(isso mesmo!! muuuiittoo longa, mas o cambio tira a diferença). Eu iria de; poder subir uma rampa com 70% de inclinação(vixe!!), na marcha lenta, a viajar numa "auto estrada"( no Brasil??? Bah!) a 120 Kms/H, a meros 1500RPM kakaka...Anexo 221441
Anexo 221442
Anexo 221443
No USA existe um KIT overdrive da Gear Vendor que pode multiplicar por dois o número de marchas. Não fosse tão caro poderia resolver o problema dos câmbio sem Overdrive. A relação dele é de 1:1 e 0.7:1 e ainda permite que essas mudanças sejam feitas tanto de forma manual com um botão na alavanca do câmbio como de forma automática. Não precisa de usar a embreagem. Funciona com um câmbio AT de duas marchas e vai instalado na saída do câmbio original.
Seria perfeito para qualquer um dos caminhões 3/4 do mercado....