Será que não compensa usinar a partir de uma tarugo?
Dois palitos um torneiro faz uma dessas.
[]'s
Versão Imprimível
...Só tem que pensar bem em qual material utilizar....
As mangas da efe 4x2 são forjadas.... e a resistência de peças forjadas é diferenciada.
Se for para fabricar uma... terás que escolher bem o material, fazer um tratamento térmico e usinar ou retificar os assentamentos de rolamento e encosto do disco de freio.
Se a manga não empenou muito, tentaria recuperar a original...
Só uso graxa azul.
A manga não empenou, mas não gostei de ter que tirar a fogo. O uso do maçarico judia muito do aço, e isso pra mim é o fim. Essas pontas de eixo são usinadas em aço 1045, mesmo aço dos rolamentos. É bem resistente e possível de ser feito, porém será que um torneiro cobrará mais barato que a peça nova Spicer?
Quando eu mexi foi somente um lado. O que me dá problema é a entrada de água nos cubos, que nesse caso foi o que me forçou a trocar esses rolamentos na época. Coloquei o interno dessa marca GBR (acho que era essa) e o externo tinkem. O externo mesmo trabalhando atravessado e com calor poderia ser remontado, mas quando eu troco um troco o outro junto. A diferença da qualidade é absurda entre Tinkem e segunda linha.
Eu pretendo arrumar outra manga de eixo para deixar guardada e trocar quando mexer de novo, pois nunca se sabe o dia de amanhã...
Hoje resolvi olhar o outro lado. Água na graxa...
Limpei, troquei um dos rolamentos que estava começando a chiar, engraxei e montei. Aproveitei para trocar as ponteiras de direção e a barra curta. Alinhei e está pronta para outra!
Acho que vale a pena comprar Edi, se tu for mandar fazer o material não é o mesmo e pelo serviço não vai te sair muito diferente... E como diz um amigo aqui na fronteira: Pelo menos ainda tem peça, pior é se não tem.
Sobre rolamentos é melhor sempre primeira linha,SKF, NSK, Koyo, TINKEM, mas cuida o barato, tem muito rolamento pirata no mercado. Graxa deem uma olhada para que serve ela antes de comprarem, só por ser azul não quer dizer que serve para engraxar rolamento de roda, tenho usado as MOBIL aqui na granja na frota e olha que faz diferença as especificações dentro de cada marca. um abraço galera e sigo buscando a Femil4x4
Uso Marfak MP2, a melhor na minha opinião, e não é azul, fiz um teste sem querer, engraxei um portão, o trinco, a azul que usava saia fácil com a chuva, ai apliquei uma Molykote( Grafitada), tb saiu rapidinho, já Marfak demorou a sair e quando saiu ainda deixou uma camada bem fina.
isso varia de aplicação em aplicação ! por exemplo aqui usamos a shel retinax que agora é Gadus o nome ! já usamos vários tipos de graxa em pinos de pistão de concha ... nas carregadeiras e esta graxa foi boa porque dura sai bem facil na engraxadeira e não seca ficando dura e entupindo as graxeiras ,
tinha umas outras graxas que ficavam secas rápido endurecendo e ai não se conseguia colocar mais graxa no pino de articulação só tirando limpando o pino e pondo outra graxa !
mas isto nesta aplicação , num rolamento é diferente numa cruzeta também , e assim vai
tem graxa boa para cada aplicação !
Não lembro o nome da graxa que uso, pois comprei uma engraxadeira de 5 kg e enchi de graxa azul para rolamentos. Mas a marca realmente não faço a menor ideia. Sei que vem em potes de plástico azul escuro.
Uso petrobras Autolith 2.... é própria para rolamentos e tem aditivação de extrema pressão 2 (EP 2).
É para rolamentos e cruzetas.....