Tu que conhece meu amigo, que motor tem nessa balsa???
As correntes são show.
Olha a Azulona fazendo fumaça kkkkkkkkkkkkkk
Balsa em Laguna-Sc - YouTube
Azulona f-1000 4x4, fazendo uma fumaçinha kkkk - YouTube
Abraço
Versão Imprimível
Tu que conhece meu amigo, que motor tem nessa balsa???
As correntes são show.
Olha a Azulona fazendo fumaça kkkkkkkkkkkkkk
Balsa em Laguna-Sc - YouTube
Azulona f-1000 4x4, fazendo uma fumaçinha kkkk - YouTube
Abraço
Com certeza é algum 6 cilindros de algum Mercedes Benz, mas não é barulho de Scania e nem Volvo.
Ah! Essas fotos das F1000 me fizeram lembrar de um detalhe sobre o esquema de regulagem da BI. No outro lado da BI tem o parafuso de regulagem da rpm máxima, igualzinho ao da lenta, mas entre a BI e o motor. A regulagem original é em 3500rpm, porém dá para fazer cortar nos 4000rpm, o que faz entrar no vermelho mesmo na 5a marcha. Esse foi o detalhe que fez a minha F1000 andar legal quando fiz o video dela dando 180 (170 na verdade). Só que retornei a regulagem da rpm máxima pois é muito fácil o cara se passar da rpm quando está brincando ou fazendo "zerinhos". Para evitar quebras logo desfiz aquela regulagem. Na prática não muda muito do que tem, mas apenas permite alcançar uma rpm mais elevada.
Edin,
Estou pensando apenas em aumentar um pouco o diesel com pressão positiva, mas não quero que o LDA fique sempre pré-acionado.
Gostaria apenas de uma leve melhora quando há pressão positiva no coletor...
Sendo assim, devo apenas abaixar um pouco a rosca dentro da LDA? Quantas voltas você recomenda para minha necessidade?
Diferentemente da maioria, não quero aquela cortina de fumaça, apenas mais desempenho com pressão positiva...
Meu Sprint está desenvolvendo bem até as 3000 RPM, fica razoável até 3500 RPM, ruim de 3500 até 3800 RPM e praticamente morre acima desta rotação...
Conversando com um bombista, ele acredita que pode haver um pequeno desgaste na bomba de palhetas, que acaba não conseguindo gerar a pressão necessária em alta rotação...
Mas se a pressão estivesse baixa, ela não desenvolveria MUITO bem até as 3000 RPM...
Por este motivo, quero um pouco mais de diesel quando estiver com pressão positiva. Hoje ela não faz nada de fumaça em altas RPM´s, mas há 1 ano atrás e 30.000 km a menos, ela andava muito mais e fumava nesta mesma situação.
Abraço!
Diesel, o desgaste na bomba de palhetas é evidenciado de duas formas, primeiro o desempenho se torna linear, sem o pico de torque quando enche a turbina. Ela gradualmente vai parecendo com um motor à gasolina, e depois começa a complicar para ligar com o motor quente.
Essa rosca no pé da LDA é bem sensível, então não deve ter 2 voltas. Abaixa ela toda que antecipará um pouco a ação da LDA quando tiver pressão. Em vez de começar a abrir com 0,5bar, vai começar a 0,4bar, por exemplo.
Exatamente Edin,
Antes ela dava uma "patada" quando entrava a turbina, chegava a patinar na estrada de chão, e tinha que acelerar co parcimônia em curvas, mesmo no asfalto, pois ela jogava com vontade...
Agora a turbina entra de maneira bem mais sutil, não cola mais o corpo contra o banco e nem faz a mesma fumaça em alta.
O mais engraçado é que o comportamento mudou depois de 3 meses utilizando diesel S50... Meu bombista disse que esse é o motivo do desgaste precoce da bomba de paletas...
Vou baixar então a rosca da LDA, porém não seria melhor começar com uma volta? Até embaixo não fará MUITO mais fumaça?
Outra alternativa que tenho cogitado é a instalação de uma bomba elétrica em conjunto com um dosador HP...
Este mesmo bombista disse que gera um aumento significativo de potência. Ele possui dinamômetro na própria oficina, pois prepara vários caminhões de arrancada.
Outra coisa que estava pensando, se a bomba estiver com o ponto atrasado não geraria este mesmo sintoma? Bom desempenho em baixas RPM´s, e ruim em alta?
Abraço!
O ponto da BI pode deixar o desempenho pior se estiver atrasado, mas nesse motor ele não tem como o ponto se alterar se não mexer na BI, pois o ajuste é feito por arruelas entre a BI e a base que fixa a BI.
O diesel S-50 e agora o S-10, não servem para motores com BI mecânica. O próprio S-500 judia muito da BI, imagina o S-50!
A bomba elétrica fica boa, mas tem que ter alguma restrição para o retorno de diesel para o tanque, pois o excesso de volume retorna para o tanque, mas eu acredito que compense um pouco o desgaste da bomba de palhetas. O problema é que esse desgaste acaba por evidenciar desgaste em outras peças, e se não mandares trocar os reparos, a carcaça da BI acaba sendo condenada, ocasionando uma manutenção muito mais cara do que se fizeres a BI nesse momento.
Se baixar a base da LDA, talvez não altere a fumaça pois o Sprint é intercoolado. Porém, experimenta compensar o desgaste da bomba no débito. Abre 1/4 ou 1/2 volta que melhora o torque sem aumentar quase a fumaça.