Postado originalmente por
neilsonhenriques
Pequeno Junior,
O HDC é um mecanismo relativamente antigo (8 anos, no mínimo). O meu primeiro Freelander já tinha e era um espetáculo, tal qual do Discovery.
Pra ser sincero, usava mais por conforto do que por necessidade, mas em duas situações eu vi essa eletrônica salvar minha pele.
Estava com o Freelander passando o dia em Antillanca (Chile) e ficamos esquiando um bom tempo. Na volta, começou a chover grosso e a estrada (ladeira) virou uma mistura de barro com gelo. Na minha frente, umas Toyotas desceram (certamente reduzidas) com corrente nos pneus. Pareciam tratores de esteira. Não tomaram nem conhecimento da estrada, mas o Freelander descia escorregando, freio era a mesma coisa que nada, o carro continuava indo, meio sem controle, puxando muito a traseira (câmbio em tiptronic, 1a. marcha). Foi quando lembrei de ligar o HDC e o carro desceu exatamente como as Toyotas, totalmente reto e controlado, embora bem mais devagar.
Com o Discovery, tentei subir uma ladeira ingrime em Visconde de Mauá (indo pras cachoeiras do Santuário) e como tinha chovido bastante, no final da ladeira, o carro não foi nem por reza brava. Sambava de um lado até o outro da estrada e não subia. Os pneus de asfalto viraram 4 bolas de lama, sem aderência alguma. Tudo bem, aceitei que não dava e com bastante trabalho manobrei o carro na entrada de uma casa e desci uns 10 m de lado (câmbio em tiptronic, 1a. marcha com reduzida). Nem a reduzida estava me salvando porque não dava pra ver a borracha dos pneus, viraram barro puro. Ligando o HDC, acabou totalmente a emoção.
Pelo menos nos Land Rovers, o HDC não aciona freio motor. Ele usa o ABS para frear o carro 1000 vezes por segundo (faz um barulho infernal) e o carro desce muito lentamente. Se acelerar, ele "ignora" o HDC.
É uma eletrônica maravilhosa, gente. Nessas duas situações de aperto que passei, não imagino o que teria feito se não tivesse aquele botãozinho ali no console. Salvou minha viagem por duas vezes.
O fato da Ranger e da Amarok terem essa invenção genial só bota mais distância entre elas e as carroças dos concorrentes.
Abraços com HDC, :concordo:
Neilson