Na verdade tem-se potência e torque em todo regime de rotação do motor, só que pelo fato dele ser 16v. (possuir mais que as 2 válvulas necessárias por cilindro) possui uma melhor performance em médias e altas rotações (dependendo do projeto e aplicação do motor).
Mais é errado dizer que só aparece aparece torque após os 3000 RPM.
Note que o torque do motor 1.8 16v. é muito superior ao motor 1.4 8v. (no etanol) a diferença chega a ser superior a 50%, ou seja o motor 1.8 possui 50% a mais de torque, só que o pico máximo se dá a 1000 RPM acima.
Eu não achei a curva de potência e torque desses motores. Mais creio que o motor 1.8 16v. nas mesma 3500 RPM gera mais torque que os 12,5 kgf.m do 1.4.
O fato da subida, se deve ao peso da strada ser cerca de 150 kg mais leve e sua relação de diferencial ser bem mais curta (4,40:1, ante 4,067:1 da Palio Adventure). Pneus e relações de marchas são iguais.
[]s