Problema dos motores 16 V sem comando de valvula variado.
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Postado originalmente por
leobnaval
Daniel, só faltou incluir a influências das relações de marcha, diferencial e tamanho dos pneus, pois todos estes fatores influenciam no real torque que chega as rodas.
Além do que a potência não seria a unidade de medida ideal para se considerar nesses comparativos e sim o torque.
De nada adianta ter um super motor se as relações de marchas e diferencial não forem adequadas.
Edmar acretido que por este motivo a strada 1,4 suba melhor que a adventure 1,8. Pois a relação final da strada deve ser mais curta que a da adventure o que se traduz em maior torque na roda, visto que por ser um utilitário ela precisa vencer rampas com peso total na caçamba.
[]s
Todos sabemos que existem problemas nos motores 16V sem comando de valvula variado, que a força e o torque aparecem após os 3000 rpm, no motor 1.4 8V o torque maximo aparece em:Torque máximo (kgf.m)12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm e o do motor 1.8 16V em Torque máximo (kgf.m)18,4 (G) / 18,9 (E) a 4.500 rpm, ou seja o torque no motor 1.4 "teoricamente" esta mais disponivel do que no motor 1.8 16V, em menor rotação. Motor excelente de torque era o 1.8 8V pois com 2.800 rpm o torque estava todo presente.