Nesse dia estava chovendo?
Citação:
Postado originalmente por
LuizBHZ
Meu relato de porque acho que vale a diferenca do diesel para gasolina (4cilindros, pois os v6 sao outra historia)
Ano passado estava indo em um enduro de moto chamado Ibitipoca Off road. É uma prova que sai de Juiz de Fora,MG e vai ate o Parque nacional do Ibitipoca. Enfim, pra quem nao conhece, para se chegar ao vilarejo do ibitipoca, sobe-se uma subida bem ingreme feita de calcamento de pedras que no seco ja é escorregadio. Porem, ate carro mil sobe se o tempo tiver ok. So existe um cutuvelo bem fechado que se tiver chovendo, pick ups necessitam de 4x4 pq a traseira fica derrapando. Nesse dia eu ia subindo na minha ranger com 5 pessoas dentro, moto na cacamba e mais bagagens de segunda marcha sem tracao 4x4. Quando estava chegando perto desse cutuvelo e ja reduzindo para primeir marcha, me deparo com uma ranger cab dupla xlt a gasolina parada. Tinha o motorista mais duas mulheres dentro, a cacamba com bagagens e rebocando uma carretinha vazia. Parei e perguntei o que tinha acontecido, e o motorista me disse que ele parou o carro e nao conseguia arrancar naquela subida. Como ja tive ranger sport na minha casa, sei o que o motor nao eh fraco, que naquela situcao daria conta do recado sim. Ai desci, fui direto pensando. Esse cara deve tar dando mancada e deve ter queimado a embreagem. Pedi que ele tentasse arrancar e o carro patinava , arrancava mas nao consegui embalar, dar rotacao e morria. Embreagem nao era. Ai fui eu tentar, queimando embreagem para tentar arrancar com um giro mais alto e embalar...nada, simplesmente nao tinha forca!! nao subia. Solucao? descarregar o carro, desengatar a carretinha e vir embalado. Ou seja, o cara teve que voltar de re, embalar desde la de baixo pra conseguir subir...ai foi..e teve vir depois pegar a carretinha e bagagem numa diesel!
Quando eu retornei pra minha ranger, lebrei de ter comentado com meus amigos, todos jipeiros e com experiencia, nessas horas os 20-30 mil de diferenca da gasolina pra diesel, é barato e vale muito a pena. Ate brinquei, se tivesse comprado a gasolina ao inves da diesel(cogitei isso qdo comprei), e acontecesse isso comigo, vendia ela barato ali na hora pro primeiro que passasse e voltava de carona hehhehehe
Brinacadeiras a parte, nao estou querendo falar que a gasolina ruim, ela so nao serve para certos tipos de uso. Para outros atende muito bem.
Enfim so minha opniao.
Abs
Não conheço sua região e muito menos a serra que você sitou, mas pra quem conhece a serrinha de Taubaté, sentido Ubatuba a Taubaté, a diferença é que lá é asfalto mas em termos de cotovelo, lá você sai de um e entra em outro e com chuva então é coisa de doido só quem viveu essa experiência em subir com chuva sabe do que to falando, já subi com strada flex 1.4 sem problema algum lógico em primeira marcha, motor grita alto mas já subi e olha que to falando de motor 1.4, acredito que essa ranger não subiu por causa do motor a gasolina deveria tá com outro problema, entendo que motor a diesel tem mais pegada sem duvida e 4x4 é o cara, mas não vamos generalizar com os motores e achar que só os diesel são melhores!!