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Convex Datacenter
  • #3253
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Neto Morruga Ver Post
    Discordo plenamente,e quem tem ranger 4cc sabe do que estou falando,elas andam muito bem(a 2.5 e as mais novas 2.3 16v)tanto em estradas pavimentadas simples quanto dupla,e tem um bom torque para ultrapassagens tranquilas,confortáveis e silenciosas.
    Agora carregadas ou em subidas de estradas de chão ai tenho que concordar que as diesel são melhores,mas o cara compra uma 4cc
    e querer por peso e andar no barro não da.
    Mas a ranger 4cc anda muito bem sim.
    Citação Postado originalmente por edmar jamil Ver Post
    Vou fazer um comentário rápido e breve até agora não to conseguindo entender o porque acontece isso, trabalho num edifício que a garagem do sub solo é terrível além de ser íngreme tem curva, tenho uma strada 1.4 2010 e uma adventure 2012 1.8 16v ta com 4 mil km, a 1.4 que se não me engano deve ter de 80 a 90 cv subo a rampa sem problema tranquilamente e compensação com a 1.8 16v 130 cv é um pesadelo subir com ela, aliás não comprei um picape maior porque não entra porque existi uma viga de sustentação que pega no teto! Será que essa dificuldade de subir não seria por conta do motor 16v?
    A resposta para tudo isso é uma única: Curva de potencia (esquece essa conversa de torque - o torque que chega as rodas é variavel a cada marcha que você coloca - essa conversa de torque é coisa de Autoesporte e 4 Rodas)

    A curva de potencia dos motores 1.4 são mais mansas que a do 1.8. E essa curva de potencia mais mansa, quando perde rotação, perde MENOS potencia que um motor com uma curva de potencia mais acentuada.

    Quer um exemplo? Minha atual F-1000 tem 133cv@2800rpms. Uma Ranger 2.3 tem 150cv@5.250rpms. Teoricamente o desempenho da Ranger a gasolina em situações de aclive e mesmo de lama deveria ser melhor que o da minha F-1000 por conta da potencia, certo? Errado. Na faixa de uso do MWM, este terá mais cv's disponiveis que o Duratec e te asseguro que enquanto em 2800rpms o meu MWM tem 133cv, o Duratec deve ter os seus 80cv o que faz toda a diferenca do mundo.

    Seguindo essa linha de raciocínio, você pode extrapolar este conceito para sua Strada (cujo motor 1.4 deve ter uma curva de potencia mais adequada que a 1.8), para a questão diesel versus gasolina (os motores a diesel tem uma curva de potencia bastante favorável em relação a rotação) e por ai afora.

    O conceito "torque" num motor é importante apenas para podermos avaliar o quanto de potencia disponivel teremos ao logo da faixa de rotação - um motor "torcudo" em baixa rpm indica que teremos uma potencia disponivel excelente em baixa - um motor de pouco torque indica o oposto. Mas o que confere as caracteristica de força, arrancada, desempenho, velocidade é a potencia disponivel.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3254
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Daniel, só faltou incluir a influências das relações de marcha, diferencial e tamanho dos pneus, pois todos estes fatores influenciam no real torque que chega as rodas.

    Além do que a potência não seria a unidade de medida ideal para se considerar nesses comparativos e sim o torque.

    De nada adianta ter um super motor se as relações de marchas e diferencial não forem adequadas.

    Edmar acretido que por este motivo a strada 1,4 suba melhor que a adventure 1,8. Pois a relação final da strada deve ser mais curta que a da adventure o que se traduz em maior torque na roda, visto que por ser um utilitário ela precisa vencer rampas com peso total na caçamba.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #3255

    Problema dos motores 16 V sem comando de valvula variado.

    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Daniel, só faltou incluir a influências das relações de marcha, diferencial e tamanho dos pneus, pois todos estes fatores influenciam no real torque que chega as rodas.

    Além do que a potência não seria a unidade de medida ideal para se considerar nesses comparativos e sim o torque.

    De nada adianta ter um super motor se as relações de marchas e diferencial não forem adequadas.

    Edmar acretido que por este motivo a strada 1,4 suba melhor que a adventure 1,8. Pois a relação final da strada deve ser mais curta que a da adventure o que se traduz em maior torque na roda, visto que por ser um utilitário ela precisa vencer rampas com peso total na caçamba.

    []s
    Todos sabemos que existem problemas nos motores 16V sem comando de valvula variado, que a força e o torque aparecem após os 3000 rpm, no motor 1.4 8V o torque maximo aparece em:Torque máximo (kgf.m)12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm e o do motor 1.8 16V em Torque máximo (kgf.m)18,4 (G) / 18,9 (E) a 4.500 rpm, ou seja o torque no motor 1.4 "teoricamente" esta mais disponivel do que no motor 1.8 16V, em menor rotação. Motor excelente de torque era o 1.8 8V pois com 2.800 rpm o torque estava todo presente.

  • #3256
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Daniel, só faltou incluir a influências das relações de marcha, diferencial e tamanho dos pneus, pois todos estes fatores influenciam no real torque que chega as rodas.

    Além do que a potência não seria a unidade de medida ideal para se considerar nesses comparativos e sim o torque.

    De nada adianta ter um super motor se as relações de marchas e diferencial não forem adequadas.

    Edmar acretido que por este motivo a strada 1,4 suba melhor que a adventure 1,8. Pois a relação final da strada deve ser mais curta que a da adventure o que se traduz em maior torque na roda, visto que por ser um utilitário ela precisa vencer rampas com peso total na caçamba.

    []s
    X2 .... explicação do Daniel + do Leo, respondem aos questionamentos da galera que está nessa dúvida sobre Gasolina X Diesel X 2.5 x 2.3 x Motores(x)
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3257
    Exatamente, falta torque em baixa pra sair na subida com muito peso.
    Troller T4 3.215- BF MUD 305-R17 - WARN ZEON 10
    Ranger XLT 3.2 2018 - BF AT 285 r18
    Ex -Amarok High 16- Hilux 3.0 SRV/Top 08/13- Ranger 3.0XLT 09

  • #3258
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Exatamente estão
    confundindo as coisas, a camionete não subia devido a falta de tração...
    Exatamente, falta torque em baixa com o veiculo carregado e para arrancar em certas situacoes fica dificil. Potencia tem, mas torque em baixa nao. Essa foi minha impressao.

    Obs: desculpa ai, mas nao consegui apagar o post acima..
    Troller T4 3.215- BF MUD 305-R17 - WARN ZEON 10
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  • #3259
    Citação Postado originalmente por edmar jamil Ver Post
    Não conheço sua região e muito menos a serra que você sitou, mas pra quem conhece a serrinha de Taubaté, sentido Ubatuba a Taubaté, a diferença é que lá é asfalto mas em termos de cotovelo, lá você sai de um e entra em outro e com chuva então é coisa de doido só quem viveu essa experiência em subir com chuva sabe do que to falando, já subi com strada flex 1.4 sem problema algum lógico em primeira marcha, motor grita alto mas já subi e olha que to falando de motor 1.4, acredito que essa ranger não subiu por causa do motor a gasolina deveria tá com outro problema, entendo que motor a diesel tem mais pegada sem duvida e 4x4 é o cara, mas não vamos generalizar com os motores e achar que só os diesel são melhores!!
    Caro Edmar;

    Nao estou querendo falar que um é melhor que o outro nao. Cada um com sua necessidade. Nao estava chovendo, porem o piso é de calçamento bem irregular e pedras lisas. Sim, la sobe ate carro 1.0, embalado no seco. So quis relatar que uma ranger a gasolina com muita carga e reboque, tava passando dificuldades para arrancar no topo do morro (Pq o motorista parou ali, eu nao sei). O motor tava ok.Faltou foi torque mesmo. Minha intencao, era so mostrar para algumas pessoas que tem duvida na compra entre a gaso e a diesel, onde e qual tipo de uso vai fazer diferenca. Na cidade, na autoestrada nao faz. Agora em situacoes fora do normal, do cotidiano, extremas,uso severo, a diferenca de valor do diesel para gasolina se paga. Nao é questao de achar que o diesel e sempre melhor, e sim de saber a real necessidade dele ou nao.

    Abs
    Troller T4 3.215- BF MUD 305-R17 - WARN ZEON 10
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    Ex -Amarok High 16- Hilux 3.0 SRV/Top 08/13- Ranger 3.0XLT 09

  • #3260

    Exemplo da ranger!!

    Citação Postado originalmente por LuizBHZ Ver Post
    Caro Edmar;

    Nao estou querendo falar que um é melhor que o outro nao. Cada um com sua necessidade. Nao estava chovendo, porem o piso é de calçamento bem irregular e pedras lisas. Sim, la sobe ate carro 1.0, embalado no seco. So quis relatar que uma ranger a gasolina com muita carga e reboque, tava passando dificuldades para arrancar no topo do morro (Pq o motorista parou ali, eu nao sei). O motor tava ok.Faltou foi torque mesmo. Minha intencao, era so mostrar para algumas pessoas que tem duvida na compra entre a gaso e a diesel, onde e qual tipo de uso vai fazer diferenca. Na cidade, na autoestrada nao faz. Agora em situacoes fora do normal, do cotidiano, extremas,uso severo, a diferenca de valor do diesel para gasolina se paga. Nao é questao de achar que o diesel e sempre melhor, e sim de saber a real necessidade dele ou nao.

    Abs
    Este exemplo da ranger é o mesmo de quando temos que subir um aclive de ré com carros de tração dianteira, falta de potência e força somada a falta de aderência. Na ranger 2.3 colocando uns 400 kg na carroceria no eixo traseiro ela subiria entretanto "gemeria" igual a uma doida, mas subiria. Ela patina por causa da falta de aderência e da ausência de força em baixa rotação. A falta de potencia e força é compensada pela alta aceleração, ou seja, quanto mais acelera para ter mais força mais a roda gira não tendo aderência "escorrega". No motor a diesel a força esta presente, geralmente, em menor aceleração, a probabilidade de "escorregar" é menor.

  • #3261
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Caraca fiquei quase 20 dias sem acessar o forum e nada ainda de Ranger diesel???? Piada né....
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

  • #3262
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    Diante de uma reduzida, a Ranger a gasolina poderia sim vencer a tal famigerada rampa, desde que houvesse atrito suficiente entre as pneus do eixo traseiro e o substrato de apoio.
    E cabe uma observação: há comentarios que as rangindras tem injeção diferenciada das antecedentes, onde a ausencia de potencia em baixa rotação fica mais evidente.
    Recorrendo a minha memoria, desconheço situação que a ranger deixou-me na mão ou passei sérias dificuldades.
    Para quem é de Brasilia sabe, a saída do estacionamento do Venancio 2000 é trash, ranger com caçamba cheia de entulho (uns 300kg) e mais um ao lado, com mais medo que eu..., parei no meio da rampa por duas vezes e ... tudo normal.... foi embora.
    4X4 Brasil

  • #3263
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    mt doida! com um diretão canta a turbina! e os adesivos na tampa traseira....show de bola! quem encara?!


  • #3264
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    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    mt doida! com um diretão canta a turbina! e os adesivos na tampa traseira....show de bola! quem encara?!

    O vídeo só prova o quanto a Ranger tá robusta... enquanto que tem outras que não pode nem instalar alarme senão queima a ECU (?)...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

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