Cara, em relação ao desempenho do motor, indiscutivelmente é o melhor da atualidade. Falo porque andei na Amarok Highline 8AT, Hilux 3.0 5AT e na Nova S10 2.8 6AT. Trata-se de um motor de 5 cilindros, 20 válvulas, turbodiesel de geometria variável, 200 cv de potência e 47,9 kgf de torque. Pisou, respondeu. Arrancada e retomada inigualável. Anda demais.
Falando da suspensão, pra mim a ford conseguiu chegar no equilíbrio perfeito. Não é aquela maria mole da nove S10, que gera conforto mas perda em estabilidade, e nem, mas longe mesmo, aquele burro bravo da antiga ranger 3.0, que gerava estabilidade mas perdia em conforto. A suspensão consegue ser firme e gerar conforto ao rodar, mesmo em pisos mais irregulares. Aliado ao controle de estabilidade, você faz o que quiser da picape sem deixar de perder em conforto. Nos primeiros quilômetros eu pensei que era dura, mas é porque tive como base a minha antiga camionete, a Nova S10. Só depois pude perceber, junto com o elogio do meu sogro que sempre odiou a suspensão das picapes ford, que ela tem a calibragem ideal.
Curvas fechadas, arrancadas violentas ou transporte de carga, faz você se sentir no comando e não ter medo de nada, pois o sistema de estabilidade prega a picape no chão. Daqui pra frente acredito que isso deve ser OBRIGATÓRIO em picapes, pois transmite muita segurança ao rodar.
A capacidade de frenagem nesse primeiro hum mil km não me convenceu. Achei que poderia ser melhor, pois é um carro pesado e muito rápido. Tive a primeira impressão que não segura a bruta. Mas a medida de as pastilhas de adaptam aos discos tenho sentido melhora nesse quesito.
O que posso dizer é que realmente é um produto inovador e superou e tem superado todas minhas expectativas. A medida que for sentindo e conhecendo o carro vou passando minhas impressões. Não sou um apaixonado ford e nem romancista, estou sendo apenas sincero e expressado minha satisfação com a viatura.
Anexo 373828Anexo 373829