boa noite sou novo aqui e estou querendo trocar as buchas e os 4 pivo da minha f1000 94 94 alguma dica de marca para as buchas e pivo ?
Versão Imprimível
boa noite sou novo aqui e estou querendo trocar as buchas e os 4 pivo da minha f1000 94 94 alguma dica de marca para as buchas e pivo ?
Reinaldo. Bem vindo ao nosso fórum!
Pivôs se encontrares da TRW, e buchas da Axios. São peças um pouco mais caras mas são as mais duráveis. Essas buchas por exemplo, duram pelo menos 5x mais que qualquer outra. Já usei borrauto e outra genérica que não lembro. Ambas não duraram um ano... As axios que coloquei há 3 anos atrás estão excelentes ainda.
A tua F1000 é 4x2 ou 4x4? Se for 4x4 pede pelas buchas de balança da Ranger 98/...
boa noite obrigado pela dica encontrei um pequeno problema não sei se e normal das f1000 mas os parafusos da buchas eles ficarão com uma pequena folga e normal ? ai abortei a troca delas e so troquei os pivos vou ver se da para colocar fotos aqui e tira esta duvida
Reinaldo, não devem ter nenhuma folga. Se a folga for por desgaste dos parafusos, então tens que trocar os parafusos também.
boa noite edintruder desculpa pelas perguntas mas depois de passar por vários mecânicos e acompanhar o trabalho deles na f1000 percebi que mesmo cem ter experiencia faria o serviço com mais perfeição por isso resolvi eu mesmo fazer a manuteçao da minha f1000 mas tenho varias duvidas por exemplo tem uma folga na roda traseira que vai para fora e para dentro já comprei os rolamentos so que não sei por onde sacar eles vi videos que cortao o anel e o rolamento nao sei se e desta maneira a 2 meses atras tive que troca a caixa satélite ela quebrou toda mas não afetou o pião e nem a coroa a roda trazeira travo e quando ando cinto vibrar a alavanca de macha não sei oque pode ser eu mesmo fiz a troca andei uns 400 km com medo as buchas vou verificar os parafusos nem lembrei vou ficar mais atento a detalhes como estes obrigado ainda tenho duvidas qual o motor so sei que mwm 229 não sei qual a serie serie motor bomba injetora obrigado
Reinaldo, essa folga lateral do eixo traseiro é comum em todos os eixos traseiros. Vais colocar os rolamentos novos e eles também terão essa mesma folga. Cerca de 6 mm, mais ou menos
Primeiro precisas saber exatamente qual é o teu eixo traseiro. dana ou Braseixos.
Se for dana, basta remover os 4 parafusos que fixam a campana do freio traseiro no flange da manga de eixo traseiro e puxar pra fora que o conjunto, de flange de retentor, retentor, rolamento e semi eixo vem completo. Daí podes cortar com disco de corte o anel de pressão no semi-eixo que trava o rolamento. Coloca o rolamento novo, aquece bem o anel de trava novo e coloca no lugar ainda bem quente.
Se for o diferencial braseixos, tens que tirar a tampa do diferencial e no miolo do diferencial soltar as presilhas nas pontas internas dos semi-eixos. Daí basta puxar os semi-eixos que os rolamentos ficarão no lugar. Mas o rolamento não sai muito fácil não. Não lembro ao certo que tens que soltar o retentor ou não.
Os dois modelos de eixo tem a folga lateral, porém os danas batem mais pois usam rolamentos cônicos, o que geram esforço sempre para "fora".
Então, só troca eles se estiverem realmente ruins, pois dificilmente necessitarão de trocas. Para ver se tem algo errado, o ideal é trocar o óleo do diferencial e ver se tem metal em suspensão no óleo.
Edin,
Uma das manutenções preventivas que está pendente é a troca dos rolamentos do meu eixo Dana 46. Por terem a fama de "perder a roda", fora de bobagem kkkkk, gostaria de fazer essa manutenção. Você comenta de trocar apenas se estiverem realmente ruins.....mas como faz? apenas olha o óleo se tem limalhas ou existe alguma outra coisa para checar? No caso do Dana não seria aconselhável fazer essa troca periódica para evitar problemas graves?
Abraço!
boa tarde eu troquei o óleo pois a 3 meses tive problema com a caixa satélite eu mesmo troquei
parece que o carro esta andando mais firme na saída vou esgotar o óleo e dar uma verificada o eixo aqui e dana e não sei se e 44 ou 46 se ISO for medidas ? o óleo do diferencial que lubrifica os rolamentos ? eu já comprei retentor e os rolamentos do eixo e do diferencial e da caixa de cambio coxim da frente e trás do motor quero dar uma geral nela eu gosto de fazer a manuteçao dela nas horas de folga ela tbm tem uma folga na coluna da direção bom moral da estoria 5 anos 100 da problema ai e já viu
depois de 3 meses ainda não sei pq ela quebro a caixa satélite ela não deu nenhum barulho so deu uma travada na roda traseira e pronto o brigado pela dica do calor no anel e pela dica dos parafusos da bucha
edintruder já fis varias modificações que vi aqui ja coloquei uma cantoneira na longarina ficou muito bom .
Bruno, troca rolamentos traseiros se estiver roncando ou se tiver folga axial. É importante que rolamentos traseiros sejam os melhores que tiverem, pois se colocar rolamento ruim logo ele estragará. Na minha ex-ranger eu mexi em vão. Desde que estou com a minha F1000 ainda não mexi nisso.
Reinaldo, os rolamentos traseiros recebem óleo do diferencial, por isso é importante verificar o nível sempre que puder. Dana 44 e 46 são os modelos. O dana 46 na prática é um dana 44 reforçado para suportar maior torque,
Valeu Edin. Tem um vazamento na junta da bola do dif. Quando abrir pra tirar essse vazamento, faço essa verificação da folga.
Abraço!
boa tarde eu tenho que trocar os rolamentos dianteiro da f1000 94 eu encontrei da marca timken e boa ? aqui no estado pedirão 68,00 em cada 1 no mercadolivre ta 23,00 cada 1
para tirar o que esta no carro e muito complicado ? a graxa para rolamento tem marca ?
Tinkem, FAG ou NSK são os melhores, depois KOYO e SKF.