Postado originalmente por
caio-mecer
Valeu amigo. Ainda quero tirar muitas dúvidas, pois esse é meu primeiro "carro velho" e um sonho de infância. Como falei estou reformando a F 1000 toda, devagarzinho, pra ir adequando ao meu orçamento, já que sou servidor público. Já terminei a suspensão dianteira, e hoje foi desmontado todo o motor. Na sexta vou levar o virabrequim e os 4 cabeçotes na retífica para dar uma revisada, comprar os kits, bomba de óleo nova, joga de bronzinas de biela e mancal, além das juntas dos cabeçotes e carter. Já cotei o preço das peças e falta apenas ver quanto vai sair na retífica, mas até me surpreendi um pouco com manutenção simples e "barata" do 229 em comparação com outros motores a diesel. Um amigo deu uma revisada geral num série B da máquina Case dele e saiu uma "facada" bem alta em comparação com o 229. Vou também revisar a bomba e bicos e queria aproveitar pra já dar um grau no radiador. Como ela originalmente era motor Falcon a gasolina e foi adaptado o 229, com caixa e diferencial, eu vejo que ela tem aquele radiador mais antigo, sem reservatório de expansão do líquido, de modo que coloca-se água direto no radiador. Ocorre que sei muito bem o que a água "in natura" faz com as camisas e as galerias internas, do motor, além do próprio radiador e mangueiras. Tudo enferrujado e com aquela crosta. Minha dúvida é se compensa passar a usar fluido de arrefecimento nesse radiador antigo, sem reservatório de expansão, ou se é melhor investir em um novo?