A diferença entre cv nas rodas e cv no motor é a seguinte:
É pq nem toda potencia do motor chega nas rodas e parte dela é disperdiçada no sistema de transmissão embreagem, caixa e principalmente o diferencial.
Sak?!
Versão Imprimível
Pd dxar q vou csg pra ti sim...
Tou comprando esses dias o meu ainda 0km, devo rodar +/- 1 ano e dps vou da uma reprogramada, por oq vejo o pessoal falandi aki e pela proximidade vou procurar o Mauricio Reiko tbm, tem poucas ou quase nenhuma reclamação dle e pelo visto o carro dve fikar um canhão, só estou cm duvida realmente nessa cavalaria aumentar esse tanto, pq PARTICULARMENTE(dxar bem claro q isso é uma opinião minha, conhecedor de carro a GASOLINA e NADA conhecedor de carro a DIESEL) axu mto sak, mas tbm por oq ja aprendi aki, Diesel PARECE ser mais fácil, claro, vc SABENDO oq ta fazendo, cm é o caso do Mauricio Reiko cm vejo os cmt por aki!.
São PAULO o centro dle neh!?!?
vlw!
Não é de hoje que se fala em reprogramação de viaturas aqui no FORUM 4X4 BRASIL. Isso é tema bem antigo, e com muita coisa postada em diversos tópicos, e com diversas pessoas habilitadas para fazer esse serviço de cordo com as necessidades dos que o procuram...
Antes de se dar continuidade a essa caça as bruxas que estão fazendo por aqui, seria bom uma pesquisa, um pouco do histórico desse assunto...
Eu sou Fisioterapeuta, não mexo com motores, mas tenho sim uma incrível curiosidade e diversos conhecidos que o fazem, dos mais radicais aos mais puritanos, e tudo de acordo com a freguesia de cada um, pois entendo que existe espaço para todos... Eu os conheci quando estava exatamente pesquisando sobre o assunto para reprogramar o meu troller...
Aos colegas que estão realmente interessados no assunto, recomendo a leitura COMPLETA desses 2 tópicos que coloco aqui, dentre outros:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=20022
Tem muita coisa boa por aqui...
E deixo uma pergunta aos colegas preparadores de motor...
A Ford mente quando diz que o NGD original do troller tem 163CV??
Falae Medina...
se vc não pode, talvez eu possa postar somente o link dos depoimentos...
respondendo a quais carros ele, Medina, preparou, nos depoimentos tem os mais variados carros, desde Porsche até TR4, passando por Troller, F250 e RAM.
meu depoimento reflete o auxílio que ele vem dando desde o dia em que comprei meu carro, sobre os equipamentos e ups que é necessário fazer para poder enfrentar uma trilha com certa tranquilidade - é como se ele fosse um "personal car stylist" ou um preparador de carros pessoal.
segue o mencionado link sobre os depoimentos das pessoas para as quais ele já preparou o carro: http://sfichips.com.br/website/depoimentos.html
abs
Brother, tem um TopDyno na Pollysom... Pra procurar o Claudio, o dono!
Telefone: (71)3334-8094
O endereço só me disseram q era na pça colombo(Rio Vermelho)- Salvador-BA
Ver lá, e manda os gráficos pra agnt aki, putzzzzz, mtoooooo curioso aki...
Só esperando vender meu carro(Punto 1.6 16v vermelho MAGMA 2011, rodas aro 17", reboque, IPVA 2011 pago, ngm aki qr não??? 15.000km rodados tou pedindo 43.000 Um novo ta 48.000 e ainda tem 4.500 em rodas e pneus, tou doidin pra pegar o Troller logo...
Vou usar cm meu carro de cidade tbm, algm faz isso por aki!?!?
abraço!
Passei meu carro original no Dinamometro e o resultado foram 157cv no motor.
O Dinamometro de rolo não dá, com precisão, a CV no motor. O que ele faz é, após a puxada, quando o carro está desacelerando, ele calcula esse "peso" que é gerado pelo conjunto mecânico Cx, cardan, eixos.
Assim ele "sente" o quanto tem de arrasto e gera um número aproximado de cv no motor, como base nos CV reais da roda.
O ideal é sempre passar o carro antes e depois, pois como dito aqui, tem muito dinamometro "bombado" por ai.
PESSOAL NAO CONSEGUI EDITAR MINHA MENSAGEM DE CIMA, ENTAO ESCREVO ELA AQUI DE NOVO POREM AGORA EDITADA, JA QUE ESCREVI ALGUMAS COISAS ERRADAS E ESQUECI DE MAIS ALGUMAS INFORMACOES...JA PEDI QUE FOSSE APAGADA, SENAO EH SO IGNORA-LA E LER ESTA AQUI:
Eh, realmente eu tambem gostaria de ver nao so um senao varios graficos de distintos troller's chipados (220,240,250,270 e 280) pra ver realmente quanto dao e como se mostra a curva, o turbo lag etc.
Um dos graficos que vi foi o da unichip, se nao lembro errado vi no site da nascar chips ... DUDA os caras te deram um grafico do resultado? ... eh legal ver como ficar a curva e compara-la com a original.
Respeito a potencia do troller eu nao acho que estejam mentido porque no propio site da mwm-international fala que este motor pode ter entre 140-185 hp (dependendo do ajuste da montadora) ... entao 163 hp no motor eu acho 100% valido, mas esse valor fornecido pela montadora FORD eh em condicoes ideais ... montando o carro no dinamometro as condicoes nao sao ideias, nao esta ao nivel do mar por exemplo, se estiver ou nao amaciado, densidade do ar, temperatura externa, estado dos filtros, bicos etc etc etc ... alem do erro do dinamometro pode dar alguma diferenca.
Como ja o duda falou, realmente eu acho que sempre ira a dar menos que o que a montadora fala devido aos fatores que falei ali encima .. entao tendo entre 150-160hp no motor original acho bastante valido..... se bem que tem execoes de carros de outras marcas que vem com mais hp do que a fabrica fala falam pra evitar impostos etc, mas ai eh papo de outra hora.
http://www.mwm.com.br/pages/produtos/popSubSeriesFicha.asp?idSubSerie=37
Se todos os que regrogramam troller fornecessem seus graficos de alguns do seus clientes com NGD, seria muito melhor pros clientes escolherem ... alem de melhorar o produto ... teriamos grafico da sfi, da prado, da nascar e do reiko que eh, segundo tenho lido aqui no forum, o "experto" na materia ...porem eu nao reprogramei o meu entao nao se dizer ... o importante eh ver os graficos, ver que de repente fica sim com 240 hp no motor mas com uma puta curva inclinada, ou fica mais reta que a original, que a preparadora X deixa o carro com menos hp que a preparadora Y porem com uma curva de potencia mais reta e constante ... poderiam fazer o seguimento de alguns clientes e ver quanto eles fazem no controlar no teste de opacidade pra ver se sao ou nao aprovados, fornecer valores da EGT pra ver se vamos ou nao danificar nossas turbinas caso forcemos o motor ... tudo isto acho indispensavel ou no minimo imporante ... ja que eh um investimento consideravel pra muitos de nos e para o mesmo eh muito importante saber tudo ao respeito do mesmo.
A procura de graficos de NGD chipados!!
abs!
Andres.
Eu passei muito tempo realmente pesquisando sobre esse assunto antes de reprogramar meu Troller, antes mesmo de recebe-lo, pois comprei em agosto de 2008 para receber o modelo já novo em março de 2009.
Revirei tudo mesmo, pesquisei por aqui, bem como em outros sites e entrei em contato com as pessoas que mexiam com isso pessoalmente ou por e-mail...
Nesse meio tempo, várias pessoas passaram a trabalhar com isso, e tive a oportunidade de conversar com elas. Aqui mesmo em Fortaleza, os Trollers, quase todos, passaram a sair com os módulos já reprogramados antes mesmo da entrega, alguns com um programa da Siemens, de 180 CV, outros com um programa de 210 CV, se não me engano, ou com as primeiras programações do Mauricio de 247 e 267...
A cidade é pequena e o numero de trollers por aqui é o maior do Brasil, andei portanto em vários deles, e com as configurações mais diversas... E, ao final das contas, as discussões já estavam em um nível bem mais elevado, em que eu conversava com os colegas a respeito das curvas de torque, curvas de alimentação, oferta de oxigênio, resposta do acelerador e etc... muita coisa mesmo...
Uns defendendo a transmissão linear de potencia a partir de x de rotação, outros a partir de y de rotação, outros defendendo uma distribuição original até determinada faixa de rotação, os prós,os contras e tudo mais...
Posso te garantir que não existe em lugar algum desse planeta, diversidade de programações para o NGD maior que as que temos aqui... desde as mais "ecológicas" cono chamam agora, até as mais radicais posiveis, ou como também dizem por aqui, as do "mal"... heheheh...
Então... Esses "nomes" que os preparadores dão; ECOLÓGICO, DO BEM, DO MAL, 180VC, 210CV, 230CV, 240CV, 245CV, 250CV, 26OCV, 267CV, 275CV, 280CV, 305CV, 320CV... Para nós, não passam de nomes de referência dos diversos produtos, só isso!
Tipo bolacha creme cracker, o produto é o mesmo mas a receita difere de fabricante para fabricante...heheheh
Assim como a Ford colocou o "nome" dessa preparação original dela de 163...
O importante aqui, o GRÁFICO que todos querem ver mais que imediatamente é a resposta no pé. Seja para só melhorar desempenho, seja para arrombar de potência.
Não vou te falar que isso é certo ou errado, até porque cada um é proprietário de sua viatura e a usa de forma diversa...
O que não existe é almoço de graça, alguém tem que pagar por isso... Vou até repetir...
O QUE NÃO EXISTE É ALMOÇO DE GRAÇA!
Aumento de potência, associado a aumento de durabilidade do motor é algo que não existe...
Para conservar motor e aumentar a durabilidade o sentido é inverso...
Tem troller aqui, alterado muita coisa que não perde prova de arrancada, imagina um "tijolo" daquele arrastando tudo... quantas x você acha que o cara abre o motor e troca quase tudo?
Tem troller aqui que sobe trilha de quadriciclo, coisa de louco... mas que troca platô e disco de embreagem quase que de mês em mês...
Tem troler aqui que MOI transmissão e caixa de redução e o escambau por conta da força bruta...
E você acha que os proprietários estão reclamando da vida?
Que nada! pois sabem exatamente isso: QUE NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA.
O barato desses caras é radical...
Eu não sou radical, mas posso te garantir que qualquer programa, desde o original para cima disso, pode ser prejudicial dependendo da forma de guiar a viatura...
Se o seu interesse é realmente ficar por dentro de como tudo isso começou, dê uma lida completa nestes dois tópicos que eu coloquei os links abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=20022
Grande abraço.
Jeff, discordo de algumas das suas afirmações.
240cv é 240cv, em qualquer parte do mundo. É matemático.
Se alguém vende um chip de 270cv, mas que não tem 270cv pois é apenas um "nome"....acho estranho. Isso é enganação e pode até dar um processo.
Imagina a felicidade de um proprietário de um "chip" de 270cv, quando decobrir que aquele chip não tem 270 e tem, vamos supor, 190? Eu ficaria muito chateado, e esse papo de "nome" certamente não colaria.
Como é que fazem a preparação de um carro sem ao menos passar em um dinamometro? Fazem testes na rua?
Eu escuto falar muito do Maurício da Reiko. Falam muito bem dele. Ele bem que poderia postar os resultados que ele obteve para nós. Não sei se é ele mesmo que faz os mapas, mas pelo que dizem, acredito que sim. Realmente gostaria de ver um resultado dele. Pensei em comprar um chip da Reiko, mas sem comprovação fica difícil, e a fumaça me preocupa. Não vou comprar pq um amigo disse que era bom. Gosto de tirar minhas conclusões baseadas em fatos comprovados. Melhora? sim. Quanto melhora? nao sei. E a mistura? não sei Fumaçando desse jeito dura? certamente não, pois a mistura está fora do ideal.
E quanto aos outros chips? Cade os "preparadores". Quando digo preparadores, quero saber quem são as pessoas que fazem os mapas. E não aquele cara que solda o chip na placa, o revendedor...
Voce pesquisou bastante, conforme dito. Você sabe o quanto a vida util do motor irá diminuir usando um Unichip? E quanto a um chip de 240cv? Não dá para ter base nisso.
Sei que em todos os regimes de faixa RPM, meu carro está regulado em dino. Sei que minha mistura está a ideal em TODAS as faixas de giro, inclusive WOT (wide open throttle - corpo de borboleta completamente aberto). A vida útil do meu motor CERTAMENTE é maior do que um Troller com chip fazendo uma nuvem de fumaça.
Um gráfico de dinamometro nos dá a potência/torque, mas não diz nada no quesito durabilidade. Por isso além de verificar a potencia declarada, precisamos prestar atençao na mistura, que não pode estar muito pobre ou muito rica. A maioria ABSOLUTA dos chips vendidos estão com a mistura fora do ideal, vide a quantidade de fumaça que solta. Certamente isso vai prejudicar a vida útil do mesmo. Pode dar mais potencia? Sim, mas a um custo como dito por você.
Outra, se o preparador fizer um chip com uma mistura muito pobre ou muito rica, não precisa nem colocar a culpa no "piloto" pois vai dar zebra.
Andre,
Vou pedir para me mandarem o gráfico do Azul e do Branco para colocar aqui. Tanto originais, quanto com o Uni.