Postado originalmente por
patto
Jeff,
primeiro...não estamos falando de carro original, nem que a Ford ou qualquer outra montadora está mentindo, porque, por estimativa, chegou-se a uma potência X, segundo uma fórmula maluca, que supõe-se que potência demonstrada no dino seria tal no motor...quer saber realmente a potência do seu motor, leve-o a uma empresa especializada, ela vai tirar o motor, colocar no dino e vc vai ter a potência real do seu motor, qualquer outra fórmula ou regra é puro "achismo" e não serve para "processar a ford" como vc colocou.
então, dizer que o troller ou a ranger possui 158cv ou 165cv original de fábrica, é mentira, salvo aquele que colocar o motor no dino.
o preparador de motores que fez os chips tanto da minha Ranger XLT Cabine Dupla 4x4 Diesel 2009, com o famoso NGD 3.0 tão discutido aqui quanto fez do meu TR4 2010 flex prometeu uma potência para cada carro, devido às suas especificidades. E, para comprovar o que foi prometido, levei a Ranger ao dino...ele prometeu 230cv no motor, passei no dino e o pico foi de 192,5cv na roda, numa fórmula maluca, supondo-se que a perda de potência pela embreagem, cardã etc seja equivalente a 20%, tem-se a potência prometida...
mas, qual a potência real?? a potência efetiva, ou seja, aquela disponível a todo momento é de 188cv na roda. A potência prometida foi alcançada? Não sei, não levei o motor ao dino e nem vou levar, então, nunca saberei...
quanto à lei, sim, eu sei, o Detran regulamentou todas as alterações possíveis nos veículos, salvo engano na Regulamentação 291...lá, em algum lugar que não me lembro mais, está exposto e claro que aumento de potência permitido é ate 10%, ou, no caso da Ranger, o aumento possível é de apenas 16,3cv.
sobre durabilidade do carro (inclui-se o motor, claro), acho que todos os que chipam ou fazem qualquer alteração no carro, sabem dos riscos e consequências destas alterações, inclusive na vida útil em decorrência da alteração, acho que ninguém é ingênuo...desconhecimento técnico não é ingenuidade e, fazer alteração, qualquer que seja no carro, altera a sua vida útil (para mais, para menos, mas altera).
abs