Postado originalmente por
Marcio Medina
Caro Mario.
É realmente impressionante esse relato. 280cv num Troller apenas reprogramando a ECU???
Dos 163cv originais ele pulou para 280cv só alterando parâmetros do módulo. Não tem outra palavra: ESPETACULAR!!!
Um ganho de 117cv, ou seja, quase 72% de aumento na potência!!! FANTÁSTICO!!!
Você tem idéia do que são 117cv? É como se você colocasse um motor AP 2.0 VW em cima do seu 3.0 TDi. É muita coisa!!!
Enquanto a VW tem todo o trabalho de fabricar um motor de 2.0L pra render 121cv, tem gente tirando isso num "chip" para um motor 3.0.
E é por isso que, quando viajamos para o exterior e dizemos que somos brasileiros, sempre vemos uns e outros dando risadinhas nos cantos...
Num país em que se acredita em "Saci Pererê", "Mula Sem Cabeça" e na "mulher que engravida do Boto quando nada num rio do Amazonas", é bem fácil acreditar que ganha-ser 117cv a mais APENAS REPROGRAMANDO num motor que, originalmente, gera 163cv nos seus modestos 3.0L.
Agora eu entendo pq somos motivo de chacota no exterior. Nossa cultura é muito mais "folclórica" do que "técnica".
Para não dizer que só eu penso assim, cito um pensamento de um grande filósofo, Francis Bacon (1561 / 1626): "O Homem acredita mais prontamente naquilo que ele gostaria que fosse verdade." E pensando bem é assim mesmo. Por isso que poucas pessoas buscam a verdade, colocando seus carros no dinamômetro e acabam acreditando em "potências estimadas".
Com esse tipo de pensamento, uma cultura "folclórica", pouco técnica e subdesenvolvida cresce cada vez mais no nosso país.
E depois nós reclamamos que nosso governo é corrupto. A culpa não é dos governantes, e sim dos governados, que se deixam enganar com qualquer conversinha que é criada. E o pior: continuam acreditando em novas conversas. PELAMORDIDEUS!!!
Eu tento imaginar, no meu VIL conhecimento, como estaria a EGT de um Troller que tem a turbina original, intercooler original e 280cv de potência APENAS NA REPROGRAMAÇÃO (frisando). E a minha capacidade é muito pouca para tentar "estimar" ou "folclorizar" o torque do carro com essa nova reprogramação.
Veja bem, meu Caro Mario: não estou dizendo que o seu Troller de 280cv seja uma mentira, apenas que é muito pouco provável (falando num aspecto técnico, não folclórico). Não por sua parte, mas por parte de quem te "iludiu" com essa potência.
Espero que me entenda.
Sinceramente, temo pela integridade física do "Einstein" que desenvolveu essa solução. Do jeito que ele está, "reescrevendo a ciência contemporânea", é bem capaz de alguma indústria "dar sumiço" nele, assim como "dizem" que fizeram com o cara que inventou o motor movido à água. Ou, se alguma montadora da vida (tipo Porsche, Lambo etc) descobrir este cientista, ficará milionário num piscar de olhos.
Enquanto isso, num lugar "subdesenvolvido" como os EUA e Europa, os grandes engenheiros conseguem tirar (apenas reprogramando) 112cv num motor Cummins de 5.9L. Realmente, os gringos têm muito o que aprender com os brazucas...
Galera, depois desse relato de 280cv num "chip", vejo mesmo que tenho muito o que aprender nesse Fórum, com posts tão construtivos como o citado.
E que venha o repotencimento para Troller com 300cv que atende a Norma Euro VI (ou até mesmo a Euro VII)!!! É claro que isso que eu escrevi foi uma piada...rs (mas tomem cuidado para não virar um folclóre 4x4).
Abs,