Troque o filtro de diesel e use diesel de boa procedencia... normalmente isso elimina os cortes....
Christian
T4 2007
Full ARB + Ensimec axles / BF KM2 35' / Reiko Ultimate....:evil:
Versão Imprimível
O problema é que com mais de 60cv/l ou seja 180cv um motor a diesel leve no caso do troller tende a comprometer a sua durabilidade, pode chipar sem medo, agora com segurança até 180cv.
Feliz 2011 a todos.
Troller de 240, 260, 270 é história para boi dormir. Nunca vi um dono de Troller postando resultado de dinamometro.
É fácil vender um chip que diz ter 260cv. Mais fácil ainda quando o dono quer acreditar nisso.
Pessoal, chega de enganação. Exija um teste antes e depois. De preferencia com um Dino de empresa conceituada.
X3
http://www.mwm-international.com.br/...?idSubSerie=37
Além disso, tem uma versão EURO V deste motor com turbina variável, se não me engano, tem 195 cavalos. http://www.mwm-international.com.br/...&idSubSerie=64
dudarj,
Acima de 250cv, pra ficar bom, só trocando a turbina (ex.: TGV com geometria variável). As receitas e corridas em dino de 210~240 eu vi, portanto não é lenda.
Mas acima de 220cv já começa a redução considerável da vida util do motor.
Quem é de Curitiba e conhece o Italiano, é só ir lá conferir.
Só para curiosidade, com 215cv no motor se obtém 165cv nas rodas com pneus originais.
PS.: A forma correta de fazer isso é retirando o chip original (vai ter q ser aberta a ECU de qquer forma, pois diferente da Ranger, no Troller não se pode fazer a reprogramação sem abrir a ECU e retirar o chip) fazer o download/backup do programa original e reprogramando a curva da injeção do mesmo. Ai vc não perde os dados de Numero de chassi, motor, etc.
Leva aprox. 2 horas e custa em torno de R$ 1,2~1,5k.
Interessante... Aqui em Fortaleza já se reprograma ECU de Troller sem abrir... Já ha algum tempo.
Outra dúvida:
"...Mas acima de 220cv já começa a redução considerável da vida util do motor...""
Acima de 220 na roda (dina) ou de "boca"?
No caso do meu, que tem reprogramação de 240 Cv do Reyko.... Na real está com quanto?
Outra coisa que acho que deve ser levado em conta é a forma de oferta da potencia.... O "preparo" propriamnete dito, pois vejo motores com reprogramações de 180 Cv as vezes bem mais fortes em saida que alguns com 260...
As alterações das curvas de torque e de alimentação em relação as rotaçôes( principalmente as baixas) devem alterar bem mais a vida útil do motor...
Interessante... Aqui em Fortaleza já se reprograma ECU de Troller sem abrir... Já ha algum tempo.
Duvida minha, você acompanhou os trabalhos para se certificar que não abriram a ECU? Pergunto porque o Italiano é muito conhecido aqui em Curitiba e me garantiu que não tem outro jeito.
Outra dúvida:
"...Mas acima de 220cv já começa a redução considerável da vida util do motor...""
Acima de 220 na roda (dina) ou de "boca"?
220cv no motor. A perda de potencia no sistema é considerável. Para uma conta grosseira, subtraia 15 da potencia do motor e multiplique o resultado por 0.88 (ex.: 210 - 15=195x0.88=171.6cv)
No caso do meu, que tem reprogramação de 240 Cv do Reyko.... Na real está com quanto?
A potencia no motor deve estar com 240cv, para ter certeza tem que colocar no dino e pegar o resultado medido na roda e fazer a conta inversa. Seguindo o calculo acima, deveria ter 198cv nas rodas, mas isso tem que levar em conta tamanho dos pneus, relação trocada, etc. Normalmente o pessoal que tem dino tem todos os parametros de calculo para isto.
Concordo integralmente. Potencia sem torque não faz nada, principalmente nos nossos bugões.
Exemplo..... Já dirigiu carro da VW 1.6? (não quero causar polemica de motores, apenas usei o exemplo para ilustrar o assunto)
Bem, estes motores, tem uma potencia boa, mas pouco torque. Aí vc liga o AC e o carro sofre para subir ladeiras e não tem o que fazer, e não adianta meter chip, pois devido ao desenho do motor (a cilindrada é conseguida pelo cusro do cilindro e não pelo diametro) não vai gerar mais torque.... a formula é simples... Força=Pressão x Area.
Pois é Duda, eu esqueci de relacionar também a distribuição dessa força de acordo com a utilização da viatura...
Os desafios radicais aqui em Fortaleza, e em quase todo o nordeste, é o de subir dunas altíssimas... E quanto mais priximos do pé da duna, mais força (instantânea) a viatura tem que ter...... E por conta da altura dessas mesmas dunas, ele tem que manter o torque sem cortar até lá em cima, pois se cair o troller afunda e não sobe...
É sabido da falta deforça antes de "encher a turbina, bem como de uma pequena depressão na curva de torque em torno dos 1800 giros... Existem preparações com 180 Cv que alteram a curva de torque exatamente na entrada, dando um avanço consideravel na primaira fase e atingindo a meta dos desafios locais, bem como exixtem preparações bem mais pesadas, mas com divisão de torque quase que idêntica ao original, preservando inclusive o tal "buraco"... Preperação muito boa para quem não se utiliza somente em off-road, mas que, quando precisam encontram mais "força"...
Existem hoje, portanto, viaturas com preparação por aqui que param nomeio de uma duna super ingreme e a partir desse ponto conseguem chegar ao topo...
E dentro dessa "batalha" entre preparadores, surge um debate ainda maior e mais específico:
Que tipo de praparação prejudica mais o motor?
1) A que altera a curva de alimentação e a de torque desde o inicio...
2) Ou a que conserva as curvas iniciais em baixa rotação e começam a alterar as curvas a partir dos 2000/2200 giros?
O PAPO ESTÁ MUITO INTERESSANTE.