Postado originalmente por
Marcio Medina
Agora fez um comentário legal, Ale.
É possível sim um ganho de até 230/235cv(no motor) num NGD 3.0 sem trocar seus periféricos originais. É possível até passar disso, mas o carro começará a soltar mta fumaça e isso, qualquer um que entenda um pouco de mecânica, sabe que não faz bem ao motor, indica que alguma coisa está errada, geralmente, a turbina trabalhando "estrangulada".
Um Troller chega a 280cv? Sim, chega! Com o trabalho feito da forma que se deve: troca de turbina, intercooler e um bom remapeamento de injeção. O segundo problema é: será que as peças de transmissão e outros componentes do conjunto motriz estão preparados para tal potência? A resposta deve vir de cada um, sem análise de lendas, apenas buscando informações técnicas e verídicas.
Aí começamos a ver casos de turbinas derreterem por motivos "alheios ao nosso conhecimento", coisas quase que "sobrenaturais", em que a turbina derrete por erro de fabricação e não por um trabalho mal feito. Desta forma, nasce uma nova lenda...
O bom senso é fundamental. Não só no uso do carro, mas na aceitação do que "ouvimos dizer" por aí.
Para ganho de potência num motor diesel, basta "jogar" diesel e ar pra dentro do propulsor, coisa relativamente fácil nesses motores, diferentemente dos carros a gasolina/etanol. O desafio da preparação é fazer esse processo (jogar ar e diesel) e manter a EGT (temperatura de emissão de gases) bem perto da original. Embora o ponteiro da temperatura (de água) acuse que td está ok, se a emissão de gases estiver com temperatura fora do normal, algo danoso acontecerá.
Mais um detalhe: se a reprogramação for mto forte, de forma que danifique um bico e o mesmo trave aberto, pode abrir o bloco e verá o pistão derretido ou até mesmo meio "sextavado" na sua cabeça.
Como disseram anteriormente, falam de potiencia aqui como se fosse P.N. (porcaria nenhuma, para não dizer outra coisa).
Bom, mas tem gente aqui que sabe muito mais que eu, gostaria de aprender com eles.
Abs pra geral,