Postado originalmente por
JEFFCATUNDA
Andres.
Eu passei muito tempo realmente pesquisando sobre esse assunto antes de reprogramar meu Troller, antes mesmo de recebe-lo, pois comprei em agosto de 2008 para receber o modelo já novo em março de 2009.
Revirei tudo mesmo, pesquisei por aqui, bem como em outros sites e entrei em contato com as pessoas que mexiam com isso pessoalmente ou por e-mail...
Nesse meio tempo, várias pessoas passaram a trabalhar com isso, e tive a oportunidade de conversar com elas. Aqui mesmo em Fortaleza, os Trollers, quase todos, passaram a sair com os módulos já reprogramados antes mesmo da entrega, alguns com um programa da Siemens, de 180 CV, outros com um programa de 210 CV, se não me engano, ou com as primeiras programações do Mauricio de 247 e 267...
A cidade é pequena e o numero de trollers por aqui é o maior do Brasil, andei portanto em vários deles, e com as configurações mais diversas... E, ao final das contas, as discussões já estavam em um nível bem mais elevado, em que eu conversava com os colegas a respeito das curvas de torque, curvas de alimentação, oferta de oxigênio, resposta do acelerador e etc... muita coisa mesmo...
Uns defendendo a transmissão linear de potencia a partir de x de rotação, outros a partir de y de rotação, outros defendendo uma distribuição original até determinada faixa de rotação, os prós,os contras e tudo mais...
Posso te garantir que não existe em lugar algum desse planeta, diversidade de programações para o NGD maior que as que temos aqui... desde as mais "ecológicas" cono chamam agora, até as mais radicais posiveis, ou como também dizem por aqui, as do "mal"... heheheh...
Então... Esses "nomes" que os preparadores dão; ECOLÓGICO, DO BEM, DO MAL, 180VC, 210CV, 230CV, 240CV, 245CV, 250CV, 26OCV, 267CV, 275CV, 280CV, 305CV, 320CV... Para nós, não passam de nomes de referência dos diversos produtos, só isso!
Tipo bolacha creme cracker, o produto é o mesmo mas a receita difere de fabricante para fabricante...heheheh
Assim como a Ford colocou o "nome" dessa preparação original dela de 163...
O importante aqui, o GRÁFICO que todos querem ver mais que imediatamente é a
resposta no pé. Seja para só melhorar desempenho, seja para arrombar de potência.
Não vou te falar que isso é certo ou errado, até porque cada um é proprietário de sua viatura e a usa de forma diversa...
O que não existe é almoço de graça, alguém tem que pagar por isso... Vou até repetir...
O QUE NÃO EXISTE É ALMOÇO DE GRAÇA!
Aumento de potência, associado a aumento de durabilidade do motor é algo que não existe...
Para conservar motor e aumentar a durabilidade o sentido é inverso...
Tem troller aqui, alterado muita coisa que não perde prova de arrancada, imagina um "tijolo" daquele arrastando tudo... quantas x você acha que o cara abre o motor e troca quase tudo?
Tem troller aqui que sobe trilha de quadriciclo, coisa de louco... mas que troca platô e disco de embreagem quase que de mês em mês...
Tem troler aqui que MOI transmissão e caixa de redução e o escambau por conta da força bruta...
E você acha que os proprietários estão reclamando da vida?
Que nada! pois sabem exatamente isso: QUE NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA.
O barato desses caras é radical...
Eu não sou radical, mas posso te garantir que qualquer programa, desde o original para cima disso, pode ser prejudicial dependendo da forma de guiar a viatura...
Se o seu interesse é realmente ficar por dentro de como tudo isso começou, dê uma lida completa nestes dois tópicos que eu coloquei os links abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=20022
Grande abraço.