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Resultados 229 a 240 de 383
  • #229
    Usuário Avatar de sergiocavallaro
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    15/11/2009
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    Reativando o tópico.

    Olá pessoal.
    Levantei o meu Troller em 4” na dianteira e na traseira.
    As fotos do carro estão no link:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=793&page=25

    O plano é ganhar espaço para caber pneus 38, mas eu coloquei pneus 37, pois assim que esses pneus gastarem um pouquinho pretendo recapá-los com um desenho mais agressivo (3K Frederico). Depois de recapados eles provavelmente vão atingir o tamanho do pneu 38.
    Terminei semana passada a adaptação. Foi feita em minha oficina particular.
    Segue abaixo as modificações:
    Molas: Usei as molas originais com 1 calço metálico ajustável na parte inferior (veja foto).
    Amortecedor: Usei os amortecedores originais, porém fiz uma extensão de 4” no olhal superior. (Veja foto)
    Batente da mola: Foi retirado para não danificar.
    Foi possível fazer todos os alinhamentos normalmente com êxito (cambagem, caster e convergência).
    A suspensão teve boa performance no teste que eu fiz perto de casa, subindo e descendo barranco e passando por enormes valas, mas percebi que agora estrala mais do que antes. A suspensão original estralava apenas nos extremos, e agora com a adaptação, ela estrala com um pouco mais de esforço. Aparentemente o calço ficou fraco, mas suportou bem os testes. Por ser regulável possibilitou o ajuste do ângulo de assentamento da mola. A mola não ficou torta nem formou barriga. Para cada ajuste de altura diferente é preciso regular a convergência, devido ao sistema das barras de direção do Troller. O calço pode não funcionar se for regulado com 2” ou menor, porque os parafusos podem bater no suporte do batente da mola.
    No feriado que vem pretendo testá-lo na trilha.
    Na segunda fase vou substituir os semi-eixos originais pelos fabricados pela Enfer ou Ensimec. Ainda não sei qual dos dois é melhor.
    Observei que o Troller ficou um pouco torto. Os dois eixos dianteiro e traseiro ficaram 1,5cm pra fora de carroceria a mais de lado em relação ao outro. Para ajustar esta diferença terei que cortar e soldar uma rosca na barra transversal da suspensão para aumentar o seu comprimento.

  • #230
    Usuário Avatar de fernandotf
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    Citação Postado originalmente por sergiocavallaro Ver Post
    Reativando o tópico.

    Olá pessoal.
    Levantei o meu Troller em 4” na dianteira e na traseira.
    As fotos do carro estão no link:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=793&page=25

    O plano é ganhar espaço para caber pneus 38, mas eu coloquei pneus 37, pois assim que esses pneus gastarem um pouquinho pretendo recapá-los com um desenho mais agressivo (3K Frederico). Depois de recapados eles provavelmente vão atingir o tamanho do pneu 38.
    Terminei semana passada a adaptação. Foi feita em minha oficina particular.
    Segue abaixo as modificações:
    Molas: Usei as molas originais com 1 calço metálico ajustável na parte inferior (veja foto).
    Amortecedor: Usei os amortecedores originais, porém fiz uma extensão de 4” no olhal superior. (Veja foto)
    Batente da mola: Foi retirado para não danificar.
    Foi possível fazer todos os alinhamentos normalmente com êxito (cambagem, caster e convergência).
    A suspensão teve boa performance no teste que eu fiz perto de casa, subindo e descendo barranco e passando por enormes valas, mas percebi que agora estrala mais do que antes. A suspensão original estralava apenas nos extremos, e agora com a adaptação, ela estrala com um pouco mais de esforço. Aparentemente o calço ficou fraco, mas suportou bem os testes. Por ser regulável possibilitou o ajuste do ângulo de assentamento da mola. A mola não ficou torta nem formou barriga. Para cada ajuste de altura diferente é preciso regular a convergência, devido ao sistema das barras de direção do Troller. O calço pode não funcionar se for regulado com 2” ou menor, porque os parafusos podem bater no suporte do batente da mola.
    No feriado que vem pretendo testá-lo na trilha.
    Na segunda fase vou substituir os semi-eixos originais pelos fabricados pela Enfer ou Ensimec. Ainda não sei qual dos dois é melhor.
    Observei que o Troller ficou um pouco torto. Os dois eixos dianteiro e traseiro ficaram 1,5cm pra fora de carroceria a mais de lado em relação ao outro. Para ajustar esta diferença terei que cortar e soldar uma rosca na barra transversal da suspensão para aumentar o seu comprimento.
    Viajando um pouco: seria possível utilizar uma espécie de bolsa de ar ou algo parecido como calço? Pois assim seria possível 'esvaziar' para entrar nas garagens baixas dos estacionamentos de São Paulo...
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

  • #231
    Usuário Avatar de dudarj
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    Citação Postado originalmente por sergiocavallaro Ver Post
    Reativando o tópico.

    Olá pessoal.
    Levantei o meu Troller em 4” na dianteira e na traseira.
    As fotos do carro estão no link:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=793&page=25

    O plano é ganhar espaço para caber pneus 38, mas eu coloquei pneus 37, pois assim que esses pneus gastarem um pouquinho pretendo recapá-los com um desenho mais agressivo (3K Frederico). Depois de recapados eles provavelmente vão atingir o tamanho do pneu 38.
    Terminei semana passada a adaptação. Foi feita em minha oficina particular.
    Segue abaixo as modificações:
    Molas: Usei as molas originais com 1 calço metálico ajustável na parte inferior (veja foto).
    Amortecedor: Usei os amortecedores originais, porém fiz uma extensão de 4” no olhal superior. (Veja foto)
    Batente da mola: Foi retirado para não danificar.
    Foi possível fazer todos os alinhamentos normalmente com êxito (cambagem, caster e convergência).
    A suspensão teve boa performance no teste que eu fiz perto de casa, subindo e descendo barranco e passando por enormes valas, mas percebi que agora estrala mais do que antes. A suspensão original estralava apenas nos extremos, e agora com a adaptação, ela estrala com um pouco mais de esforço. Aparentemente o calço ficou fraco, mas suportou bem os testes. Por ser regulável possibilitou o ajuste do ângulo de assentamento da mola. A mola não ficou torta nem formou barriga. Para cada ajuste de altura diferente é preciso regular a convergência, devido ao sistema das barras de direção do Troller. O calço pode não funcionar se for regulado com 2” ou menor, porque os parafusos podem bater no suporte do batente da mola.
    No feriado que vem pretendo testá-lo na trilha.
    Na segunda fase vou substituir os semi-eixos originais pelos fabricados pela Enfer ou Ensimec. Ainda não sei qual dos dois é melhor.
    Observei que o Troller ficou um pouco torto. Os dois eixos dianteiro e traseiro ficaram 1,5cm pra fora de carroceria a mais de lado em relação ao outro. Para ajustar esta diferença terei que cortar e soldar uma rosca na barra transversal da suspensão para aumentar o seu comprimento.

    Sergio, deu até medo de ver a foto desses calços. Tira rápido isso dai. O que você fez é extremamente perigoso.

    1) A sua direção deve ter ficado ruim, voce alterou a geometria dos braços de direção, sem mexer em pitman nem nada. Não tem nada a ver com cambagem ou caster.

    2) Quando vc levanta tanto assim, seus eixos saem de posição. Eles se deslocam para trás, no caso do dianteiro, para frente, no caso do traseiro e para os lados!! Voce precisa corrigir isso trocando os braços da suspensão e trocando as panhard. Tanto dianteiras quanto traseiras.

    3) Voce não sente nenhuma vibração no carro? O cardã pode estar trabalhando fora do angulo ideal.

    4) Esses calços estão gritando "-QUERO QUEBRAR!!!"

    Um lift de 4" engloba muito mais do que simplesmente calço de mola e amortecedor.

    Minha sugestão é perguntar para os colegas daqui que possuem um maior conhecimento em suspensão e sua geometria, antes de fazer essas alteraçoes que fez.

    Não sou especialista e só estou dando um conselho. A segurança deve vir sempre em 1o lugar.

    Abs
    4X4 Brasil
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #232
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    Sergio, deu até medo de ver a foto desses calços. Tira rápido isso dai. O que você fez é extremamente perigoso
    X2

    Aquilo é uma bomba-relógio

    []'s
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #233
    PQP! E o cara ainda está em caucaia do alto, o maior centro de desenvolvimento de chassis off-road do Brasil!
    Pelo amor de deus, não saia com esse troller na rua, especialmente amanhã e seg que estarei por essas bandas!

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #234
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    4) Esses calços estão gritando "-QUERO QUEBRAR!!!"
    X1000

    ou gritando "Se eu quebrar vou te fud#$#!!!"
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #235
    Usuário Avatar de dudarj
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    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    X1000

    ou gritando "Se eu quebrar vou te fud#$#!!!"
    E fud er quem tiver por perto, o q é PIOR....

    Isso é irresponsabilidade...
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #236
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Que Santo Antônio, padroeiro dos jipeiros incautos, te proteja!



    []'s

  • #237
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    o que???

    Pelo amor de Deus !! Meu amigo não faça isso!!!! que perigo!! vc tá brincando com a sorte!!! stop

  • #238
    Usuário Avatar de sergiocavallaro
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    Dudarj, obrigado pelos conselhos e criticas, mas o Troller ficou melhor agora com a adaptação do que antes com a suspensão original.
    Postei aqui a descrição da adaptação, porque alguns colegas do fórum, pediram no outro tópico, mas eu sei muito bem o que estou fazendo.
    Como eu mesmo disse “aparentemente ficou fraco”, mas é apenas aparência. Esta superando as expectativas. Esta adaptação foi estudada e calculada, porém imprevistos podem acontecer. Estou testando com todos os cuidados possíveis, pois não sou especialista em projetos de suspensão.
    Irresponsabilidade é usar o carro mau conservado sabendo que pode causar dados. Eu já vi jipe mau conservado na trilha ficar sem freio e outros capotarem por qualquer coisa. Pesquise aqui no fórum que tem vários casos.
    Não sou irresponsável, tudo foi devidamente planejado e não tem nada de perigoso.
    O meu Troller é novo e não foi economizado recursos neste projeto. Eu comprei as molas da Rota 4x4 e o amortecedor do MB, mas tirei tudo, porque eu não gostei. Primeiramente não atingiu a altura necessária e depois observei que a mola formou barriga e o amortecedor é a óleo (tecnologia obsoleta).
    Caucaia do Alto sempre foi um grande centro de desenvolvimento off-road e esse é mais um projeto entre tantos. Não falta apoio aqui.
    Vou dar continuidade ao projeto, pois é o que encontrei de melhor até agora.
    Estou usando o Troller todo dia e despejando 240cv no asfalto e na estrada de terra. Show.

    Os calços de polietileno que estão vendendo por aí é que são inadequados. O polietileno (PE) não é indicado para ser usado em automóveis, pois o seu ponto de amolecimento é muito baixo (60 graus), portanto o calor do motor pode derretê-lo. O polietileno também é muito flexível e não suporta o cisalhamento da mola. A vida útil do PE também é menor do que a vida útil do automóvel e ele não suporta radiação UV (Luz solar).
    Os calços de plásticos deveriam ser de Nylon 6.0 ou Polipropileno(PP) ou Poliuretano(PU), mas ninguém faz, porque é caro. Visualmente é tudo igual.

    Estou ansioso para testar o meu Troller numa trilha hard. Vou postando aqui o resultado dos testes e os ajustes que forem necessários.

    Valeu.

    Segue abaixo mais alguns esclarecimentos:

    1) A sua direção deve ter ficado ruim, voce alterou a geometria dos braços de direção, sem mexer em pitman nem nada. Não tem nada a ver com cambagem ou caster.


    A direção está muito boa, parece que ficou melhor do que antes. Está leve e macia. O carro esta totalmente alinhado. Percebi que antes o volante voltava para o centro mais facilmente (girava sozinho), agora tem que girar efetivamente o volante para endireitar as rodas.

    2) Quando vc levanta tanto assim, seus eixos saem de posição. Eles se deslocam para trás, no caso do dianteiro, para frente, no caso do traseiro e para os lados!! Voce precisa corrigir isso trocando os braços da suspensão e trocando as panhard. Tanto dianteiras quanto traseiras.

    Concordo com você, mas esses deslocamentos são pequenas e todo o sistema da suspensão do Troller suporta essas diferenças sem problemas. No caso da barra paphard, por exemplo, eu já calculei e ela precisa ser aumentada em 7mm para os assentamentos das molas ficarem totalmente alinhados, sendo que a mola absorve esse deslocamento sem nenhum problema

    3) Voce não sente nenhuma vibração no carro? O cardã pode estar trabalhando fora do angulo ideal.


    Agora tem uma pequena vibração quando acelera na primeira marcha em uma subida íngreme, mas essa vibração não começou quando eu elevei a suspensão, ela começou quando eu troquei os pneus. Primeiramente eu levantei a suspensão e depois de alguns dias eu fiz a substituição dos pneus. (Veja fotos)

    4) Esses calços estão gritando "-QUERO QUEBRAR!!!"

    Eu creio que seja só aparência. Se você observar o ponto de apoio das molas em SUVs e caminhonetas modernas verá que é muito menor.

    Minha sugestão é perguntar para os colegas daqui que possuem um maior conhecimento em suspensão e sua geometria, antes de fazer essas alteraçoes que fez.


    Já li muito sobre o assunto e visitei várias oficinas de adaptação. Para a adaptação ficar perfeita tem que trocar os braços por outros fabricados sob encomenda, mas até o momento eu não sinto esta necessidade. Não há a necessidade de perfeição nesta suspensão.

    Não sou especialista e só estou dando um conselho. A segurança deve vir sempre em 1o lugar.

    Tenho certeza que a segurança está em primeiro lugar. O que pode acontecer de pior é o calço não suportar um impacto maior e se deformar, e aí o máximo que pode acontecer é o carro ficar apoiado diretamente no batente da mola. Não vai sair a roda nem o eixo e o carro também não vai perder a direção.

  • #239
    Sergio, troque pelo menos esses calços. Com certeza eles irão quebrar.
    Um T4 tão novo usando uma gambiarra dessas.

    Esse calço mais parece produto das "Organizações Tabajara"!

    No mais, ficou um belo carro.

  • #240
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por sergiocavallaro Ver Post

    A direção está muito boa, parece que ficou melhor do que antes. Está leve e macia. O carro esta totalmente alinhado. Percebi que antes o volante voltava para o centro mais facilmente (girava sozinho), agora tem que girar efetivamente o volante para endireitar as rodas.
    Se tem que voltar o volante "na marra", ta aí a prova que tem algo errado!
    Nessa bagaça de mexer na suspensão, provavelmente o eixo dianteiro girou e o cáster saiu da medida. Por isso o volante não volta sozinho!

    Arruma isso logo, pois essa de ter que voltar o volante após cada curva é perigoso prakaraio!!!!

    Se quer colocar pneuzão, ótimo! Isso eu também quero , mas tem que fazer direito. Um exemplo de como mexer na suspensão + 37" sem fazer gambiarra:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=82087



    E daaaalhe Santo Antônio!
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


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