Reativando o tópico.
Olá pessoal.
Levantei o meu Troller em 4” na dianteira e na traseira.
As fotos do carro estão no link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=793&page=25
O plano é ganhar espaço para caber pneus 38, mas eu coloquei pneus 37, pois assim que esses pneus gastarem um pouquinho pretendo recapá-los com um desenho mais agressivo (3K Frederico). Depois de recapados eles provavelmente vão atingir o tamanho do pneu 38.
Terminei semana passada a adaptação. Foi feita em minha oficina particular.
Segue abaixo as modificações:
Molas: Usei as molas originais com 1 calço metálico ajustável na parte inferior (veja foto).
Amortecedor: Usei os amortecedores originais, porém fiz uma extensão de 4” no olhal superior. (Veja foto)
Batente da mola: Foi retirado para não danificar.
Foi possível fazer todos os alinhamentos normalmente com êxito (cambagem, caster e convergência).
A suspensão teve boa performance no teste que eu fiz perto de casa, subindo e descendo barranco e passando por enormes valas, mas percebi que agora estrala mais do que antes. A suspensão original estralava apenas nos extremos, e agora com a adaptação, ela estrala com um pouco mais de esforço. Aparentemente o calço ficou fraco, mas suportou bem os testes. Por ser regulável possibilitou o ajuste do ângulo de assentamento da mola. A mola não ficou torta nem formou barriga. Para cada ajuste de altura diferente é preciso regular a convergência, devido ao sistema das barras de direção do Troller. O calço pode não funcionar se for regulado com 2” ou menor, porque os parafusos podem bater no suporte do batente da mola.
No feriado que vem pretendo testá-lo na trilha.
Na segunda fase vou substituir os semi-eixos originais pelos fabricados pela Enfer ou Ensimec. Ainda não sei qual dos dois é melhor.
Observei que o Troller ficou um pouco torto. Os dois eixos dianteiro e traseiro ficaram 1,5cm pra fora de carroceria a mais de lado em relação ao outro. Para ajustar esta diferença terei que cortar e soldar uma rosca na barra transversal da suspensão para aumentar o seu comprimento.