Giovanni...
mas um Z-bar é apenas um paleativo nao? o que importa é o angulo formado pelo dois pontos de fixacao quando se traca uma linha reta.. continua acentuado.
T+
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Giovanni...
mas um Z-bar é apenas um paleativo nao? o que importa é o angulo formado pelo dois pontos de fixacao quando se traca uma linha reta.. continua acentuado.
T+
Altura não tem nada a ver com capacidade de fazer trilhas hard.
Não adianta levantar tanto o carro, se os seus eixos continuam no mesmo lugar.
Assim o seu centro de gravidade aumenta, aumentando o risco de tombamento.
Outra observação no seu projeto, é utilizar as rodas originais em pneus 37x12,5. Os pneus são muito largos para a roda. Voce usa espaçadores? Caso contrario, isso pode ser a causa do pneu raspar tanto na sua cx de roda.
Se quer melhorar o seu offroad, tenta aumentar o curso da suspensão. Sugiro a troca dos amortecedores para de maior curso. Esses seus amortecedores possuem o mesmo curso dos originais. (curso: fechado X aberto)
Depois que trocar os amortecedores para de maior curso, faça um mecanismo para poder soltar as bieletas da barra estabilizadora durante a trilha. Assim voce ganhará mais curso na suspensão.
Tem muito mais a fazer para aumentar o curso, mas meus conhecimentos param por aqui. Depois é trocar os braços, tri-link, four-link etc...ai deixo p/ os colegas mais experientes.
Sim. Por isso que eu baixei o suporte, para deixar a barra o mais horizontal possível, assim como a barra que liga o pitman à roda direita. Essas barras precisam ser paralelas, para que o volante não oscile tanto com o sobe e desce da suspensão.
Essa barra da Cherota é a original dela. Não é uma "Z". A curva que tem ali é só para desviar da bola do diferencial. Não tem espaço para usar uma barra reta. E está no macaco, com o eixo pendurado. Com ela no chão, o pivô que liga ao chassi, fica na mesma altura do pitman (também maior), logo acima do eixo, como é originalmente.;)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1289682557
Z-bar não existe! É o mesmo que usar uma assim /. Fica um lixo para dirigir.
[]'s
Ja deu pra ver o desenho, bem melhor.
Abs.
Já foi medido o caster e ele está bom, dentro do especificado.
Já vi muito jipe sem esses batentes e observei que ele não era utilizado, então eu tirei para preservá-lo.
Sim. O amortecedor foi alongado em 4" com um tarugo de aço. Este tarugo foi soldado do lado da haste para o calor não atingir o corpo do amortecedor. É óbvio que tem que solda com a haste fora do corpo.
Sim. É o máximo do curso, tanto no dianteiro como no traseiro. Permaneceu o curso original do carro.
Sérgio,
Pelo que vi até agora, se colocar um BL de apenas uma polegada, não vai raspar em mais nada. Só não posso fazer isto pois meu carro não irá mais entrar na minha garagem...
Com o calço de 4cm que coloquei já está dando fim de curso. Por isso, no futuro vou trocar os amortecedores.
Quanto as erosões, compenso a falta de curso com o uso do bloqueio nos dois eixos. Fica da mesma forma que meu ex-troller com pneu 35... Infelizmente o Troller não tem curso bom de suspensão, então o bloqueio ajuda a resolver esta deficiência.
Abraço,
Ok Sergio, Obrigado pelas respostas....
Mesmo 4" a mais e ainda esta no especificado, que bom! ... ficou com quantos graus?
Respeito ao batente achei estranho pois o meu encosta nos batentes quando esta numa situacao tipo a sua (testando a suspensao) ... se tirar eles o pneu ira subir mais porem possivelmente o limitador da suspensao sera o amortecedor, e se ele der uma pancada num fim de curso com certeza ira danifica-lo.:pensativo:
O pneu bate muito nas caixas de roda? pratos superiores das molas?
Voce usa alargadores de roda?
Realmente roda tala 7" com pneu 12.5" nao eh recomendado ... pois so traciona o meio do pneu, tendo que baixar muito a pressao, mais ainda os creppy crawler ... meu caso eh com bf e ja tenho que baixar a pressao pra tracionar com a banda inteira ... porem fica bem bonito com roda mais fina, e eh mais dificil destalonar.
Bom mas sem querer ser chato, na hora de soldar o tarugo o mesmo nao foi soldado a parte superior do corpo do amortecedor? ... mesmo com a haste pra baixo no copo tem gases/oleo.:pensativo:
AKPG
Eu tenho um ano e alguns meses com calcos no troller ... no comeco dava fim de curso direto, hoje em dia ja deu uma cedida na traseira, o carro perdeu um pouquinho de altura e agora se passar devagar nas lomabadas nao da fim de curso ... se voce rodar bastante em trilha pouco tempo as molas darao uma cedida, eh normal, ali o problema diminui um pouco mas estara sempre presente.
abs
Esse batente custa umas 10 merrecas, não precisa preservá-lo. Tem que usar. Sem ele a pancada de fim de curso será do amortecedor. Isso no original... Com essas mudanças todas, é preciso calcular o que está batendo primeiro...
Veja na foto da Cherota que anexei na mensagem anterior, um tarugo dentro da mola, na parte de baixo. É de nylon, parafusado embaixo, na mesma medida dos calços. Se vai um calço na mola, precisa ir outro no batente. O "não era utilizado" é pq o amortecedor está dando o fim de curso. Rapidinho vai pro saco...
[]'s
Não me lembro. A máquina é eletrônica. Lembro-me que valores ficavam em vermelho na tela quando estava fora do especificado. Apenas a convergência foi ajustada.
Observei que a mola ficou quase totalmente comprimida. Não sei se o limitador do curso foi o amortecedor. Na dúvida, acho melhor eu colocar os batentes novamente.
Não sei o que é caixas de roda. Quanto aos pratos superiores, os pneus não batem.
Sim. Uso alargadores de 45mm. Gosto muito deles, porque protegem as carroceria.
Concordo com tudo que você disse. Realmente o pneu traciona mais no meio. Estou usando pressão de 16lbs nos 4 pneus.
Sim. O tarugo foi soldado na parte superior do amortecedor, onde tem a capa de proteção da haste. Ao retirar o amortecedor, automaticamente a haste é totalmente avançada para fora do corpo.