A "banguela" que conheço é aproveitar um declive, colocando o carro em ponto morto, deixando o motor em marcha lenta e descer aproveitando a força da gravidade. Como é esta outra que corta o combustível?
Versão Imprimível
A injeção mecânica quando está em uso do freio motor continua injetando combustível. Desse modo, usando o ponto morto com a injeção mecânica significa redução no consumo de combustível, mas é uma prática bem perigosa como todos devem saber.
A injeção Common Rail, bem como qualquer injeção eletrônica básica, tem o chamado "Cutoff", que ao se usar o freio motor, o veículo consome a mesma quantidade de combustível que ele consome em ponto morto. Ou seja, não existe mais banguela na injeção eletrônica, pois não há vantagem alguma em se colocar o veículo em ponto morto, uma vez que, o consumo de combustível será o mesmo que usando o freio motor.
Já ouvi falarem, e então,conversando com um amigo mecânico (de gasolina) ele me disse que nos injetados eletronicamente controlados, o uso de banguela aumenta o consumo em comparação ao uso do freio motor!
abç.
Isso! Você com uma 1a, 2a, 3a, 4a ou 5a engatada descendo ladeira, estará gastando a mesma quantidade de combustível ou menos que descendo em ponto-morto. Já com injeção mecânica, você gasta consideravelmente mais, pois não há nenhum corte de combustível nessas situações. Por isso era comum os caminhoneiros se arriscarem nas banguelas.
Verdade! O consumo em ponto morto pode ser algo em torno de 1 l/hora. No cutoff é nulo, zerinho, zerinho. Só passa a consumir os 1 l/hora novamente no fim do cutoff (quando o motor desce até uma certa faixa de rpm, e então volta-se a injetar combustível para permanecer funcionando.
[QUOTE=Paulo Fogaça;2014557]Pessoal, boa noite
Alguem sabe como e feita a verificacao da turbina e qual circunstancia e feita a troca da mesma?
Outro assunto: apos a reprogramacao e troca de bicos meu tgv apresenta alguma lentidao em baixa rpm. Quando chega em 2400 rpm parece que ganha vida e fica mais forte e diminui vibracao. Todos tem esta sensacao ou nao?
Meu amigo, isso tá com cara de defeito na turbina , se no seu carro ela não foi trocada (a tgv) no recall, volta lá que tá parecendo ser ela ...
abç.
Certa vez me deram a seguinte explicação simplificada sobre a banguela consumir mais que o freio motor: na banguela, o carro precisa consumir gasolina pra manter o giro do motor em +-800 rpm para o motor não morrer. No freio motor, o próprio deslocamento do carro engrenado durante a descida já mantém o motor com mais de 800 rpm, não precisando injetar nada de gasolina pra manter o motor ligado.
Isso mesmo, o ponto morto é 1l/h mesmo (num focus 2.0 que mostrava o consumo era 1,1. Nao sei no troller mas pode ser um pouco maior)
O "freio motor" em si não existe. É que as rodas engrenadas seguram o motor girando e isso "pesa" um pouco. Caminhões possuem um freio motor verdadeiro que eu não tenho a mínima idéia de como funciona.. É algo que se aciona e não é apenas deixar a marcha engatada.. Mas no popular o "freio motor" é deixar engrenado mesmo (seja em marcha leve ou pesada) pra ajudar a segurar o carro.
Deixar engrenado em descida faz a injeção cortar totalmente o combustível e você não perde sua tração!
Isso vale pra injeção eletrônica (não sei se as mais antigas tem esse sistema).
Carburado é outra história!
Agora, o troller com sua aerodinâmica de um muro só ganha velocidade se jogar de um penhasco..