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Troller 3.2 TGV - Impressões após o Recall

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  • 23/11/2013, 23:10
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por Parolin Ver Post
    "banguela" só funciona em carburados. As injeções modernas cortam o combustível quando sente que está em inércia e você não acelera. Coisa que nunca faço..

    O meu consumo piorou bastante depois do recall, mas pode ser apenas eu abusando um pouco demais..
    Comecei fazendo 8 por litro. Depois só fazia 7.5~8.5. Depois do recall fiz uns tanques que não quis nem calcular...
    Agora ficou difícil passar do 7 haha! Fiz 1kkm só de BR e não passou de 8..

    Meu uso é misto BR e transito pesado sempre. Carro com 5kkm.

    A "banguela" que conheço é aproveitar um declive, colocando o carro em ponto morto, deixando o motor em marcha lenta e descer aproveitando a força da gravidade. Como é esta outra que corta o combustível?
  • 23/11/2013, 23:32
    Horacio Teles
    Mas esse comportamento não é razoável. A utilização do freio motor é muito mais adequada. Além da questão de segurança, o freio motor reduz o desgaste de pastilhas, o consumo de combustível, etc. Banguela é coisa de caminhoneiro antigo.:curtir_nao:
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    A "banguela" que conheço é aproveitar um declive, colocando o carro em ponto morto, deixando o motor em marcha lenta e descer aproveitando a força da gravidade. Como é esta outra que corta o combustível?

  • 24/11/2013, 14:49
    Giuberto
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    A "banguela" que conheço é aproveitar um declive, colocando o carro em ponto morto, deixando o motor em marcha lenta e descer aproveitando a força da gravidade. Como é esta outra que corta o combustível?

    A injeção mecânica quando está em uso do freio motor continua injetando combustível. Desse modo, usando o ponto morto com a injeção mecânica significa redução no consumo de combustível, mas é uma prática bem perigosa como todos devem saber.

    A injeção Common Rail, bem como qualquer injeção eletrônica básica, tem o chamado "Cutoff", que ao se usar o freio motor, o veículo consome a mesma quantidade de combustível que ele consome em ponto morto. Ou seja, não existe mais banguela na injeção eletrônica, pois não há vantagem alguma em se colocar o veículo em ponto morto, uma vez que, o consumo de combustível será o mesmo que usando o freio motor.
  • 24/11/2013, 16:34
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    A injeção mecânica quando está em uso do freio motor continua injetando combustível. Desse modo, usando o ponto morto com a injeção mecânica significa redução no consumo de combustível, mas é uma prática bem perigosa como todos devem saber.

    A injeção Common Rail, bem como qualquer injeção eletrônica básica, tem o chamado "Cutoff", que ao se usar o freio motor, o veículo consome a mesma quantidade de combustível que ele consome em ponto morto. Ou seja, não existe mais banguela na injeção eletrônica, pois não há vantagem alguma em se colocar o veículo em ponto morto, uma vez que, o consumo de combustível será o mesmo que usando o freio motor.

    Legal. Nunca tinha ouvido falar nisso...
  • 24/11/2013, 17:50
    Sandrãobh
    Já ouvi falarem, e então,conversando com um amigo mecânico (de gasolina) ele me disse que nos injetados eletronicamente controlados, o uso de banguela aumenta o consumo em comparação ao uso do freio motor!

    abç.
  • 24/11/2013, 18:10
    Paulo Peitudo
    Freio motor é o mesmo que deixar de acelerar?
    Citação:

    Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Já ouvi falarem, e então,conversando com um amigo mecânico (de gasolina) ele me disse que nos injetados eletronicamente controlados, o uso de banguela aumenta o consumo em comparação ao uso do freio motor!

    abç.

  • 24/11/2013, 19:33
    Giuberto
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo Peitudo Ver Post
    Freio motor é o mesmo que deixar de acelerar?

    Isso! Você com uma 1a, 2a, 3a, 4a ou 5a engatada descendo ladeira, estará gastando a mesma quantidade de combustível ou menos que descendo em ponto-morto. Já com injeção mecânica, você gasta consideravelmente mais, pois não há nenhum corte de combustível nessas situações. Por isso era comum os caminhoneiros se arriscarem nas banguelas.

    Citação:

    Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Já ouvi falarem, e então,conversando com um amigo mecânico (de gasolina) ele me disse que nos injetados eletronicamente controlados, o uso de banguela aumenta o consumo em comparação ao uso do freio motor!

    abç.

    Verdade! O consumo em ponto morto pode ser algo em torno de 1 l/hora. No cutoff é nulo, zerinho, zerinho. Só passa a consumir os 1 l/hora novamente no fim do cutoff (quando o motor desce até uma certa faixa de rpm, e então volta-se a injetar combustível para permanecer funcionando.
  • 25/11/2013, 07:45
    cpinsdorf
    [QUOTE=Paulo Fogaça;2014557]Pessoal, boa noite

    Alguem sabe como e feita a verificacao da turbina e qual circunstancia e feita a troca da mesma?

    Outro assunto: apos a reprogramacao e troca de bicos meu tgv apresenta alguma lentidao em baixa rpm. Quando chega em 2400 rpm parece que ganha vida e fica mais forte e diminui vibracao. Todos tem esta sensacao ou nao?
  • 25/11/2013, 10:07
    Sandrãobh
    Meu amigo, isso tá com cara de defeito na turbina , se no seu carro ela não foi trocada (a tgv) no recall, volta lá que tá parecendo ser ela ...

    abç.
  • 25/11/2013, 18:52
    rodrigo28
    Citação:

    Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Já ouvi falarem, e então,conversando com um amigo mecânico (de gasolina) ele me disse que nos injetados eletronicamente controlados, o uso de banguela aumenta o consumo em comparação ao uso do freio motor!

    abç.

    Certa vez me deram a seguinte explicação simplificada sobre a banguela consumir mais que o freio motor: na banguela, o carro precisa consumir gasolina pra manter o giro do motor em +-800 rpm para o motor não morrer. No freio motor, o próprio deslocamento do carro engrenado durante a descida já mantém o motor com mais de 800 rpm, não precisando injetar nada de gasolina pra manter o motor ligado.
  • 26/11/2013, 14:01
    Sandrãobh
    Citação:

    Postado originalmente por rodrigo28 Ver Post
    Certa vez me deram a seguinte explicação simplificada sobre a banguela consumir mais que o freio motor: na banguela, o carro precisa consumir gasolina pra manter o giro do motor em +-800 rpm para o motor não morrer. No freio motor, o próprio deslocamento do carro engrenado durante a descida já mantém o motor com mais de 800 rpm, não precisando injetar nada de gasolina pra manter o motor ligado.

    É por aí mesmo!!:concordo:

    abç.
  • 26/11/2013, 15:50
    Parolin
    Citação:

    Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    Isso! Você com uma 1a, 2a, 3a, 4a ou 5a engatada descendo ladeira, estará gastando a mesma quantidade de combustível ou menos que descendo em ponto-morto. Já com injeção mecânica, você gasta consideravelmente mais, pois não há nenhum corte de combustível nessas situações. Por isso era comum os caminhoneiros se arriscarem nas banguelas.



    Verdade! O consumo em ponto morto pode ser algo em torno de 1 l/hora. No cutoff é nulo, zerinho, zerinho. Só passa a consumir os 1 l/hora novamente no fim do cutoff (quando o motor desce até uma certa faixa de rpm, e então volta-se a injetar combustível para permanecer funcionando.


    Isso mesmo, o ponto morto é 1l/h mesmo (num focus 2.0 que mostrava o consumo era 1,1. Nao sei no troller mas pode ser um pouco maior)
    O "freio motor" em si não existe. É que as rodas engrenadas seguram o motor girando e isso "pesa" um pouco. Caminhões possuem um freio motor verdadeiro que eu não tenho a mínima idéia de como funciona.. É algo que se aciona e não é apenas deixar a marcha engatada.. Mas no popular o "freio motor" é deixar engrenado mesmo (seja em marcha leve ou pesada) pra ajudar a segurar o carro.
    Deixar engrenado em descida faz a injeção cortar totalmente o combustível e você não perde sua tração!
    Isso vale pra injeção eletrônica (não sei se as mais antigas tem esse sistema).
    Carburado é outra história!


    Agora, o troller com sua aerodinâmica de um muro só ganha velocidade se jogar de um penhasco..
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