Postado originalmente por
Edsontroller
Boa noite a todos.
Após ter os mesmos problemas de vazamento de óleo pelo retentor e de deixar a questão com mecânicos, decidi fazer a adaptação de outro tipo de retentor baseado no que o forista Elmer nos indicou...
Pessoal, uma coisa tem de ficar bem claro: É que ninguém vai saber resolver 100% do seu problema a não ser você mesmo, então é bom por a mão na massa e de acordo com o que você espera do seu veiculo, você desmonta e concerta conforme seu discernimento.
Não é somente o problema de retentor de má qualidade (que também é), há alguns itens que por vezes os mecânicos não dão importância e ou não querem dar.
Quando desmontei o meu; havia vários pontos que devem ser obrigatoriamente verificados para que todo o sistema possa trabalhar a contento, sendo eles:
- No semi-eixo verificar o estado da superfície de deslizamento dos lábios do retentor. No meu haviam porosidade e tinha formado uma depressão (sulco) devido ao desgaste que a borracha do retentor causa no metal. Solução: colocar no torno e polir a superfície. (Fotos 1 e 2 ).
- No lado da homocinética, fazer a mesma verificação na superfície de deslizamento do retentor. (Foto 3). No meu, mesma situação. Solução: torno e polimento.
- Na flange cubo de roda verificar o diâmetro interno da bucha de bronze, que deve ter a mesma medida da ponta da homocinética, caso esta bucha esteja folgada, a homocinética quando em operação terá deslocamentos laterais e o retentor do semi eixo não conseguirá evitar vazamentos de óleo. No meu Troller havia uma folga de quase 1 mm entre eixo e bucha. Solução: torneie uma bucha nova em bronze e de quebra adaptei o alojamento do retentorzinho para um mais fácil de achar. (Fotos 4, 5 e 6).
- Verificar se o diâmetro da manga do semi-eixo esta redondo, ou seja, não oval para que o novo retentor ou bucha possa entrar sem folgas. Eu usei um paquímetro e estava OK!. ( Foto 7).
- Como eu não queria utilizar o retentor original, pois acredito que sua borracha é muito dura, realizei a adaptação proposta pelo Elmer, usinando um adaptador em latão de forma a utilizar um retentor de linha automotiva. Montei o adaptador na manga utilizando silicone preto para evitar infiltração pela área externa do alojamento. E por fim encaixei o retentor novo. (Fotos 8, 9, 10 e 11).
Este serviço foi feito entre os dias 25 e 26 de julho passado, por enquanto só fiz um trecho de terra com duração de 1:30 hora e nada de vazamento, sei que é pouco para dizer que esta é a solução, mas a 2 meses atrás quando um mecânico trocou o retentor por um original, vazou óleo assim que acionei o 4x4.
Caso mais alguem queira fazer o mesmo, por enquanto eu recomendo.
abraços a todos
Edson
i