Q blz Elmer.... perdeu $$$$$
Desse jeite numda pra postar as idéias aqui....kkkkkkk
Por outro lado... q bom q alguem fez isso...
Versão Imprimível
Q blz Elmer.... perdeu $$$$$
Desse jeite numda pra postar as idéias aqui....kkkkkkk
Por outro lado... q bom q alguem fez isso...
Paulo CW,você sabe se esse retentor que colocou já vem no troller 2012 ?
Abs
Boa noite a todos.
Após ter os mesmos problemas de vazamento de óleo pelo retentor e de deixar a questão com mecânicos, decidi fazer a adaptação de outro tipo de retentor baseado no que o forista Elmer nos indicou...
Pessoal, uma coisa tem de ficar bem claro: É que ninguém vai saber resolver 100% do seu problema a não ser você mesmo, então é bom por a mão na massa e de acordo com o que você espera do seu veiculo, você desmonta e concerta conforme seu discernimento.
Não é somente o problema de retentor de má qualidade (que também é), há alguns itens que por vezes os mecânicos não dão importância e ou não querem dar.
Quando desmontei o meu; havia vários pontos que devem ser obrigatoriamente verificados para que todo o sistema possa trabalhar a contento, sendo eles:
- No semi-eixo verificar o estado da superfície de deslizamento dos lábios do retentor. No meu haviam porosidade e tinha formado uma depressão (sulco) devido ao desgaste que a borracha do retentor causa no metal. Solução: colocar no torno e polir a superfície. (Fotos 1 e 2 ).
- No lado da homocinética, fazer a mesma verificação na superfície de deslizamento do retentor. (Foto 3). No meu, mesma situação. Solução: torno e polimento.
- Na flange cubo de roda verificar o diâmetro interno da bucha de bronze, que deve ter a mesma medida da ponta da homocinética, caso esta bucha esteja folgada, a homocinética quando em operação terá deslocamentos laterais e o retentor do semi eixo não conseguirá evitar vazamentos de óleo. No meu Troller havia uma folga de quase 1 mm entre eixo e bucha. Solução: torneie uma bucha nova em bronze e de quebra adaptei o alojamento do retentorzinho para um mais fácil de achar. (Fotos 4, 5 e 6).
- Verificar se o diâmetro da manga do semi-eixo esta redondo, ou seja, não oval para que o novo retentor ou bucha possa entrar sem folgas. Eu usei um paquímetro e estava OK!. ( Foto 7).
- Como eu não queria utilizar o retentor original, pois acredito que sua borracha é muito dura, realizei a adaptação proposta pelo Elmer, usinando um adaptador em latão de forma a utilizar um retentor de linha automotiva. Montei o adaptador na manga utilizando silicone preto para evitar infiltração pela área externa do alojamento. E por fim encaixei o retentor novo. (Fotos 8, 9, 10 e 11).
Este serviço foi feito entre os dias 25 e 26 de julho passado, por enquanto só fiz um trecho de terra com duração de 1:30 hora e nada de vazamento, sei que é pouco para dizer que esta é a solução, mas a 2 meses atrás quando um mecânico trocou o retentor por um original, vazou óleo assim que acionei o 4x4.
Caso mais alguem queira fazer o mesmo, por enquanto eu recomendo.
abraços a todos
Edson
iAnexo 362575Anexo 362576Anexo 362577Anexo 362578Anexo 362579Anexo 362580Anexo 362581Anexo 362582Anexo 362583Anexo 362584Anexo 362585
Belo tutorial Edsontroller!
Só para constar a minha experiência, fiz tudo isso que vc descreveu (descrito no começo do tópico pelo Elmer), fiz até um rasgo no diâmetro externo para montar um anel O'ring para ajudar a não vazar óleo entre o adaptador e a tubeira e coloquei retentores SABÓ. No começo ficou uma beleza sem nenhum vazamento, mas depois de um tempo o maledeto voltou a vazar!!. O complicado dessa camisa foi desmonta-la... deu um trabalhoo!!!
Ai troquei pelo original da Troller comprado na autorizada, já faz um mês..e para minha alegria..nada de vazamento ainda, espero que esse problema crônico sumaaa...huaha.
Abraços
Spike,
Realmente este adaptador de latão tem de entrar meio justo, porem os mecanico/funileiros utilizam um sacador chamado de "punheteira" (nome bem sugestivo) e com ele o adaptador sai sem maiores problemas. Durante a confecção do meu tive de ajustar as medidas e o tira e coloca foi utilizando a punheteira.
Edson
All
Como disse antes, montei o retentor original da Troller, eu fiz uma trilha semana passada com várias erosões e muita água tbm. Ontem fui olhar o retentor e constatei que vazou óleo pelo maledeto...:twisted:
Está tudo original exceto o semi-eixo que foi dado um passo no torno para tirar a imperfeição na superfície tirando 0.25mm no diâmetro (0,125mm no raio).
Caraca, acho que terei que apelar para esses kits vendidos na net!!...rsrs
Fiz caca então!!:parede::parede::parede::parede::parede:
Como medi o retentor e vi que ele tem um diâmetro menor, pensei que iria compensar
Pelo jeito tenho duas opções para o meu caso!
- Comprar um semi-eixo novo (+/-R$400,00);
- Ou tornear a superfície aonde fica o retentor e colocar uma camisa com um aço resistente, ficando o diâmetro externo com 35mm.
Abraços
Elmer, fiquei com uma duvida em relação a esses retentores que a ENFER está vendendo... Eles custam 280 reais e eu gostaria de saber o que dele é trocado, ou se tem que trocar todo toda vida que vazar... E quanto tempo aguentam... Perguntei a um colega vendedor mas ele não me respondeu... Você saberia me responder?