Bom Kátia.
Agradeço pelo teu "PARPITE".
Passar bem.
Versão Imprimível
Mutley, não é recomendável o uso do 4x4H, mesmo sob chuva forte, em jipes sem diferencial central (TR4, Land). Como as rodas vão estar sempre "puxando e empurrando" pra frente, pode ser que o carro passe reto em uma curva fechada. Com chuva e baixa aderencia, possivelmente não vai causar nenhum dano a sua transmissão, mas o risco de perda de trajetoria em uma curva existe sim!
4x4H somente em estradas de terra, mesmo que em velocidades maiores. O motivo de não se usar 4x4 no asfalto é simples de se comprovar: pare num local bem amplo, em 4x2, com asfalto (p.ex., um posto), vire toda a direção dando um "balão" completo: normal, sem problema. Depois disso, coloque 4x4H e faça a mesma manobra: os "pulos" que vc vai sentir são os pneus arrastando no asfalto (alta aderencia) devido a falta de compensação entre os eixos para o raio da curva, devido a falta do diferencial central.
Dizem (não se é "lenda") que as engrenagens podem até travar, não sei, mas, recentemente, um manobrista retardado confundiu as alavancas do meu Wrangler e me entregou o carro reduzido!! Precisou de um bocado de força para ela voltar ao 4x2, se tinha alguma coisa travada eu não sei, mas xinguei o cara até o bisneto dele!!
Carlão,
O problema não é ligar no asfalto especificamente, pois até uma pista de barro pode oferecer muita aderência. Ideal usar um piso de baixa aderência, seja asfalto molhado, lama, areia... Se ligar o 4x4 e andar em linha reta, como em uma BR, não há problema de compensação, a não ser que você esteja com os dois pneus maiores em um dos eixos, ou mesmo muito descalibrado. Já baixei bem os traseiros para subir dunas e os da frente deixei normal isso dá diferença de rotação nos eixos ao rodar no asfalto, já na areia é sem problema.
Na RANGER, quando estou na BR (asfalto) e chove, ligo o 4x4hi imediatamente, é notável como o carro fica mais estável. Até as aquaplanagens, quando ocorrem, não balançam o carro todo. Na RANGER, por ter entre eixos muito distantes a tendência é sair de traseira, se brincar vai para cima do canteiro mesmo ao menor toque no acelerador. Já cheguei a viajar 250 de BR com 4x4hi por conta da chuva forte.
Mas quando vou chegando perto de esquinas, contornos e rotatórias, onde vou precisar virar mais o volante, desligo o 4x4hi. É simples, só virar um botão no painel.
Achei esse video. Muito interessante.
4x4 Driving Techniques - True 4WD - YouTube
Ranger Federal,uma pergunta: A ranger tem diferencial central? Pois quando eu tinha uma triton eu tambem usava como voce, mas me falaram que poderia usar porque ela tinha diferencial central.
paulo,
Nem a RANGER nem a TRITON possuem dif central. A TR4 e a FULL possuem.
Mas com diferencial central, pode andar por qualquer piso, em qualquer aderência, desde que você ligue o 4x4hi e não o 4x4hiLC. Esse último bloqueia apenas o diferencial central, ficando igual a um carro sem dif central.
Desculpa esta mudando o foco do tópico. Espero ter ajudado.
Passo sempre no tópico do TROLLER, pois tenho interesse no carro.
Ok Ranger Federal ajudou sim, muito obrigado pelas informacoes.
Agora voltando ao assunto, estou cada dia mais impressionado com a mudanca do comportamente (para melhor) do troller 3.2 apos os 10.000 km. Bem mais silencioso, mais forte ainda e um bom aumento de autonomia, antes era 9,0 km/l e agora acima de 10,0 km/l.
Tenho percebido tambem que entre cidade e estrada quase nao ha diferenca e olha que estou para dize que na cidade está mais economico.
Percebi tambem que os pneus estao se mostrando mais gasto do que eu imaginava gastar, pelo menos no visual eu percebo que o estepe está bem mais borrachudo do que os que estao rodando, amanha vou medir as profundidades, mas no visual acho que nao chega nos 40.000 km nao.
O meu com 2.500 km rodados está perfeito!
Anexo 410713
Este é mais um Troller sem problemas, meu vizinho que é o proprietário comprou em dezembro 2012 e está até agora sem problemas. Atualmente com 8.000 km rodados.
Provavelmente no final do ano será meu rsrsrs.
Abraço a todos!