Postado originalmente por
Horacio Teles
Olá pessoal, vou com o meu pitaco outra vez no tópico. A entrada em modo segurança certamente não é um problema do motor. Essa questão é relacionada à eletrônica, sensoriamento, coisas assim. Com certeza a coisa rola por aí. Claro que existem parâmetros para a leitura dos problemas no módulo de controle, devem ser revistos pela Ford, até porque, tanto o motor, quanto a eletrônica embarcada, equiparão outros modelos da montadora. Essa questão da entrada no módulo segurança precisa de uma tradução real quando realizada pelo equipamento de diagnóstico de erro. Ainda não vi aqui no tópico nenhum relato do código de erro registrado no módulo de controle do carro. Esse código dá a indicação do(s) problema(s). A questão seguinte é a interpretação do código para a resolução do problema. No Brasil, não existe preparo nem capacitação dos nossos mecânicos ou outros profissionais que lidam com essas coisas. A prática dominante é a partir da indicação do erro, a troca de um conjunto de peças, sem nenhuma reflexão, ou lógica de procedimento. Troca porque troca. Como já disse anteriormente, tive um Tracker diesel que tinha um problema "crônico" que ninguém resolvia na GM. Muita gente pensou em ação, etc. No meu caso, aconteceu de uma concessionária aqui em SP que queria desmontar o cabeçote, alegando que o problema podia ser de funcionamento ou desgaste do mesmo. Enfim, precisei fazer uma peregrinação por todos os cantos do mundo, atrás de um indicativo de resolução do problema. Lembro até hoje que o erro famoso era "1246", indicativo de problemas de pressão da turbina, e outras coisa. Fato que o problema foi resolvido com coisas bem mais simples, de manutenção e programação do módulo. A descoberta da solução aconteceu com um profissional que foi fazer um curso da Bosch na terra dos "Hermanos" que deu a dica da solução. Daí em diante, só tranquilidade. Esse caso está bem registrado num tópico que tem aqui no fórum "Tracker diesel", na indicação do tema Suzuki. Enfim, é isso. Não acredito em problema de motor. Isso não tem nada a ver com o modo segurança. É coisa da eletrônica e dos parâmetros estabelecidos pelo módulo para que o motor não sofra nenhum prejuízo por conta do funcionamento adequado de algum componente, de problemas no combustível, etc. Fui.