ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PRESSÃO DA TURBINA !!!!
MANTIQUEIRA E OUTROS TB ATENÇÃO .
Amigo MANTIQUEIRA , falei outro dia atras que vc poderia regular a VÁLVULA WEST GATE em 8,5 voltas encurtando e a PRESSÃO DO TURBO ficaria no máximo no esforço de aceleragem máxima e subidonas com pé no fundo em 980 GRAMAS e em velocidade cruzeiro de 100 a 110 km/h entre 820 a 840 GRAMAS .
NÃO FAÇA ISTO , ATENÇÃO NÃO FAÇA ISTO !!!!!!!!!!!
RELATO DE MINHA EXPERIENCIA :
Ontem fui trabalhar com a BONEQUINHA e tem o tal MORRO DO TELEFONE que é onde faço os testes de meus carros e com esta pressão E ANDANDO em velocidade cruzeiro em torno de 820 a 840 gramas a uma velocidade de 100km/h e na subidona do MORRO DO TELEFONE ela ESQUENTOU , TIVE QUE ALIVIAR O PÉ .
Chegando em Campos novamente fui direto no mecanico e VOLTEI 3 VOLTAS NA HASTE DA WEST GATE , e mais tarde terei que ír a CARDOSO MOREIRA novamente onde tem o MORRO DO TELEFONE , e farei o teste da NOVA PRESSÃO DO TURBO que agora esta em aceleragem máxima com 900 GRAMAS , mas não fiz o teste DO MORRO DO TELEFONE , mas esta dando agora 900 GRAMAS , o que antes estava dando 980 GRAMAS , mais tarde , ou melhor hoje a noite qdo voltar de lá , POSTAREI COMO FICOU A TEMPRATURA COM ESTA NOVA PRESSÃO DO TURBO , se continuar a esquentar , vou aumentar mais ainda a WEST GATE , ATÉ FICAR COMO ERA ANTES DE EU TROCAR A TURBINA IHI QUE DEU PAU E COLOQUEI ESTA MASTER POWER . É que qdo estava com a turbina IHI não tinha MANÔMETRO DE PRESSÃO DE TURBO , logo tenho que chegar a uma conclusão pelo desempenho e pela temperatura na subida do MORRO DO TELEFONE , pq antes ela nunca havia alterado a temperatura na subida deste MORRO mesmo com pé no fundo .
ME AGUARDEM .
OBS :
Já foi falado aqui que : A HILUX 2.8 qdo turbinada e SEM INTERCOOLER NÃO DA PARA USAR COM 1,0 KG DE PRESSÃO NO TURBO , logo : estarei testando com qual a PRESSÃO do turbo que posso usar sem que ela esquente qdo exigida ao máximo como no MORRO DO TELEFONE ou uma outra subida de serra qualquer como ex. a serra da Araras , que ela não esquentava mesmo eu com pé no fundo qdo timnha o turbo IHI .
CONCLUSÃO :
SEI QUE TENHO QUE ADEQUAR A PRESSÃO DO TURBO A EXIGENCIA MÁXIMA DO MOTOR SEM QUE ELE ESQUENTE .
A minha com 1kg e intercooler esquenta tb nestas situações. Ai eu alivio o pé e fica tranquilo.
AMIGO EZAHN
Pois é , eu não concordo em usar ele assim , pq vc SEMPRE ESTARÁ JUDIANDO O MOTOR COM ESTES PEQUENOS AUMENTOS DE TEMPERATURA , eu sou pé pesado , não gosto de aliviar nas subidas , E SEMPRE QUE USEI A MINHA BONEQUINHA FAÇO ISTO E NÃO ESQUENTAVA E ANDAVA MUITO BEM , acredito que estou achando o ponto de equilíbrio entre O ANDAR FORTE E A PRESSÃO DO TURBO IDEAL PARA QUE NÃO ESQUENTE .
Cheguei de Cardoso Moreira agora e na subida do MORRO DO TELEFONE com o pé no fundo a PRESSÃO DA TURBINA COM O NOVO AJUSTE FICOU EM 900 GRAMAS E EANTES FICAVA EM 980 GRAMAS E COM ESTA NOVA PRESSÃO O MOTOR NÃO SUBIU A TEMPERATURA E CONTINUA ANDANDO MUITO BEM , vou crescer ainda mais 1,5 volta na haste WEST GATE para que eu fique com maior segurança , pois a minha BONEQUINHA depois que fiz o motor agora , ESTA ANDANDO BARBARIDADE , esta andando como antes , como era qdo a comprei , não perde velocidade nas subidas , por isto vou diminuír ainda um pouco a pressão do turbo , agora em velocidade cruzeiro de 100km/h a pressão fica em torno de 780 a 800 gramas , antes ficava entre 820 a 840 .
ACHO QUE ESTOU QUASE NO PONTO NO QUAL ELA VAI FICAR ANDONA SEM AQUECER QDO EXIGIDA AO MÁXIMO EM SUBIDONAS E SERRAS .
Qdo aumentar mais 1,5 voltas na WG digo como ficou .
Mas estou com uma NHACA danada , é que desde antes de fazer o motor agora a água sumia não sei por onde E ESTE PROBLEAM AINDA CONTINUA , A ÁGUA ESTA SUMINDO E NÃO TEM VESTÍGIO EM LUGAR ALGUM , PQP 1.000.000 DE VEZES .
Qdo penso que acabaram-se os problemas , aparece um NOVO PROBLEMA , estou achando que pode ser pelo radiador , MAS NÃO APRESENTA VAZAMENTO EM LUGAR ALGUM , VAI ENTENDER UMA MERDA DESTA .
A cada 70km some 1,5 litros de água .
Guilherme dá uma olhada na vedação da torneirinha do dreno, experimente trocar o o´ring ou colocar um pouco de fita teflon. A vezes andando, o motor quente, a pressão no radiador sobe, forçando a saída de água, mas como voce está em movimento não vê.
Guilherme dá uma olhada na vedação da torneirinha do dreno, experimente trocar o o´ring ou colocar um pouco de fita teflon. A vezes andando, o motor quente, a pressão no radiador sobe, forçando a saída de água, mas como voce está em movimento não vê.
SANDRO_VENTANIA
Este é que é o problema , pq qdo vaza muito pouco a gente não vê pq sai em forma de vapor , MAS SUMIR 1,5 LITROS EM APENAS 70KM TEM QUE VER DE ONDE ESTA VAZANDO PQ COM ESTE VAZAMENTO NÃO SAI EM FORMA DE VAPOR E SIM PINGANDO MESMO E NÃO VEJO VESTÍGIO DE ÁGUA EM LUGAR ALGUM .
Cheguei a parar no meio do caminho e olhar para ver se esta pingando em algum lugar e tudo sequinho PQP , é uma merda isto , JÁ VÍ ESTE FILME ANTES , qdo tive que fazer o motor pela 2ª vez o radiador estava furado e NÃO PODIA PARAR PRA TROCAR E ESQUECIA DE COMPLETAR A ÁGUA E O MOTOR FOI PRO SACO , E AGORA A NOVELA ESTA COMEÇANDO DE NOVO PELO MESMO CAPÍTULO , ESTOU REVIVENDO O " VALE A PENA VER DE NOVO " DA GLOBO , PQP DE NOVO NÃO , NÃO AGUENTO MAIS FAZER MOTOR TANTAS VEZES SEGUIDAS .
Antes do carro sair do mecanico com motor feito estava com um vazamento numa conexão ( torneirinha ) da mangueira do ar quente ( é esta que vc cita ? ), era a abraçadeira folgada , apertei e parouo pingamento/vazamanto .
A que eu cito fica embaixo do radiador, do lado oposto a mangueira que vai para o motor, serve para drenar toda água do radiador, fica um pouco escondida pois por baixo o peito de aço atrapalha ver.
Ali pinga mesmo, não é vapor não...uma vez perdi 2,5 litros, fiquei doido, mas ao deitar embaixo do carro deu para perceber que era nessa torneirinha, o o´ring estava gasto, como não encontrei outro igual usei fita teflon e voltou a ficar normal. Outra porcaria é a tampa do radiador que se não estiver boa, a água vai, mas não volta do reservátorio
A que eu cito fica embaixo do radiador, do lado oposto a mangueira que vai para o motor, serve para drenar toda água do radiador, fica um pouco escondida pois por baixo o peito de aço atrapalha ver.
Ali pinga mesmo, não é vapor não...uma vez perdi 2,5 litros, fiquei doido, mas ao deitar embaixo do carro deu para perceber que era nessa torneirinha, o o´ring estava gasto, como não encontrei outro igual usei fita teflon e voltou a ficar normal. Outra porcaria é a tampa do radiador que se não estiver boa, a água vai, mas não volta do reservátorio
O PIOR É QUE A ÁGUA ESTA INDO E VOLTANDO DO RESERVATÓRIO , sinal de que esta todo vedado , sem saída de ar para que deixe de formar VÁCUO , ou seja : ESTA FORMANDO VÁCUO NO SISTEMA e por onde esta indo este raio desta água ????????????????????????? PQP 1.000.000 DE VEZES .
Um outro local que escapa água sem perceber é pelo sistema de ar quente do carro, pois a água vaza pelo dreno do ar condicionado e você pensa que é por conta do ar ligado... Este é outro ponto para verificar, se quiser tirar a dúvida vc pode isolar o sistema e ver se a água para de baixar.
Show!!! Fico feliz que tenha gostado e esteja investindo na Hilux. Meu irmão acabou de vender a Camper dele e pretende comprar uma SW4 <95.
Pela amizade que temos, vou fazer alguns comentários pelas fotos que enviou. Espero que não fique chateado.
Pessoalmente, não gostei da posição do intercooler. Ficou muito exposto. Diminuiu o ângulo de entrada... além de estar muito próximo do parafuso do suporte do feixe dianteiro. Com a trepidação... há risco de esfregar a mangueira o tempo todo e depois de algum tempo vai rasgá-la!!!
Será que você não conseguiria inverter a posição do intercooler, deixando a curva de saída dele / mangueiras para cima?
Se puder substituir as abraçadeiras tradicionais por abraçadeiras do tipo "tucho" terá melhor segurança contra vazamentos em todo o sistema. As abraçadeiras de tucho são projetadas para amortecer variações no diâmetro do mangote.
Gostei da refrigeração por água na turbina. Na HDJ é originalmente assim. Mas aqueles aeroquips passando por baixo do cárter... muito expostos!!! Se for indispensável deixá-los ali, seria bacana soldar alguns grampos no carter para deixá-los fixos. Novamente trepidação pode ser problema.
Se puder, instale um EGT para medir a temperatura dos gases. É a medida mais confiável para as situações que o Guilherme relatou.
Um defletor entre o coletor / saída da turbina e sua parede corta fogo vai colaborar muito para evitar que o calor passe para o interior do veículo, além de preservar a tinta / lata naquela região. Além disso seria interessante revestir / isolar as mangueiras do ar condicionado que também passam perto, melhorando a perda de eficiência do sistema pela trasnsferência de calor ali.
Guilherme, 1,5 l é água pra kct. Tem que dar para ver.
É possivel que seja no radiador do ar quente e a água sai pelo dreno do ar condicionado. Um primeiro teste seira andar com o ar condicionado desligado e ao parar verificar se tem sinal de água no dreno do AC. Se tiver molhado é lá mesmo o problema, se estiver seco não é 100% de certeza que não seja lá o defeito. As vezes quando vaza lá molha o carpete tb.
Procure vazamento nas conexões da mangueira do ar quente, principalmente em cima da turbina. Se vazar ali seca tudo bem rapido, não dá para ver água, vai ficar é com sinal de "ferrugem".
A torneirinha de drenar o radiador tb é um bom local para investigar. Originalmente ela é ligada em uma mangueira que passa por um furo que tem no protetor de carter. Olhando o protetor de carter, bem na frente, em baixo do radiador no lado direito tem o furo. Se tiver com a mangueira ela vai ficar molhada. A minha já vazou ai 2 vezes. A primeira eu fiz uma gambiarra, depois troquei o anel de borracha.
É comum, depois de mexer no motor, vazar nas conexões das mangueiras. A mangueira já é velha e não tem aquela maciez toda, e já esta "amassada" da braçadeira. Então a braçadeira é colocada um pouco diferente e vaza no amassado da mangueira. Mas 1,5 litros é algo mais gritante.
Outro local é a bomba d'agua. Quando vaza sai bastante água e fica apenas um sinal de umidade na parte inferior da tampa da correia dentada, abaixo da polia motriz das correias externas. Se a tampa da correia estiver muito justa e com junta nova, talvez nem apareça umidade. A água sairia pela polia e espalhada com o giro nem apareceria tb. Pode experimentar afrouxar um parafuso de fechamento da tampa da correia dentada, daquele mais em baixo.
Havia pensado em colocar um corante e o LORAS tb deu esta sugestão , EU ACABO FICANDO LOUCO AMIGOS , pq 1,5 litros d'água em 70 km rodados é muita água e a FDP não aparece em lugar algum , pensei tb em isolar o ar quente , vou fazer as duas coisas ao mesmo tempo , CORANTE E ISOLAR O AR QUENTE , quero ver se este raio desta água vai sumir ou não , pode ser que tenha um demoniozinho dentro do motor bebendo esta água , só pode .
A BONEQUINHA esta anandando muito bem , esta gostosa demais , sem um barulho algum interno , um espetáculo mas o que já esta me desanimando é este sumiço interminável da água que não consigo descobrir , já sumia antes de fazer o motor e memso com o motor feito LÁ VAI A ÁGUA EMBORA .
Outra saída seria trocar as duas mangueiras principais que ainda são as originais e colocar braçadeiras com parafuso e porca , mas 1,5 LITROS É MUITA ÁGUA PRA SUMIR EM 70KM E EU NÃO VER NADA , PQP 1.000.000 DE VEZES .