A geometria da suspensão é projetada para um diâmetro especifico do pneu. Então pra usar um pneu maior e não ter que alterar as peças da suspensão, o truque é usar rodas com off-set mais negativo.
Versão Imprimível
Simao,
Como o Luis escreveu, problemas mecânicos não mas com os guardas, talvez.
Os problemas mecanicos poderão ocorrer pelo fato de estar usando pneus mais pesados e isto independe do offset da roda. O sistema de transmissão, de direção e etc estão agora trabalhando com uma carga maior e isto sim será o fator que irá fazer com que algumas peças tenham uma vida úitl menor.
Um abraço,
Uma vez fiz as contas pra saber qual seria o off-set ideal para a minha Ranger com pneus 33". deu uma diferença de uns 7mm (se não me engano) em relação ao da roda original. Também acho que -5 é muito pra Hilux.
O problema é que não adianta calcular tudo certinho se não existir a roda com o off-set desejado ou se com a roda certa o pneu raspar em algum lugar...
Outra coisa. Normalmente a roda original tem o maior back-space possível de se usar então não adianta nada ficar procurando um off-set ideal.
Se a roda for muito larga tem que optar por um off-set mais negativo que o desejado para se manter o back-space compatível com a viatura.
Em fim, são vários fatore que devem ser observados. Brincar com o off-set da muito certo apenas nos veículos com rodas e pneus estreitos. Com os penus e rodas que usamos tem que usar o quer for possível encontrar..
Agora você me pegou em?
Eu não tenho nenhuma formula pronta pra isso, mesmo porque os dados tem que ser medidos direto na suspensão principalmente o ângulo da inclinação do pino mestre. Na verdade como não me lembro mais de quase nada das aulas de trigonometria, uso software CAD e desenho a suspensão em formas geométricas pra depois fazer as medias.
Em teoria, a inclinação do pino mestre aponta para um ponto imaginário que deve coincidir com o centro da banda de rodagem do pneu. Quando se usa um pneu maior que o original o ponto imaginário se desloca. Com uma roda de off-set negativo é possível deslocar o centro da banda de rodagem do pneu para que se coincida novamente com o ponto imaginário.
Desculpa, procurei desenhos pra ilustrar, mas não achei...
Walter,
Hehe, o intuito nao era te colocar em sai justa! Contudo, sua explicacao foi de uma clareza impar.
De fato precisariamos de um desenho tecnico da suspencao com a distribuicao de todas as cargas para termos a conta perfeita.
abs,
lp
Portanto, o offset vai na galega mesmo!!!:mrgreen::mrgreen:
Alê,
basicamente os problemas que terás serão maios ou menos os que tivesse com o teu Troller com 35"...básicamente pivôs, já que os amortecedores são reforçados, mais resistentes que os originais, então estes resistirão mais...direção, a vida média desse equipamento nas toyotas é de 200mil km pra apresentar folga, então é ver, mas como acho que não faz parte do seu perfil rodar tanto assim, também não deves ter problema.
Sérjão
Eu fico com pé atrás quando o lift de suspensão envolve modificações apenas nas molas e amortecedores. Seria bom verificar se a Hilux ainda tem as mesmas especificações da geometria da suspensão, principalmente o caster. Na verdade o ideal seria ter feito isso antes e depois da instalação do lift. Só assim é possivel comessar a conhecer a qualidade do lift.
Quanto ao desgaste das peça da suspenção pelo tamanho dos pneus, pela esperiência que tenho com isso se aumentar o desgaste de alguma peça em uns 10% é muito a menos que alguma sofra com o interferência do lift.