



Ahahahah!
Por outro lado fico feliz que tem mais gente curtindo e adotando a proposta do Jimny.
Estes dias fui sumariamente criticado no Clube LR por fazer duras críticas aos SUV em razão do acidente entre o Range Rover com 26 multas em 6 meses, 10 por excesso de velocidade, guiado por uma menina bêbada, envolvendo um jovem rapaz aqui em SP, jovem que por infelicidade terminou por falecer.
Como tenho alguns amigos em comum com a vítima, foi a gota d'água e fiz um verdadeiro manifesto contra os SUVs, bem como contra a postura de grande parte de seus proprietários, cuja quantidade de dinheiro é inversamente proporcional a educação.
O Vitor, vitima deste tragico acidente, possuía um Troller para uso apenas em viagens, o resto era feito com transporte público e à pé.
Um Range Rover de 2.7 ton + blindagem, ultrapassa facilmente a barreira das 3 toneladas. Usar um veículo destes é uma absoluta extravagância. Sua imponência garante uma sensação de segurança ao motorista, ao passo que todos à sua volta correm perigo. Golias vs Davi. A inércia de um monstro destes, deixou claro neste acidente do que é capaz, mesmo em velocidade relativamente baixa.
Diferente do que a imprensa escreve, o Range Rover não é jipe, tanto pelo seu peso, quanto pela sua alta complexidade eletrônica, tipo de pneus e aro, que em razão dos enormes discos não podem sequer usar rodas menores com pneus altos providos de perfil para lama, etc, etc... No asfalto também perdem, até mesmo para qualquer Ford Ka 1.6. Em resumo, carro sem proposta. Puro status.
É aí que entra toda a minha simpatia pelo Jimny. Não diz nada sobre quem o dirige. Um carro 100% honesto. Simples, leve, ágil, econômico, absolutamente valente na terra e totalmente civilizado para uso urbano, além de ser muito, mas muito mais confiável.
E o meu Defender 110? Fica mofando na garagem! Só não vendo porque é raro e sela o fim de uma geração destes saudosos 4x4, uma geração que teve início nos anos 50 onde simplicidade era tudo. Pode ser que eu sofra de uma certa síndrome de Estocolmo. rsrsr
Sendo um louco por 4x4s, eu agradeço todos os dias aos japoneses pela existência do Jimny, japoneses que com tanto entusiasmo e visão, continuam aperfeiçoando este pequeno Jipe, com o qual podemos dirigir mundo afora sem qualquer compromisso, seja na cidade ou no campo.
Que os orientais dão um banho de cultura nos ocidentais, não existe dúvida; o Jimny é apenas mais uma prova.
Abraços
Clemente