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Convex Datacenter
  • #1297
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    Olá Pessoal
    Com relação à porca do estepe, fiz uma adaptação e ficou bem legal:
    - comprei um parafuso allen em inox, na espessura do que segura o pneu.
    - abri um furo no parafuso pouco depois da porca com o diâmetro da alça de um cadeado comum
    - revesti o cadeado com borracha e utilizei alguns orings de maneira a evitar barulhos ou vibração.
    - o cadeado fica escondido atrás do suporte e dá prá acessar tranquilo pelos vãos da roda original.
    - O parafuso em inox ficou muito discreto e até bonito olhando o carro por trás.
    - se alguém se interessar, posso postar as fotos.

    Ivo - S. Carlos
    Jimny HR & Grand Vitara

  • #1298
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    Também fiz assim, mas o seu deve ter ficado muito mais bonito!

    É o famoso BBB, Bom bonito e barato.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Ivo Paris Ver Post
    Olá Pessoal
    Com relação à porca do estepe, fiz uma adaptação e ficou bem legal:
    - comprei um parafuso allen em inox, na espessura do que segura o pneu.
    - abri um furo no parafuso pouco depois da porca com o diâmetro da alça de um cadeado comum
    - revesti o cadeado com borracha e utilizei alguns orings de maneira a evitar barulhos ou vibração.
    - o cadeado fica escondido atrás do suporte e dá prá acessar tranquilo pelos vãos da roda original.
    - O parafuso em inox ficou muito discreto e até bonito olhando o carro por trás.
    - se alguém se interessar, posso postar as fotos.

    Ivo - S. Carlos
    Jimny HR & Grand Vitara
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #1299
    Olá Ivo;

    qdo puder, posta as fotos, deve ter ficado mto bom!!

    Abraços a todos!!

    Citação Postado originalmente por Ivo Paris Ver Post
    Olá Pessoal
    Com relação à porca do estepe, fiz uma adaptação e ficou bem legal:
    - comprei um parafuso allen em inox, na espessura do que segura o pneu.
    - abri um furo no parafuso pouco depois da porca com o diâmetro da alça de um cadeado comum
    - revesti o cadeado com borracha e utilizei alguns orings de maneira a evitar barulhos ou vibração.
    - o cadeado fica escondido atrás do suporte e dá prá acessar tranquilo pelos vãos da roda original.
    - O parafuso em inox ficou muito discreto e até bonito olhando o carro por trás.
    - se alguém se interessar, posso postar as fotos.

    Ivo - S. Carlos
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  • #1300
    Usuário Avatar de rmalato
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    Pessoal,

    estou terminando a minha rede de bagagem. Ocorre que o Jimny não tem pontos pra ancorar a rede. Decidi fazer 2 pequenos furos na lataria pra isso.

    Dúvida:

    O que eu devo passar na lata depois pra impedir corrosão?

    Abs.

  • #1301
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    O ideal é tinta de galvanização a frio e depois qualquer tinta/verniz.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por rmalato Ver Post
    Pessoal,

    estou terminando a minha rede de bagagem. Ocorre que o Jimny não tem pontos pra ancorar a rede. Decidi fazer 2 pequenos furos na lataria pra isso.

    Dúvida:

    O que eu devo passar na lata depois pra impedir corrosão?

    Abs.
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  • #1302
    Usuário Avatar de J Carlos
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    Sfranco, olha as fotos das travas
    Citação Postado originalmente por Sfranco Ver Post
    J Carlos, Malato e Clemente:

    muito obrigado pelas dicas e indicações.

    provisoriamente instalei uma trava de motocicleta, aquelas com cabo de aço e tetra, esmerilhei a parte metálica que não passava pelo
    furo da roda e ficou legal para um provisório.

    Clemente, tive a mesma idéia que a sua, só nào consegui achar em casa um parafuso que desse certo na espessura e forte o suficiente
    para transpassar com a furadeira. Vou à caça de um.

    Malato, grato pelas explicações, estava meio preocupado com a autonomia, mas já vi que dá pra rodar legal com o pequeno tanque.
    Minha última média agora na estrada foi de 13km/l (com a correção indicada pelo Clemente).

    Só estou grilado com uma coisa: qdo peguei o Jimny ele estava desalinhado, retornei à concessionária e acompanhei o alinhamento.
    testei na rua e ficou bom. Ocorre que na estrada, a partir de uma velocidade mais alta o volante desalinha novamente e tive que dirigir
    com o volante levemente torto.

    Legal foi o comentário do aprendiz do alinhador qdo. erguemos o Jimny: "parece uma bandeirante, só que é mais fácil de mexer"..rsrsrs

    Vou ter que mandar verificar novamente e testá-lo na estrada.

    No mais, estou mto satisfeito com o jipinho.

    Quando estou dirigindo é sorriso no rosto.
    Quando está na garagem é sono tranquilo.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jimny 2010 compensa?-img_4999.jpg   Jimny 2010 compensa?-img_5008.jpg   Jimny 2010 compensa?-img_5119.jpg   Jimny 2010 compensa?-img_5135.jpg  

  • #1303
    J Carlos; obrigado!

    ficou show! que capricho.

    hj fiz a minha, infinitamente mais feia e simples..rsrsrsrs,
    comprei um parafuso de aço quase do diâmetro do furo do estepe.
    revesti ele com fita isolante para não riscar a roda e entrar bem justo.
    furei com uma broca de 4mm e transpassei o cadeado.
    só falta confeccionar uns o-ring's para melhorar o acabamento.

    Abraços

  • #1304
    Usuário Avatar de deglmann
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    J Carlos
    Ficou ótimo e mto seguro.
    ... é mais fácil arrancar a porta traseira do que o pneu...rs

    Abraço
    Mario
    Mario Deglmann
    JIMNY HR (JAPA)- JIMNY SUN (JAPA) - JIMNY SPORT (BRAS)

  • #1305
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Caros,

    aproveitando algumas comparações entre Jimny e outros grandalhões Diesel, segue mais um texto/monologo sobre Land Rover vs Jimny. Escrevi tempos atrás para o Clube LR, em resposta a um colega em dúvida sobre o Chelsea ou Soccer Nippon. Divirtam-se.

    Caro Carlos,

    Aí vai um longo texto sobre ambos.

    Jimny; é só trocar óleo e filtros e ponto. Nem muitos pontos para engraxar tem, apenas um. Correia dentada também não tem, apenas uma bela corrente carrega o duplo comando e este é VVT. A injeção é eletrônica bem simples. Filtro de gasolina é gigantesco e troca-se só a cada 200mil Km.. A distância do chão do modelo HR é quase a mesma do LR. A suspensão dianteira do Jimny é idêntica ao do LR, eixo rígido frente/trás, mas as barras de direção são mais fortes com contra-porcas, e o drag-link fica protegido sobre as barras longitudinais (radius link). Porque a LR não fez o mesmo? A suspensão traseira não tem ball-joint, mas sim uma comum Panhard. Menos manutenção, mas em determinados momentos faz você "carangejar" nas costelas de vaca. Tudo tem seu preço. O curso é mais limitado que no LR, culpa da absurda barra estabilizadora dianteira; mas desconectou voilá!

    LR; é um carro que se termina em casa e cuja quantidade de dedos na mão, de quem o fabrica, dificilmente passa de dez; ele é cheio de cantos vivos. O motor pedirá certa manutenção além de troca de correia dentada, rolamentos do tencionador e alguma dor de cabeça com o alternador original. Saiba que parte elétrica é manhosa, mal-assombrada pelo Lucas; o príncipe da escuridão e detentor do patente do curto-circúito e do forno elétrico, este último era para ser uma geladeira. Como era de se esperar, a chave do farol derrete, o chicote pode dar curto com o chassi, o arranque pode te deixar na mão e o chicote do farol costuma dar curto com a carroceria. Nada que se resolva preventivamente.

    Vazamentos de óleo é outro dos sinas de um verdadeiro LR, alguns dizem que é para não perder o caminho de casa, outros revelam ser importante para verificar que ele tem óleo. Em dias de chuva você ficará molhado e na poeira empoeirado. Seus ouvidos "sangrarão" como a caixa de direção. Os semi-eixos originais dos 110 criarão folgas até o ponto que você perderá a tração, isso se o garfo da embreagem não furar antes. Mas aí tem os cilindros de embreagem que vazam e também o freio "um de seus pontos altos", que deixará na mão, porque a bomba de vácuo vai parar de funcionar mais cedo ou mais tarde. Mas prepare-se, depois dos 100mil Km o cilindro mestre começa a perder a saúde junto com o servo, e o freio fica terrível, mas tenha certeza que antes ele vai começar a apitar irritantemente.

    Agora quer saber? Não troco meu Defender por nada! Resolvido todos estes problemas, feitos os devidos upgrades é um carro que arranca sorrisos por onde passa ou de qualquer um que o dirija. Bem cuidado e preparado, levará você ao redor do mundo sem maiores problemas, com muito charme e distinção.

    Seu design anos 50 é muito prático para longas viagens; tem lugar para todo tipo de apetrecho, coisa que os carros de carroceria monocoque não tem mais. A suspensão tem um bonito gingado e seu comportamento é fantásticamente neutro, graças a tração integral full time, que surgiu como maneira de dividir a força do V8 do Stage One entre os fracos eixos Rover. Nada chega ao LR por acaso, mas sim para resolver algum problema MUITO sério. Os problemas ± sérios foram deixados de lado, para que seus proprietários criassem anos depois grupos de discussão e consequentemente excelentes amigos para o resto da vida.

    A ergonomia do LR é exatamente oposta a do Jimny, mas ambos são deliciosos de dirigir. O LR prima pela sensação de poder e o Jimny pela qualidade do dirigir. O Inglês filtra o chão como nenhum outro 4x4 puro sangue, já o Jimny faz o contrário, transmite para o motorista qualquer irregularidade, até tatu-bola atravessando estrada.

    Ambos são muito divertidos. O japonês pesa menos que um Mini Cooper e o britânico pesa o mesmo que dois Mini Coopers. Proporcional às massas, será sua velocidade, tanto a final quanto o tempo para mudar de direção e o respectivo tempo/espaço de frenagem.

    O Jimny é chato, vem pronto, não tem nada para você poder fazer. Nem adianta procurar (eu tentei). Nem sequer um melejado de óleo tem. A organização e fixação dos cabos e mangueiras no motor é uma monotonia só, coisa de dar sono. Tudo chatamente organizado. Não tem aquele look de ninho de rato do LR e tampouco centenas de cintas enforca-gato para evitar que a polia da bomba-dágua fure a mangueira de água, etc, etc. Mas nem tudo está perdido, bastou mandar o Jimny para revisão para os espertos da Rakki introduzirem um pouco da filosofia LR no balanceamento das rodas, o que me rendeu um delicioso shimmy por alguns dias até voltar o carro ao insosso default japonês.

    Em resumo não tem muita comparação, cada um é bom em alguma coisa. O Jimny com seu ridículo tanque de 36 litros não agradará em lugares distantes. O LR é chato na cidade para quem curte andar um pouco mais rápido, e para o Jimny não existe lombada ou valeta que ele não atravesse sem sequer ter que recorrer aos batentes da suspensão; apenas tenha certeza de estar com o cinto bem esticado e a dentadura com a Corega em dia.

    Com o turbo cheio, o motor do LR entrega muito torque, ao passo que o motor do Jimny entrega muitos pôneis na medida que o comando de válvulas começa a variar (>4000mil RPM). Um impressiona pela força o outro pelos cavalos que vão surgindo até a linha vermelha entrar tardiamente em cena aos ± 7mil RPM com um som japonesamente ímpar, algo como uma enceradeira tunada, ainda assim muito divertido. Faz lembrar as antigas Kawazaki Ninja a caminho do Guarujá.

    Ambos tem ventiladores movidos por correia, acoplados por unidades viscosas. Porém no Jimny isso lhe garante em dias quentes ou com o AC ligado um paradoxal som de carro V8, resta dizer que este som é inversamente proporcional à sua buzina, absolutamente ridícula, mas como disse uma colega do trabalho "bunitinha", eu diria; civilizada.

    No trânsito o quesito melancia no pescoço vai para o LR, mas o Jimny também chama uma certa atenção. Apesar de não ser novidade, tem muita gente que me pergunta que carro é esse. Não sabem ler o gigante e ridículo adesivo "Jimny" em ambas as laterais? Já no LR, os motoristas ao seu lado costumam ficar olhando na direção dos pneus e logo em seguida promovem verdadeiras acrobacias para enxergar o rosto do landfreak. Caso vc tenha algum adesivo, prepare-se para responder perguntas como; você foi mesmo para Argentina de carro? No interior do Brasil ou na suntuosa Pneus Dela Via vão chamar seu carro de "Rural". Os mais velhos arriscarão; "restaurou em casa?"

    Porta-malas; errado, o Jimny tem uma frasqueira. Já no Defender 90 você poderá levar uma tropa de 4 miseráveis amigos ou quase uma tonelada de peças sobressalentes. Não é atoa que o porta-amigos do meu ex 90 ganhou o nome de chiqueiro.

    Usei por muitos anos o Defender na cidade, mas depois comecei a ficar com dó de arrastar as 2tons em marcha lenta no caótico transito de SP, enquanto lavava os cilindros com Diesel mal queimado. Então descolei um carro normal, que me incomodava em enchentes e buracos. Ai pintou o Jimny repaginado. Bingo. Foi perfeito, vendi o 90 que ficava na garagem esperando as anuais viagens para CL e AR, e comprei um 110 dos sonhos, o qual foi inteiramente desmontado e remontado em casa com todos os upgrades que o pior "land psico TOC freak" pode imaginar. Agora com o 110 pronto, continuo usando o Jimny todos os dias da semana, enquanto me certifico quase diariamente que o 110 não está pingando qualquer um de seus 6 diferentes tipos de óleo. Ainda assim para pegar os infernais atoleiros do caminho do sítio, o Jimny se mostrou tão capaz quanto, mas como ficar atolado por lá não é opção, mas sim fato, continuo indo com o Defender, que tem guincho e um jogo de pneus canela-fina 100% terra.

    Se hoje tivesse que escolher entre Jimny ou Defender; eu pegaria um Bilhete Único com integração Ponte-Orca.

    Abraços e boa escolha. O LR faz mais amigos, se bem que a turma do Jimny é tão animada quanto… Um dia conto a história do pescador que conheci na Patagônia.. Se tivesse de Jimny jamais teria conhecido uma das pessoas mais incríveis deste planeta... Ou talvez teria conhecido outra tão excêntrica quanto.

    Abraços

    Clemente
    4X4 Brasil Razão: erros de PT
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #1306
    rsrsrsrsrsrrs..hilário demais Clemente!rsrsrsrs

    como eu gosto dessa "chatice" do Jimny!! td no lugar, organizado e à prova de falhas...rsrsrs

    com relação à buzina, a primeira vez que tive que usá-la minha esposa estava comigo, qdo acionei ela disparou uma gargalhada....rsrsrs...
    eu respondi: não deve ser assim, deve estar com algum problema..rsrsrsrs

    muito bom, fiquei rindo sozinho um tempão...rsrsrsrs

    vida longa aos Jimny's!!

    Abraços e bom fds!!



    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Caros,

    aproveitando algumas comparações entre Jimny e outros grandalhões Diesel, segue mais um texto/monologo sobre Land Rover vs Jimny. Escrevi tempos atrás para o Clube LR, em resposta a um colega em dúvida sobre o Chelsea ou Soccer Nippon. Divirtam-se.

    Caro Carlos,

    Aí vai um longo texto sobre ambos.

    Jimny; é só trocar óleo e filtros e ponto. Nem muitos pontos para engraxar tem, apenas um. Correia dentada também não tem, apenas uma bela corrente carrega o duplo comando e este é VVT. A injeção é eletrônica bem simples. Filtro de gasolina é gigantesco e troca-se só a cada 200mil Km.. A distância do chão do modelo HR é quase a mesma do LR. A suspensão dianteira do Jimny é idêntica ao do LR, eixo rígido frente/trás, mas as barras de direção são mais fortes com contra-porcas, e o drag-link fica protegido sobre as barras longitudinais (radius link). Porque a LR não fez o mesmo? A suspensão traseira não tem ball-joint, mas sim uma comum Panhard. Menos manutenção, mas em determinados momentos faz você "carangejar" nas costelas de vaca. Tudo tem seu preço. O curso é mais limitado que no LR, culpa da absurda barra estabilizadora dianteira; mas desconectou voilá!


    Vazamentos de óleo é outro dos sinas de um verdadeiro LR, alguns dizem que é para não perder o caminho de casa, outros revelam ser importante para verificar que ele tem óleo. Em dias de chuva você ficará molhado e na poeira empoeirado. Seus ouvidos "sangrarão" como a caixa de direção. Os semi-eixos originais dos 110 criarão folgas até o ponto que você perderá a tração, isso se o garfo da embreagem não furar antes. Mas aí tem os cilindros de embreagem que vazam e também o freio "um de seus pontos altos", que deixará na mão, porque a bomba de vácuo vai parar de funcionar mais cedo ou mais tarde. Mas prepare-se, depois dos 100mil Km o cilindro mestre começa a perder a saúde junto com o servo, e o freio fica terrível, mas tenha certeza que antes ele vai começar a apitar irritantemente.

    A ergonomia do LR é exatamente oposta a do Jimny, mas ambos são deliciosos de dirigir. O LR prima pela sensação de poder e o Jimny pela qualidade do dirigir. O Inglês filtra o chão como nenhum outro 4x4 puro sangue, já o Jimny faz o contrário, transmite para o motorista qualquer irregularidade, até tatu-bola atravessando estrada.

    Ambos são muito divertidos. O japonês pesa menos que um Mini Cooper e o britânico pesa o mesmo que dois Mini Coopers. Proporcional às massas, será sua velocidade, tanto a final quanto o tempo para mudar de direção e o respectivo tempo/espaço de frenagem.

    O Jimny é chato, vem pronto, não tem nada para você poder fazer. Nem adianta procurar (eu tentei). Nem sequer um melejado de óleo tem. A organização e fixação dos cabos e mangueiras no motor é uma monotonia só, coisa de dar sono. Tudo chatamente organizado. Não tem aquele look de ninho de rato do LR e tampouco centenas de cintas enforca-gato para evitar que a polia da bomba-dágua fure a mangueira de água, etc, etc. Mas nem tudo está perdido, bastou mandar o Jimny para revisão para os espertos da Rakki introduzirem um pouco da filosofia LR no balanceamento das rodas, o que me rendeu um delicioso shimmy por alguns dias até voltar o carro ao insosso default japonês.

    Em resumo não tem muita comparação, cada um é bom em alguma coisa. O Jimny com seu ridículo tanque de 36 litros não agradará em lugares distantes. O LR é chato na cidade para quem curte andar um pouco mais rápido, e para o Jimny não existe lombada ou valeta que ele não atravesse sem sequer ter que recorrer aos batentes da suspensão; apenas tenha certeza de estar com o cinto bem esticado e a dentadura com a Corega em dia.

    Com o turbo cheio, o motor do LR entrega muito torque, ao passo que o motor do Jimny entrega muitos pôneis na medida que o comando de válvulas começa a variar (>4000mil RPM). Um impressiona pela força o outro pelos cavalos que vão surgindo até a linha vermelha entrar tardiamente em cena aos ± 7mil RPM com um som japonesamente ímpar, algo como uma enceradeira tunada, ainda assim muito divertido. Faz lembrar as antigas Kawazaki Ninja a caminho do Guarujá.

    Ambos tem ventiladores movidos por correia, acoplados por unidades viscosas. Porém no Jimny isso lhe garante em dias quentes ou com o AC ligado um paradoxal som de carro V8, resta dizer que este som é inversamente proporcional à sua buzina, absolutamente ridícula, mas como disse uma colega do trabalho "bunitinha", eu diria; civilizada.

    No trânsito o quesito melancia no pescoço vai para o LR, mas o Jimny também chama uma certa atenção. Apesar de não ser novidade, tem muita gente que me pergunta que carro é esse. Não sabem ler o gigante e ridículo adesivo "Jimny" em ambas as laterais? Já no LR, os motoristas ao seu lado costumam ficar olhando na direção dos pneus e logo em seguida promovem verdadeiras acrobacias para enxergar o rosto do landfreak. Caso vc tenha algum adesivo, prepare-se para responder perguntas como; você foi mesmo para Argentina de carro? No interior do Brasil ou na suntuosa Pneus Dela Via vão chamar seu carro de "Rural". Os mais velhos arriscarão; "restaurou em casa?"

    Porta-malas; errado, o Jimny tem uma frasqueira. Já no Defender 90 você poderá levar uma tropa de 4 miseráveis amigos ou quase uma tonelada de peças sobressalentes. Não é atoa que o porta-amigos do meu ex 90 ganhou o nome de chiqueiro.

    Abraços e boa escolha. O LR faz mais amigos, se bem que a turma do Jimny é tão animada quanto… Um dia conto a história do pescador que conheci na Patagônia.. Se tivesse de Jimny jamais teria conhecido uma das pessoas mais incríveis deste planeta... Ou talvez teria conhecido outra tão excêntrica quanto.

    Abraços

    Clemente

  • #1307
    Citação Postado originalmente por Sfranco Ver Post
    com relação à buzina, a primeira vez que tive que usá-la minha esposa estava comigo, qdo acionei ela disparou uma gargalhada....rsrsrs...
    eu respondi: não deve ser assim, deve estar com algum problema..rsrsrsrs
    Vale trocar por uma buzina de caminhao?
    Imagina ouvir a buzina, o kra olha e eh um jimny
    Jimny HR preto

  • #1308
    Desativado
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    Fotos da trava do estepe

    Citação Postado originalmente por Sfranco Ver Post
    Olá Ivo;

    qdo puder, posta as fotos, deve ter ficado mto bom!!

    Abraços a todos!!
    Galera

    Segue fotos da trava de estepe
    São 2 parafusos allen em inox, um deles tem cadeado, o outro serve apenas para deixar o conjunto simétrico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jimny 2010 compensa?-2011-06-11_12-02-30_19.jpg   Jimny 2010 compensa?-2011-06-12_15-39-46_96.jpg  

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