Mário, boa noite. Vou dar uma pesquisada nos amortecedores traseiros da Suprema aqui em Sampa e depois eu te informo (se eu não encontrar os à gás pode ser a óleo mesmo?) Abçs. Válter
Versão Imprimível
Válter,
Realmente o calço dos amortecedores, restabelece o curso original destes, que em princípio é alterado pelo calço da mola.
O que foi falado no Suzukinet , é que no kit da Alternativa , tem um componente a mais , que seria um "alongador" para os batentes da suspensão dianteira , que tem a função de tomar a pancada de fim de curso da suspensão no lugar dos amortecedores. Aí vão os Originais.
Por Newton Guerra
Re: Problemas no GV +2' ?
Fernando, no kit do portugal não vinha prolongador do batente (pelo
menos até o meio do ano passado). O da Alternativa é uma peça muito
simples, qualquer torneiro faz: um cilindro com o diâmetro do batente
do carro e altura de 40 mm (para o dianteiro). Tem furos com rosca
dos dois lados; um lado é parafusado no carro e o outro tem que
cortar a cabeça de um parafuso e deixar só a rosca (ou comprar isso
que não sei o nome) e parafusar no batente e no prolongador.
Putz, ficou meio confuso...;o)
[]´s
Newton Guerra
Vitara Canvas 97
Tracker 08
São Paulo - SP
Por Fábio Niemezewisk
Acho que o problema principal dos amortecedores da dianteira são o fato de
ao levantar, o calço original da suspensão (batente) fica longe, e se o
calço de amortecedor for muito alto, como em alguns kits que já vi por ai,
fica dando muito fim de curso no amortecedor dianteiro, e ele estoura sim.
Eu levantei o meu V6, que é mais pesado, e coloquei um pára-choque com
guincho nele reformado. Como não se encontra amortecedores específicos para
o V6, temos que usar de Vitara. E com isso ficava muito fácil dar fim de
curso. Estourei 3 amortecedores em míseros km.... e uns 2 meses... Fiz um
calço de batente, para a suspensão fechar menos, e pronto. Não da mais final
de curso e não estoura amortecedor.
Bieletas?? Já não uso faz meses. Não senti a mínima diferença. Mas isto no
Vitara V6. Mas se alguém quiser retirar, é sob sua própria responsabilidade,
afinal é questão de segurança do veiculo.
__________________________________________________ ________________
Ficou um pouco longo , mas é para esclarecer.
[]'s
Carlos
Valeu Carlos. Agora eu entendi. Vou falar com o pessoal da Alternativa. Eu só fico chateado pelo fato, de que quando eu troquei os amortecedores eles (da Alternativa) poderiam ter me alertado ( o meu kit é da RC 4 x 4). Eu acho que há uma certa rivalidade entre eles (Alternativa 4 x 4 e a RC 4 x 4 do Rodrigo Portugal). E eu com isto? Abçs . Válter
Valter e Carlos,
E-mail do Fábio:
================================================== ====
Me referi a kits caseiros, ou de mecânicos sem muita experiencia. Já via
alguns com calço de nylon de tamanho muito grande, o que pode prejudicar o amortecedor.
Quanto ao seu carro, acho que não precisa os calços de batente. Os
amortecedores estão corretamente dimensionados e você não tem peso extra na frente, como um pára-choque de ferro e guincho.
================================================== ====
Valter,
Obrigado pela oferta de procurar o amortecedor! O Cofap normal a óleo eu encontro facilmente por aqui (têm até na AutoZ). Se fores procurar, também serve o Monroe a gás (27333 do Suprema 4.1) que o Carlos citou.
Mas sem stress, o Fábio já me disse que o que ele sempre instalou foi o Cofap normal GB 1024. Ele nunca usou o a gás!
[]
Mário.
Sobre o calço do batente, o que imagino é o seguinte: colocando o calço de 40 mm na mola, podem ver que logicamente o batente fica 40 mm mais longe da bandeja. O amortecedor ficaria +- 40 mm mais aberto.
Com o calço do amortecedor corrigimos isso.
Só que se em alguma situação conseguirmos comprimir a mola no máximo, chegando a encostar o batente na bandeja, o amortecedor será comprimido 40 mm mais do que na configuração original. Aí fica a pergunta: ele aguenta? Acredito que por eu nunca fazer trilhas mais bravas talvez nunca tenha passado por essa situação.
Seria legal alguém conseguir medir no carro original o quanto fica comprimido o amortecedor quando dá batente. Aí podemos ver com o amortecedor solto qual sua compressão máxima e calcular o tamanho do calço do batente, de repente pode ser menos que 40 mm, assim dá para ganhar um pouco mais de curso na compressão.
O kit que a Alternativa vende para o Vitara (nunca vi o do GV deles), já vem com esse batente.
Abraços
Caro Mario,
Vc já tentou comprar os Turbogás Cofap na www.jocar.com.br ?
Lá tinha eles anunciados por R$ 116,00 a unidade.
[]s. :concordo:
Boa tarde Mário. Eu procurei em várias lojas aqui em S.P. e também não encontrei o turbo-gás da Cofap (encontrei apenas o a óleo), como também não encontrei o Monroe citado por você. Realmente, acho que eles não fabricam mais o turbo-gás. É uma pena para nós, ou seja, uma opção à menos. Em todo caso, eu vou continuar procurando e qualquer coisa te aviso. Abçs. Válter
Prezado Carlos.
Não tinha percebido sua mensagens. Foi mal. Ainda mais pelo fato de realmente ser importante pensar no papel do batente após serem colocados os calços nas molas e nos amortecedores.
Na verdade não creio que a solução seria prolongar o batente. Veja que não alteramos a posição da bandeja. Portanto, ela continua fazendo seu movimento de sobe e desce normalmente e o final de seu curso subindo será o batente. Se prolongarmos o batente estamos limitando o curso da bandeja e, portanto, da suspensão.
O problema está em verificar se é a mola, o amortecedor ou ambos que estão dando "final de curso" antes da bandeja bater no batente. Nossas molas, por exemplo, não foram trocadas por uma com 1 ou 2 elos a mais, apenas colocamos um calço. Da mesma forma acontece com o amortecedor. Nós não trocamos ele por um que tenha maior curso, apenas colocamos um prolongador fixo.
No kit da Calmini, por exemplo, não é assim. Os amortecedores e as molas originais são substituídos por outros com curso maior.
De qualquer forma, não concordo em prolongar o batente. Isso representará uma limitação para a ação da suspensão. Entretanto, devemos fazer um exame para saber se, ao subir a suspensão, a mola ou o amortecedor dão "final de curso" antes de a bandeja bater no batente.
Segue fotos da suspensão Calmini, que não usa calços, e desenho de uma suspensão original
Só uma correção: as molas dianteiras são trocadas apenas no kit de 3", no kit de 2" da Calmini somente há troca das molas traseiras.
Kit de 2" da Calmini:
http://www.puresuzuki.com/02.jpg
[]
Mário.
O kit que v. mostrou é para o Vitarinha. No caso do G. Vitara só existe uma opção, que é de 2,5", com a substituição das 4 molas e dos 4 amortecedores. Complementam o kit novas bandejas parta corrigir a cambagem, novos suportes do diferencial dianteiro para corrigir o ângulo de ação das homocinéticas, novos terminais de direção e algumas buchas.
É simplesmente o máximo. Custa ao todo uns R$ 4 mil a importação. Só não comprei por falta de peça de reposição. Se precisar trocar um amortecedor ou uma bandeja como faço? Compro outro kit?
Segue foto do kit para o G.Vitara/Tracker.