Postado originalmente por
Miranda_MG
e
Pessoal,
Bom dia. Não é a intenção (embora seja inevitável, eu imagino), criar polêmica.
A forma como o condutor o interage com o seu veículo ou com o ambiente define algum grau de segurança. Assim, o GV é um veículo com o centro de gravidade mais alto sim e exige atenção. Mas se torna seguro se o condutor souber dos seus limites. Há alguns posts, foi mostrado o capotamento de um Duster e é inevitável concordar com quem o postou de que, se fosse um hatch ou similar, as chances do evento seriam menores. A questão aqui não é renovação de seguro de vida ou de da habilitação. Dirijo uma carreta ou um Uno e chego inteiro do outro lado se não houver excessos (
meus e de outros motoristas).
MAS há alguns critérios mais objetivos que podem (e ao meu ver, devem) ser observados em uma discussão como essa. Vejam bem, como já devem ter lido em centenas de outros posts, minha intenção não é depreciar e nem valorizar nada. Mesmo porque de nada isso me interessaria. Tenho sim uma preocupação: evitar que o desconhecimento possa levar a uma decisão de aquisição ou de condução que superstime essa característica do GV que é a segurança.
Dito isso, minha sugestão é de que analisem as avaliações abaixo. Gastem um tempo, leiam os relatórios completos e assistam os vídeos. Vale a pena observar a questão dos airbags laterais e de cortina que é questão DETERMINANTE para o aumento da nota da avaliação.
Avaliação do GV no IIHS:
Vehicle details
No Euro NCAP:
Suzuki Grand Vitara | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
E no ANCAP:
Suzuki Grand Vitara (Jun 2006 ? onward) Crash Test Results | ANCAP
Ao final, espero que essa discussão que tomou o tópico recentemente seja mais rica e mais válida para todos.
Abraço,
Miranda